Olá! Meu nome é Isabela De Funi. Sou uma mulher branca, de olhos azuis, cabelo curto e estou vestindo uma blusa branca. Tenho aproximadamente 13 anos de experiência em Recursos Humanos, tendo atuado em empresas nacionais e multinacionais. Atualmente, sou HRVP para tecnologia no Banco PAN.
Audiodescrição: Isabela é uma mulher branca, de olhos azuis, cabelo curto e veste uma blusa branca.
Na linha de especializações, sou administradora com pós-graduação em gestão de pessoas, com algumas especializações, principalmente em neurocoaching e apoio à liderança executiva nos principais desafios do dia a dia relacionados à gestão de pessoas.
Este curso é destinado a quem já atua em um nível mais sênior, possui uma visão mais holística, ou talvez seja HRVP e deseje atuar em maior parceria com as áreas especialistas, lideranças e sub-áreas dentro da área de RH. É também para quem já possui um nível sênior dentro da área de RH e busca um curso que apoie o trabalho em parceria com áreas especialistas, ou para quem seja HRVP e esteja procurando outras ferramentas e formas de trabalhar em conjunto com as áreas especialistas dentro do RH.
Neste curso, abordaremos algumas técnicas e perfis do HRVP, exploraremos o design organizacional, o conceito de span of control (alcance de controle), e as estratégias de off-boarding e on-boarding. Também discutiremos temas como turnover, retenção e sucessão. Nosso objetivo é analisar as principais abordagens e direcioná-las da melhor forma.
O que veremos nesta jornada em nosso curso? Exploraremos os perfis e especificidades do papel do HRVP de negócios e do HRVP de tecnologia. Discutiremos o design organizacional, span of control e ajuste de estrutura. Também abordaremos como o RH pode trabalhar em parceria com a área de recrutamento e seleção, além de estratégias de on-boarding e off-boarding como parte do negócio. Falaremos sobre retenção, sucessão e as principais ferramentas e abordagens, dependendo do nível de senioridade das pessoas, entre outras abordagens nesse contexto.
É importante destacar que, para intensificar a aprendizagem, além das aulas, teremos atividades ao longo de todo o curso. Estamos animados para acompanhar todos nesse processo e nessa jornada. Vamos começar?
Aqui, a ideia é discutir o papel do HRBP e suas especificidades. O HRBP possui um fio condutor, independentemente de ser mais focado em negócios ou tecnologia. Existem atuações que permanecem constantes, independentemente da área, e o BP mantém esse padrão. No entanto, há especificidades na tecnologia que são importantes para refletirmos em conjunto de forma mais visual.
Primeiro ponto: quando analisamos esses macro temas, percebemos que o BP lida com eles, independentemente da área de atuação ou frente de negócio. A estratégia é um papel muito orientado para a estratégia do negócio e como é possível integrá-la aos processos e à governança. É importante garantir que o que é discutido seja realmente executado.
Em uma perspectiva de dados, é desafiador traduzir temas complexos em números. O BP enfrenta esse desafio para efetuar mudanças no desenvolvimento da liderança, que é outro ponto crucial. O BP deve considerar líderes em diferentes estágios de carreira, desde aqueles em posições iniciais até os mais experientes, e desenvolver a gestão de talentos, incluindo retenção e sucessão. Isso está totalmente conectado à cultura organizacional, que se retroalimenta.
Segmentamos de forma macro temas que, independentemente da atuação do HRBP, fazem parte da rotina. Na tecnologia, uma das principais especificidades é a carreira técnica. É comum ver posições que evoluem por habilidades técnicas, não necessariamente por liderança. Existem várias possibilidades de ganhar experiência e agregar valor ao negócio sem liderar equipes. A carreira técnica é um desafio maior para o BP de tecnologia, pois as discussões são mais latentes.
Isso se conecta com as comunidades open source (código aberto), onde há um movimento significativo de troca de experiências e expectativas. As comunidades são fortes na tecnologia e se relacionam com a carreira técnica. Outro ponto importante, especialmente após a pandemia, é o modelo de trabalho: remoto, híbrido ou presencial. Na tecnologia, ajustes são necessários, pois algumas funções permitem trabalho 100% remoto, enquanto outras exigem presença no escritório.
O BP tem um papel provocativo ao avaliar qual modelo de trabalho faz sentido e os impactos que isso pode trazer. É necessário um olhar holístico sobre os efeitos internos e, às vezes, reforçar o time de seleção. Existem várias perspectivas a serem consideradas nesse contexto.
Outro ponto importante é que o BP de tecnologia precisa ter um entendimento profundo sobre a tecnologia dentro da empresa ou na sua atuação. É essencial identificar quais são os negócios principais (core) e quais são marginais. Por exemplo, em um banco, a estabilidade do aplicativo é um negócio principal, pois se o aplicativo falhar, isso impacta diretamente o resultado do banco. Se ele ficar fora do ar por muito tempo, o impacto é ainda maior. Portanto, é crucial que o BP tenha essa sensibilidade para distinguir entre negócios principais e marginais.
Um exemplo de negócio marginal seria uma tecnologia que sustenta um sistema dentro do RH, como uma base de dados de funcionários. Embora um problema nesse sistema impacte o RH, talvez não cause um impacto financeiro imediato, permitindo um tempo maior para resolução. Ambos os tipos de negócios têm sua importância e especificidade, mas o BP precisa ter a sensibilidade para atuar adequadamente em cada caso.
Outro aspecto relevante são as atualizações e requalificações. A tecnologia exige constante atualização, pois as mudanças ocorrem rapidamente. Isso inclui certificações, tanto brasileiras quanto internacionais. É importante que o BP esteja próximo dos times envolvidos, como o de treinamento e desenvolvimento, ou mesmo da liderança, para se manter à frente dessas certificações e atualizações, trazendo um impacto positivo para o negócio. Além disso, é importante atuar de forma proativa na retenção de pessoas.
Por fim, a competitividade internacional é um fator crucial. Empresas de tecnologia têm acesso a profissionais no Brasil que trabalham remotamente para empresas de países com moedas mais fortes, oferecendo maior desenvolvimento de carreira. Essa competitividade é mais acentuada na tecnologia do que em outras áreas de negócio. Portanto, é necessário prestar atenção a esses temas, além dos negócios principais do BP.
Agora que discutimos as principais diferenças entre o papel do HRBP mais generalista e do HRBP em tecnologia, vamos revisar nossa jornada neste curso e as conexões entre os temas. Fizemos um panorama importante sobre o perfil e papéis do HRBP, mas há áreas que precisam de maior aprofundamento. Vamos refletir sobre o perfil, papéis e principais desafios, conectando com o Span of Control e a estratégia organizacional. O Span of Control refere-se, de forma macro, à organização da estrutura e sua conexão com a estratégia organizacional.
Vamos abordar o design organizacional e outras áreas essenciais do HRBP, especialmente no que diz respeito à saúde da estrutura e à alocação adequada das pessoas para suas entregas. Em seguida, conectaremos a estrutura ao head hunting estratégico. Com uma estrutura bem organizada e pessoas bem alocadas, como realizamos o processo de seleção e contratação junto ao time de talent acquisition da melhor forma possível?
Depois disso, abordaremos on-boarding e off-boarding. Embora falemos de papéis e responsabilidades do BP, estrutura e contratação, o on-boarding e off-boarding representam toda a jornada da pessoa colaboradora. A ideia é trazer uma visão desde o início do processo, passando por toda a trajetória da pessoa na empresa, até os principais insights para o momento de saída.
Por fim, discutiremos sucessão e retenção. Muitas vezes, o off-boarding ocorre por falta de um processo de sucessão ou retenção bem estabelecido. Vamos refletir sobre possíveis caminhos e compartilhar práticas para esse processo.
Isa, é um prazer estar aqui para discutirmos o tema do business partner. Este é um universo vasto, e vamos explorar o papel e a atuação do business partner neste contexto. Meu nome é Priscila, trabalho na Alura para empresas há quatro anos e atualmente sou líder de consultoria. Hoje, vou entrevistar a Isa. Isa, por favor, apresente-se.
Obrigada, Priscila. O prazer é meu. Sou Isabela, mas prefiro que me chamem de Isa. Tenho cerca de 13 anos de experiência e atualmente atuo como business partner no mercado financeiro. Sou formada em administração, com especialização em gestão de pessoas, e possuo certificações em neurocoaching. Gosto muito de interagir com pessoas e resolver dilemas do dia a dia. O prazer é meu.
Para começarmos, gostaria que você compartilhasse sua visão sobre o impacto e o valor de ter um business partner na organização. Como a organização se beneficia desse papel?
Costumo dizer que o papel do business partner é muito sensível e, ao mesmo tempo, generalista. O business partner está sempre acompanhando diversos aspectos da gestão de pessoas, o que pode gerar confusão. No entanto, um bom HR business partner é aquele que consegue interagir com a empresa e os clientes internos sem parecer que está ali apenas como representante do RH. Essa pessoa cria uma relação de confiança, obtendo informações importantes para a tomada de decisão no negócio, sem expor pessoas ou contextos desnecessários. Se não houver essa relação de confiança, a interação com as lideranças pode se tornar superficial, dificultando a obtenção de informações relevantes para o negócio. Esse é o papel principal.
Concordo plenamente. A confiança é fundamental, e vamos abordar esse tema ao longo da entrevista. Como psicólogo organizacional, vejo a confiança como base para exercer um papel técnico. Gostaria que você falasse sobre seu dia a dia e as entregas que realiza.
Voltando ao ponto da confiança, no papel técnico do HR business partner, existem diversos rituais e contextos, como reuniões individuais com lideranças, conversas quinzenais com equipes e análises de sentimentos. No entanto, sem confiança, as pessoas tendem a dizer o que acham que queremos ouvir, e isso pode distorcer a realidade. Em termos de rituais, é importante ter agendas regulares, que podem variar conforme a necessidade do negócio. À medida que a relação se aprofunda, essas interações podem se tornar mais informais, como ligações ou mensagens. Quando pensamos na perspectiva de equipe, é importante conduzir agendas em conjunto com a área de Change Management, abordando cultura organizacional e gestão de mudanças. O papel do HRBP é tanto individual, em interações com lideranças e colaboradores, quanto massificado, exigindo alinhamento com outras áreas para obter insights relevantes.
Como líder, vejo o business partner como uma parceira. Essa relação de confiança e parceria é essencial para o sucesso do negócio. É importante ter um ponto de apoio e confiança, além de um plano conjunto para tratar questões complexas. A relação de confiança não deve perder o profissionalismo, e é fundamental manter a transparência e o foco na resolução de problemas.
No início da minha carreira como HRBP, cometi erros ao lidar com problemas, mas aprendi que o foco deve ser no problema, não nas pessoas. Quando a emoção começa a dominar, é importante dar um tempo e retomar a conversa posteriormente. O diferencial está na forma como lidamos com os problemas, e é essencial estar preparado para resolvê-los.
Isa, você mencionou que atualmente atende a área de TI. Poderia nos contar sobre as competências essenciais para atender esse público técnico e as demandas recorrentes?
O papel do business partner é de confiança, independentemente da área. No público técnico, há uma grande demanda por dados e compreensão do raciocínio por trás das decisões. É importante ter clareza ao explicar o que é possível e o que não é. No setor de tecnologia, há desafios específicos, como a concorrência com empresas internacionais e a busca por desenvolvimento técnico. Programas de mentoria técnica são uma oportunidade para conectar pessoas com diferentes níveis de experiência e promover o desenvolvimento. Conhecer as pessoas é fundamental para criar essas conexões.
A transformação digital e o trabalho remoto trazem desafios, como garantir um ambiente saudável e seguro para todos. É importante que as pessoas se sintam parte do time e tenham alguém de confiança para apoiá-las. Na tecnologia, esses desafios são mais latentes devido aos modelos de trabalho mais dispersos e solitários.
No início da minha carreira, cometi o erro de rotular pessoas, mas aprendi que é importante conhecer cada indivíduo e suas habilidades. O papel do business partner é não rotular e manter a neutralidade, permitindo uma análise mais ampla e interações mais ricas.
Gostaria de retomar a questão da transformação digital e como ela impacta a atuação do HRBP. A transformação digital é contínua e traz desafios, como a ansiedade e a gestão de mudanças. Como você vê esse momento?
O movimento global e de mercado é inevitável, mas é importante lidar com ele sem inflamar desnecessariamente. O HRBP tem um papel crucial em apoiar a liderança a manter o foco nas pessoas e no equilíbrio entre entrega, perfil de liderança e necessidades do negócio. A pandemia nos ensinou a ajustar rotas rapidamente e a focar na resolução de problemas. A NR1 oferece um suporte adicional para garantir a saúde e o bem-estar das pessoas.
O HRBP também deve apoiar as pessoas a desenvolverem uma análise crítica, permitindo que tomem decisões informadas sobre sua carreira e o ambiente de trabalho. A análise crítica é uma competência essencial para o sucesso.
Isa, gostaria de falar sobre a sustentação da cultura organizacional e o papel do business partner nessa atuação.
Estamos discutindo sobre clima, engajamento e como estamos experimentando a sustentação da cultura e clima organizacional atualmente. O HRBP (Business Partner de Recursos Humanos) é visto como guardião da cultura, mas com uma visão crítica, não apenas garantindo processos. Nesse contexto, podemos dividir em dois blocos: o papel intuitivo do HRBP, que envolve curiosidade e intuição para entender mensagens não faladas, e a necessidade de dados para embasar decisões.
Considerando a importância dos dados, podemos dividi-los em quantitativos e qualitativos. No aspecto quantitativo, observamos, por exemplo, pessoas na tecnologia que saem para empresas estrangeiras. Precisamos entender quais são essas empresas e os motivos das saídas, além de analisar dados de afastamentos e pesquisas de pulso trimestrais. Já no aspecto qualitativo, é importante perceber quando a liderança desmarca agendas com o HRBP, indicando que talvez não sejamos uma voz importante no momento. Precisamos buscar feedback e tentar entrar de outras formas para evitar cair no papel de RH generalista.
Para reportar dados, é importante que a liderança se autosserva, o que promove o desenvolvimento e enriquece as conversas com o HRBP. Empresas em estágio inicial podem usar ferramentas simples como Miro e Google Forms para coletar dados e reportar por e-mail. Já empresas mais estruturadas podem utilizar ferramentas de inteligência de dados como Power BI e Tableau para análises mais detalhadas. O importante é garantir que a base de funcionários esteja correta e que os dados sejam usados para apoiar a tomada de decisão.
Discutimos também sobre competências emergentes para business partners. Segundo um relatório do World Economic Forum, competências como flexibilidade e pensamento analítico são essenciais. Com o avanço da inteligência artificial, novas competências e empregos surgirão, e o RH precisa estar preparado para isso. A adaptabilidade é destacada como uma competência crucial, mas deve ser acompanhada de uma visão crítica para não perdermos nosso foco e objetivos pessoais.
A conversa foi enriquecedora, proporcionando insights sobre o papel do HRBP e a importância de dados e competências emergentes. Agradecemos a participação e esperamos que tenha sido uma experiência valiosa para todos. Bons estudos e até a próxima!
O curso Business Partner: Integração entre estratégia, governança e dados possui 185 minutos de vídeos, em um total de 30 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Gestão de Pessoas em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.
Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:
Impulsione a sua carreira com os melhores cursos e faça parte da maior comunidade tech.
1 ano de Alura
Matricule-se no plano PLUS e garanta:
Jornada de estudos progressiva que te guia desde os fundamentos até a atuação prática. Você acompanha sua evolução, entende os próximos passos e se aprofunda nos conteúdos com quem é referência no mercado.
Mobile, Programação, Front-end, DevOps, UX & Design, Marketing Digital, Data Science, Inovação & Gestão, Inteligência Artificial
Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.
A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.
No Discord, você participa de eventos exclusivos, pode tirar dúvidas em estudos colaborativos e ainda conta com mentorias em grupo com especialistas de diversas áreas.
Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.
Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.
Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.
Acelere o seu aprendizado com a IA da Alura e prepare-se para o mercado internacional.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PLUS e mais vantagens exclusivas:
Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos, corrige exercícios e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com a Luri até 100 mensagens por semana.
Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.
Para estudantes ultra comprometidos atingirem seu objetivo mais rápido.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PRO e mais vantagens exclusivas:
Mensagens ilimitadas para estudar com a Luri, a IA da Alura, disponível 24hs para tirar suas dúvidas, dar exemplos práticos, corrigir exercícios e impulsionar seus estudos.
Envie imagens para a Luri e ela te ajuda a solucionar problemas, identificar erros, esclarecer gráficos, analisar design e muito mais.
Conecte-se ao mercado com mentoria individual personalizada, vagas exclusivas e networking estratégico que impulsionam sua carreira tech para o próximo nível.
Escolha os ebooks da Casa do Código, a editora da Alura, que apoiarão a sua jornada de aprendizado para sempre.