Variáveis na programação: o guia completo para quem está começando

Victor Costa Santos
Victor Costa Santos

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Se você já se perguntou como um aplicativo de delivery lembra do seu endereço, como um jogo salva sua pontuação ou como a Netflix sabe qual foi o último episódio que você assistiu, a resposta começa com um conceito fundamental e poderoso: variáveis.

Neste guia completo, vamos desmistificar esse conceito. Você aprenderá de forma clara e prática:

  • O que é uma variável e para que ela serve.
  • Suas principais características e os tipos mais comuns.
  • Por que elas são indispensáveis para qualquer pessoa que programa.
  • Como declarar, usar e evitar os erros mais comuns.

Se você está começando sua jornada no universo dev, este artigo vai ser uma “mão na roda”. Vamos juntos?

O que são variáveis na programação?

A melhor forma de entender uma variável é imaginá-la como uma pequena caixa de armazenamento. Toda caixa tem duas coisas importantes: uma etiqueta, que é o seu nome, e o conteúdo, que é a informação que ela guarda.

Por exemplo, podemos criar uma caixa com a etiqueta idade e guardar o número 30 dentro dela. Se o seu aniversário chegar, não precisamos de uma caixa nova. Basta abrir a mesma caixa idade e trocar o conteúdo para 31.

É exatamente assim que os programas funcionam: eles usam essas "caixas" para armazenar e atualizar dados importantes enquanto estão em execução, seja o nome de uma pessoa usuária, o total de uma compra ou a fase atual de um jogo.

De forma mais técnica, uma variável é um espaço reservado na memória do computador para armazenar dados que podem ser modificados e acessados ao longo da execução de um programa. 

Em vez de lidar com endereços de memória complexos (como 0x1A2B3C), damos a esses espaços nomes significativos, tornando nosso código legível e fácil de gerenciar.

Para que as variáveis na programação servem?

Em resumo, as variáveis na programação servem para:

  • Armazenar dados: Guardar informações inseridas pelo usuário, resultados de cálculos, status de uma operação, etc.
  • Reutilizar informações: Usar o mesmo dado em vários lugares do código sem precisar reescrevê-lo.
  • Tornar o código dinâmico: Permitir que o programa reaja de formas diferentes com base nos valores que as variáveis contêm.
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Características de uma variável na programação

Já sabemos que uma variável é como uma caixinha, certo? E, conforme precisemos de mais caixas, para não virar uma bagunça de caixas espalhadas, criaremos regras, essas mesmas regras são usadas para as linguagens de programação.

A primeira é o nome. Pense nele como a etiqueta da caixa. É o que usamos para dizer ao programa: "Ei, preciso daquela informação que guardei na caixa pontuação". Um bom nome, que descreve o que tem dentro, já nos salva de muita dor de cabeça.

A segunda é o valor, que é simplesmente o que a gente guarda lá dentro. Pode ser um número, uma frase, qualquer dado que nosso programa precise usar para funcionar. O legal é que esse valor pode mudar a qualquer momento.

Por fim, toda variável tem um tipo. Imagine que você tem caixas para alimentos e caixas para produtos de limpeza. Não dá pra misturar, certo? 

O tipo define exatamente isso: que tipo de informação aquela variável foi feita para guardar. Ela vai guardar um número? Ou vai guardar um texto? Saber isso evita que o programa tente fazer operações que não fazem sentido, como dividir um nome por dois.

Então, é simples: 

  • Nome para identificar
  • Valor para usar
  • Tipo para organizar

Com essas três características, a gente já tem a base para começar a construir qualquer programa.

Qual é a importância das variáveis para programadores

De forma direta, as variáveis são a memória de qualquer programa. A importância delas está em três pontos principais:

Armazenar e reutilizar dados

Para que o programa as use em diferentes momentos, A Netflix usa uma variável para salvar qual episódio e momento você parou. Assim, quando você volta, ela sabe exatamente de onde continuar.

Controlar o fluxo do programa

Então, por exemplo, o Duolingo usa uma variável para contar seus dias de ofensiva, com base neles, há conquista, ou se foi zerado e aí você passa a receber uma série de notificações, para você retornar rs.

Tornar o código legível

Para quem programa, usar um nome como nome é infinitamente mais claro e fácil de gerenciar do que usar um endereço de memória técnico e confuso.

Em resumo, variáveis são a ferramenta fundamental que transforma um código estático em uma aplicação dinâmica, interativa e organizada.

Tipos de variáveis na programação

Embora existam muitos tipos de dados, a maioria das linguagens de programação trabalha com um conjunto fundamental de variáveis. Vamos conhecer os cinco tipos mais comuns, usando a linguagem Java.

Variáveis inteiras (int)

Usadas para armazenar números inteiros, sem casas decimais. Perfeitas para contagens, idades, quantidades, etc.

```java
int idade = 30;
int quantidadeDeProdutos = 10;
```

Variáveis de ponto flutuante (float)

Utilizadas para números que possuem casas decimais. Essenciais para preços, médias, porcentagens, altura, peso, etc. Em Java, `double` é frequentemente usado para maior precisão.

```java
double preco = 49.99;
float altura = 1.75f;
```

Variáveis de caractere (char)

Armazenam um único caractere, seja uma letra, um número ou um símbolo. Geralmente são definidas com aspas simples.

```java
char letraInicial = 'B';
char genero = 'M';
```

Variáveis de texto (string)

Usadas para armazenar sequências de caracteres, ou seja, texto. São definidas com aspas duplas ou simples, dependendo da linguagem. Em Java, usamos `String`.

```java
String nomeCompleto = "João Silva Santos";
String mensagemDeErro = "Login inválido.";
```

Variáveis booleanas (boolean)

Armazenam apenas dois valores possíveis: verdadeiro (`true`) ou falso (`false`). São a base para toda a tomada de decisão em um programa.

```java
boolean usuarioEstaLogado = true;
boolean pagamentoAprovado = false;
```

Como declarar e inicializar variáveis na programação?

"Declarar" uma variável é o ato de criar a "caixa" e dar uma "etiqueta" a ela. "Inicializar" é o ato de colocar algo dentro dela pela primeira vez.

A sintaxe exata varia entre as linguagens principalmente se for de tipagem dinâmica ou estática.

Em Python (uma linguagem de tipagem dinâmica)

A declaração e a inicialização acontecem juntas e o tipo é inferido automaticamente pelo valor:

Observe que só damos o nome da váriavel, e cabe a linguagem escolher e entender o tipo dela

Em Java (uma linguagem de tipagem estática)

A declaração exige que o tipo seja especificado e  a inicialização pode ser feita junto ou depois:

Obs: já aqui em Java, temos que escrever (declarar) manualmente qual o tipo vai ser, se, por exemplo, voce falar que algo é “int” e usar aspas tipico de strings, vai dar erro.

O conceito é o mesmo: criar um espaço nomeado para guardar um valor. 

Regras Universais para nomes

Apesar dessas diferenças, quase todas as linguagens concordam em um conjunto de regras básicas para os nomes (as "etiquetas"):

  • Não pode ter espaços: É por isso que nome do usuario não funciona. Para resolver isso, usamos padrões como nomeDoUsuario (o camelCase) ou nome_do_usuario (o snake_case).
  • Não pode começar com números: Um nome como 1ano vai dar erro, mas ano1 é perfeitamente válido.
  • Não pode usar "palavras reservadas": Cada linguagem tem palavras especiais que usa para seus próprios comandos (como if, for, while). Você não pode usar essas palavras como nomes de variáveis.

Erros comuns ao trabalhar com variáveis

Todo programador, do iniciante ao sênior, já cometeu estes erros. Conhecer é o primeiro passo para evitar cair novamente:

  • Erros de digitação (Typos): É um erro bem comum, um clássico da programação. Você declara a variável como nomeUsuario mas, na hora de usar, digita nomeUsario (sem o“U”). Para o computador, que é literal, essa segunda variável simplesmente não existe.
  • Usar antes de declarar: Tentar acessar o valor de uma variável que ainda não foi criada.
  • Conflito de tipos (Type Mismatch): Tentar somar um número com um texto (ex: 10 + "maçãs"). Isso causa um erro na maioria das linguagens.
  •  Problemas de escopo: Tentar usar uma variável fora do bloco de código onde ela foi declarada (por exemplo, usar uma variável criada dentro de uma função, mas lado de fora dela, para saber mais sobre função recomendo essa apostila em python.

Boas práticas no uso de variáveis

Escrever um código que funciona é a primeira etapa. Escrever um código que outras pessoas (incluindo o seu "eu" do futuro) consigam entender é o que nos torna profissionais.

A regra de ouro, sem dúvida, é usar nomes descritivos. Uma variável chamada x ou n não nos diz nada. Mas uma variável chamada precoFinal ou idadeDoCliente conta uma história e documenta o próprio código.

Como vimos, os nomes das variáveis não podem ter espaços. Para resolver isso, as pessoas programadoras criaram padrões. Os dois mais famosos são:

  • camelCase (Caixa de Camelo): É o mais usado em Java, C# e JavaScript. A regra é simples: a primeira palavra começa minúscula e qualquer palavra nova começa com uma letra maiúscula, como em nomeDoUsuarioLogado. O nome vem das "corcovas" que as letras maiúsculas formam no meio da palavra.
  • snake_case (Caixa de Cobra): É o padrão mais usado em Python. Aqui, todas as palavras são minúsculas e separadas por um underline ( _ ), como em **nome_do_usuario**.

Para saber mais, leia esse artigo sobre conversões de nomeclatura. O mais importante é escolher um desses padrões (geralmente o que for mais comum na linguagem que você está usando) e ser consistente.

Outra prática que muda o jogo é evitar "números mágico". Sabe quando você encontra um número solto no código, como total = subtotal * 0.05? O que é esse 0.05? Um imposto? Uma taxa de serviço? Fica impossível saber.

O ideal é guardar esse número em uma variável com um nome que o explique: **double taxaDeServico = 0.05**;. Agora, o cálculo vira **total = subtotal * taxaDeServico;**. A legibilidade melhora 100% e, se a taxa mudar, você só precisa alterá-la em um lugar.

Existe uma frase famosa de Robert C. Martin, do livro "Código Limpo" que resume tudo isso: "Você deve nomear uma variável com o mesmo cuidado com que nomeia um filho". É um lembrete da importância de tratar nosso código com o máximo de clareza.

Exemplos práticos de uso de variáveis  

Vamos explorar aqui como as variáveis funcionam em um mini-programa que calcula o valor total de uma compra usando a linguagem Python.

<iframe src="https://onecompiler.com/embed/python/443p87efz"
     style="width:100%; height: 1000px; border:0; border-radius: 4px; overflow:hidden;"
     title="Exemplo Prático de Variáveis em Python"
   ></iframe>

Código caso o embed não funcione:

```python
# --- Dados do Produto ---
nome_produto = "Fone de Ouvido Bluetooth"
preco_unitario = 299.90
quantidade = 2
frete = 25.50
tem_cupom_desconto = True
# --- Lógica do Programa ---
subtotal = preco_unitario * quantidade
# Variável para armazenar o valor final, que pode mudar
valor_final = subtotal + frete
# Tomada de decisão baseada em uma variável booleana
if tem_cupom_desconto:
    desconto = valor_final * 0.10 # 10% de desconto
    valor_final = valor_final - desconto
# --- Exibição do Resultado ---
print("Produto:", nome_produto)
print("Valor final da compra: R$", valor_final)
```

Neste código, usamos variáveis para guardar os dados do produto, calcular o subtotal e, por fim, aplicar um cupom de desconto para chegar ao valor final da compra. foi usado strings, floats, ints e um boolean para criar uma lógica dinâmica e clara.

Como aprender mais sobre variáveis na programação

Dominar variáveis é a porta de entrada para o mundo da programação. O próximo passo é aprender a manipulá-las com estruturas de controle (como if/else), laços de repetição (for, while) e funções. É combinando esses elementos que você começará a construir programas realmente úteis e complexos.

A jornada para se tornar uma pessoa desenvolvedora é contínua e cheia de aprendizados. Ter um caminho estruturado e o apoio de uma comunidade faz toda a diferença para acelerar sua evolução e te manter motivado(a).

Parabéns! Você acaba de dar um dos passos mais importantes na sua jornada no mundo da programação.

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FAQ | Perguntas frequentes sobre variáveis na programação

1. Qual a diferença entre uma variável e uma constante?

Uma variável pode ter seu valor alterado a qualquer momento. Uma constante, uma vez que recebe um valor, não pode mais ser modificada. Usamos constantes para valores fixos, como uma taxa Fixa, número PI, dentre outros.

2. Posso mudar o tipo de uma variável?

Depende da linguagem. Em linguagens de tipagem dinâmica como Python e JavaScript, sim. Uma variável que guardava um número pode passar a guardar um texto. Em linguagens de tipagem estática como Java e C#, não. O tipo definido na declaração é fixo.

3. Existe um limite de quantas variáveis posso criar?

Na prática, não. O limite técnico é a quantidade de memória disponível no seu computador, mas é muito raro você atingir esse limite em aplicações comuns.

4. Preciso saber o nome de todos os tipos de variáveis que existem?

Não. O mais importante é dominar os tipos fundamentais que vimos aqui (int, float, string, boolean). Com o tempo e a prática, você conhecerá outros tipos mais específicos da linguagem que estiver usando.

Victor Costa Santos
Victor Costa Santos

Olá, sou o Victor, formado em jogos digitas pela FIAP, sou um entusiasta da tecnologia e apaixonado pela suas possibilidades, adoro ler e me informar sobre o que se passa no mundo, Jogar é claro, e ver filmes e séries que trazem reflexão sobre o seu eu, acredito que a tecnologia é o melhor meio para democratizar a educação e fazendo parte do Fórum da Escola Semente aqui na própria alura, eu acabo ajudando um pouco nessa transformação.

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