Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de Modelagem 3D > Conteúdos de Modelagem 3D > Primeiras aulas do curso Blender: Hard Surfacing Modeling

Blender: Hard Surfacing Modeling

A modelagem Hard Surface - Apresentação

Olá! Eu sou o Cleyder Felipe e faço parte da escola de UX & Design na Alura. Boas-vindas ao curso de Blender: Hard Surfacing Modeling!

Neste curso, vamos ver o que é esse tipo de modelagem, o hard surface em questão, ver para o que serve e como fazer. Inclusive, esse é o nosso principal objetivo no curso: fazer um primeiro modelo 3D hard surface usando as principais técnicas e ferramentas que vamos ver ao longo do curso.

O modelo 3D hard surface que vamos fazer é este que está aparecendo na minha viewport do Blender, esse robô, ou “torrabô”, como eu gosto de chamar, um “robô-torradeira” que apelidei assim.

Ele é bem bonito de colocar no seu portfólio, bem prático também, e engloba as principais técnicas e ferramentas necessárias para criar um primeiro modelo 3D hard surface, como os modificadores, por exemplo, muito importantes neste tipo de modelo.

Este robô será o nosso foco principal no curso, mas nas aulas finais, criarei um diorama, que seria criar alguns objetos a mais, assets a mais, criar uma cena para colocar nosso robô e ele não ficar sozinho.

Mais um adendo: este curso é para você que já sabe as principais teclas de atalho do Blender, conhece a interface. Se você não sabe, recomendo fortemente que você procure na plataforma da Alura o curso do professor Luiz Lima.

Lá, você vai aprender passo a passo a interface do Blender e, de quebra, ainda vai fazer um modelo low poly para colocar no seu portfólio. Após terminar o curso do professor Luiz, você pode vir para cá, porque aqui o intuito é quebrar a forma mais primitiva, mais low poly, e fazer um modelo mais complexo, que é esse robô. Espero você no curso!

A modelagem Hard Surface - Overview

Olá, boas-vindas! Que bom que você iniciou o curso! Agora vou mostrar um pouco das etapas que vamos seguir ao longo dessa jornada.

Primeiro será a blocagem do nosso robô usando formas primitivas, segundo a referência, para criarmos uma pré-visualização do nosso robô.

Depois, vamos passar para essa blocagem e transformar as formas primitivas em algo mais complexo. Utilizaremos ferramentas do Pipeline Hard Surface, importantes como os modificadores.

Na próxima etapa, vamos utilizar essas ferramentas importantes para a criação do nosso diorama, dos próprios objetos que vão na nossa cena.

Por fim, vamos setar o nosso diorama e o nosso robô para fazer o nosso render final tão esperado. Tudo isso será feito com base em conceitos, técnicas e ferramentas do hard surface que veremos ao longo do curso.

Nossa primeira aula será baseada na modelagem hard surface, em conceitos mais teóricos sobre o que é o hard surface. Na aula 2, serão explicados os modificadores; também iremos trabalhá-los em cima do nosso modelo.

Na aula 3, trabalharemos a composição, em que vamos fazer o nosso diorama e os props que vão compor a nossa cena. A última aula será voltada para a finalização e o render.

Vamos finalizar a nossa cena e fazer o render tão esperado, que pode começar parecido com esse, esse ou esse, vai depender de como você quer utilizar o pipeline de render que você aprendeu.

Espero que essas aulas agreguem bastante para você e te desenvolvam bastante no 3D, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Vamos começar o curso!

A modelagem Hard Surface - O que é Hard Surface

Olá! É nesta aula que vou falar para você o que é o hard surface. Antes de começarmos a aula de fato, quero jogar uma informação para você: o hard surface não é uma técnica de modelagem em si, mas um tipo de modelagem.

Ele vai trabalhar com a modelagem orgânica para fazer essa diferenciação da modelagem orgânica para a modelagem inorgânica, que é o hard surface. Agora que você sabe dessa informação, vamos às vias de fato.

O que é o hard surface? O hard surface é a modelagem que vai trabalhar com a representação e modelos inorgânicos. E o que são modelos inorgânicos? Gosto de caracterizar modelos inorgânicos como coisas criadas pelo ser humano, que não são naturais.

Esse espectro de coisas criadas pelo ser humano abrange bastante coisas: máquinas, estruturas arquitetônicas, veículos, robôs, etc. Coloquei o “etc” porque existem bastantes coisas, como, por exemplo, coisas do nosso cotidiano.

Tenho um porta-trecos, tenho esse controle, a câmera que está me gravando, o computador, etc. Essas coisas do cotidiano se encaixam dentro do espectro de hard surface.

Agora trouxe a tradução da palavra “hard surface” para o português, que significa “superfície dura”. Essa superfície dura é a principal característica de modelos hard surface.

Modelos de hard surface, além da superfície dura, tem a borda mais aparente, tem muito mais padrões, bordas muito mais duras também. Vamos ver essas características na modelagem inorgânica do hard surface, mas a superfície dura é a principal delas.

Aqui, trouxe uma indagação, uma provocação sobre “orgânica vs. Inorgânica”. Orgânica, para quem não sabe, é uma modelagem que trabalha com coisas mais naturais. Temos, de um lado, um galo, e do outro, um robô. Um galo, que é algo mais natural, que pode ser animado e que tem mais curvas que um robô.

Trouxe essa provocação “orgânica vs. Inorgânica”, como se existisse uma briga entre ambas, mas a real é que não existe. Essa diferenciação só existe por conta dos profissionais, que só trabalham com uma, e de outros que só trabalham com a outra, uns trabalham com a orgânica e outros trabalham com inorgânica.

Também existem profissionais que trabalham com ambas e trabalham muito bem. Então, quanto mais você souber de ambas as modelagens, muito melhor para você. Não existe um tipo de modelagem melhor, ambas são importantes em suas respectivas áreas e lugares.

Trouxe agora dois exemplos de modelos 3D de coisas do nosso dia a dia, do nosso cotidiano. Trouxe um notebook, uma lata de refrigerante, uma caixa de som e um óculos. São coisas que vemos no nosso dia a dia que não são naturais, mas criadas pelo ser humano, como falei.

Outro exemplo que trouxe é a arquitetura, com toda a sua característica do modelo hard surface, padrões, bordas mais duras e bordas mais aparentes. Ela, com certeza, está dentro do espectro do hard surface.

Tem muito mercado, existem muitos softwares de arquitetura, como Havit, AutoCAD, softwares generalistas de 3D também que trabalham com arquitetura mais realista, como o Blender, o Maya. Então, a arquitetura tem um grande mercado no hard surface.

Outros exemplos são veículos, máquinas e robôs, que acho que todos estão no mesmo cenário. Veículos vemos bastante, tem muito mercado não só para modelos estilizados, mas até na indústria automobilística de fato, vemos bastante comerciais com modelos 3D, na criação de modelos antes de fazer o veículo palpável.

Também trouxe máquinas, já puxando para o design de produto, que normalmente fazemos o modelo antes de o produto ser palpável; e robôs, que poderiam ser a cara do hard surface e que têm um grande mercado, não somente em filmes, como em animações, e que encaixam nesse espectro de máquinas e veículos.

Vemos bastantes robôs em filmes sci-fi, em modelos sci-fi, como, por exemplo, Star Wars/Guerra das Estrelas, Mad Max, etc. Existe muito mercado para o modelo hard surface no mundo do 3D.

Na próxima aula, vamos falar um pouco mais das aplicações do hard surface no mercado e seus usos. Te espero lá!

Sobre o curso Blender: Hard Surfacing Modeling

O curso Blender: Hard Surfacing Modeling possui 162 minutos de vídeos, em um total de 42 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Modelagem 3D em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

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