MySQL: da instalação até a configuração

MySQL: da instalação até a configuração
Larissa Gabriela
Larissa Gabriela

Compartilhe

Introdução

No dia a dia de uma pessoa desenvolvedora é comum realizar algum tipo de armazenamento de dados, seja em planilhas, arquivos de texto ou até mesmo em um banco de dados tradicional.

Porém, saber como realizar esse procedimento e qual ferramenta escolher pode ser uma tarefa difícil, não é mesmo?

Imagem que mostra o personagem chapolin colorado, ele está de vermelho, e faz uma expressão de dúvida. A imagem acompanha o seguinte texto: E agora? qual ferramenta escolher?

A escolha de um banco de dados pode variar devido a diversos fatores: quantidade de dados que serão armazenados, acessos, forma de disponibilização, segurança, escalabilidade, dentre outros.

O MySQL possui diversas vantagens: alta performance, é gratuito e open source, e possui compatibilidade com outros bancos de dados, por exemplo o Oracle. Nesse artigo vamos aprender a instalar e configurar o MySQL nos principais sistemas operacionais: Windows, Linux e MacOS.

Bora lá?

Banner de divulgação da Imersão IA da Alura em colaboração com o Google. Mergulhe em Inteligência artificial com a Alura e o Google. Serão cinco aulas gratuitas para você aprender a usar IA na prática e desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Inscreva-se gratuitamente agora!

O que é o MySQL?

O MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados. Esse sistema é responsável por gerenciar um ou mais bancos de dados e tem como alguns de seus objetivos:

  • gerenciar os acessos;
  • manipular dados;
  • entre outros.

Em certos bancos de dados em que as informações são apresentadas como tabelas para o usuário - o chamado banco de dados relacional - a interface é constituída por uma API (em português, Interface de Programação de Aplicação) que permite que dois componentes de software se comuniquem usando um conjunto de definições e protocolos. Os comandos executados em bancos de dados relacionais se dão através da linguagem SQL.

Além disso, o MySQL tem diversos usuários ao redor do mundo, como Google, Cisco Systems e NASA.

E partiu pra ver como fazer a instalação?

Instalando no Windows

A primeira coisa que devemos fazer é acessar o site do MySQL. Após isso, clique nos botões destacados abaixo:

Página inicial do MySQL. Na parte superior da tela temos um menu horizontal com as opções de páginas MySQL.com: downloads, documentation e developer zone. A opção downloads está destacada com um retângulo vermelho.

Na página de downloads encontramos a opção MySQL Community (GPL) Downloads. Confira na sequência:

Página de downloads do MySQL.Na parte inferior do corpo do texto principal temos a opção MySQL Community (GPL) Downloads destacada com um retângulo vermelho.

Na página MySQL Community Downloads encontramos o instalador do Windows, conforme mostra tela abaixo:

Página MySQL Community Downloads com opções de repositórios e instaladores ordenados em bullets, em duas colunas. O item MySQL Installer for Windows  está destacado com um retângulo vermelho, na coluna à esquerda da tela.

Assim que clicamos na opção com o instalador do Windows, temos opções que dependerão das características do seu sistema operacional. Você deverá escolher o que mais se adequa e ir em Download.

Página do MySQL Installer que mostra a versão oito ponto zero ponto trinta com duas  opções de instaladores abaixo. A segunda opção, Windows (x86, 32-bit), MSI Installer, está destacada com um retângulo vermelho.

Quando vamos na opção de download, encontramos opções de login ou apenas fazer o download direto. Decidi optar por apenas fazer o download selecionando a opção No thanks, just start my download (em português, “não obrigada, apenas iniciar o download”), conforme a tela abaixo:

Página MySQL Community Downloads com opções de login, destacadas com botões azul e verde. Na parte inferior, à esquerda da página, há a opção “No thanks, just start my download”, escrito na cor azul. Essa opção está destacada com um retângulo vermelho.

O instalador estará disponível no local onde você costuma armazenar os seus downloads. No meu caso, salvei na área de trabalho.

Imagem que mostra o ícone do instalador (monitor com tela azul e um cd) do mysql que acabamos de baixar.

Iniciamos a instalação clicando no arquivo baixado. Temos diversas opções de setup que podemos escolher. No meu caso, como quero trabalhar com desenvolvimentos de aplicações, vou selecionar a opção de Developer Default, como mostra na sequência a seguir:

Página do MySQL Installer , com um menu à esquerda da página em azul, com a opção selecionada Choosing a Setup Type. À direita, temos as informações correspondentes  com a primeira opção Developer Default destacada com um retângulo vermelho.

Após selecionar o botão Next, chegamos na página Check Requirements e em seguida podemos clicar em Next, conforme tela abaixo:

Página do MySQL Installer que mostra os requisitos de instalação. À esquerda  há um menu de cor azul, com a segunda opção selecionada “Check Requirements”. Ao lado direito, há as informações sobre os requisitos para cada produto. Logo abaixo, no canto inferior direito, temos o botão Next destacado com um retângulo vermelho.

Com isso, alguns produtos serão instalados. Esses produtos estão listados na página Installation, como é possível conferir na tela abaixo:

Página do MySQL Installer com a opção Installation selecionada, no menu à esquerda. Ao lado direito, temos as informações correspondentes, com o botão Execute destacado com um retângulo vermelho, no canto inferior direito da página.

Dessa forma os pacotes serão instalados e podemos prosseguir. Os processos posteriores aparecem nas telas a seguir:

Página do MySQL Installer com a opção Installation selecionada, no menu à esquerda. Ao lado, temos as informações referentes aos pacotes instalados, e o botão Next destacado em um retângulo vermelho, no canto inferior à direita da página. Página do MySQL Installer  com a opção  Product Configuration selecionado no menu à esquerda. Ao lado direito há as informações correspondentes e abaixo há o botão Next destacado com um retângulo vermelho, no canto inferior direito.

Logo em seguida, é possível alterar diversas configurações, caso você necessite. Para o meu caso, não será necessário fazer alterações.

Na sequência, temos a página do MySQL Installer, com a aba Type and Networking selecionada,  com o botão Next destacado com um retângulo vermelho abaixo.

Como trabalharemos com banco de dados, é importante mantermos a segurança deles. Por isso, você irá escolher uma senha e guardá-la para quando for solicitada. Esse processo é mostrado a seguir:

Na sequência, temos a página do MySQL Installer, com a opção  Authentication Method selecionada, e o botão Next destacado abaixo com um retângulo vermelho. Um pop up ao centro da página com vários campos a serem preenchidos, e Página do MySQL Installer com a aba Accounts and Roles selecionada entre eles os campos  Password e Confirm  Password.
Página do MySQL Installer com a aba Accounts and Roles selecionada. Ao lado direito temos os campos MySQL Root Password e Repeat Password preenchidos. Página do MySQL Installer com a aba Windows Service selecionada. À direita, há as opções marcadas Configure MySQL Server as a Windows Service, Start the MySQL Server at System Startup e Standard System Account. A única opção que não está marcada é a Custom User. Abaixo, no canto inferior direito, há o botão Next destacado com um retângulo vermelho.

Após essa configuração de privacidade, será solicitada a configuração de alguns pacotes. Selecione Next (próximo, em português) para prosseguir para a configuração, conforme é mostrado nas telas abaixo:

Página do MySQL Installer com a opção Apply Configuration selecionada. Ao lado direito, há uma lista de opções das configurações da aplicação sem estarem selecionadas, e no canto inferior direito há o botão Execute destacado em um retângulo vermelho. Página do MySQL Installer com a opção  Apply Configuration selecionada. Ao lado, há uma lista de configurações da aplicação devidamente selecionadas, com o botão Finish destacado em um retângulo vermelho, abaixo da página, no canto inferior direito.
Página do MySQL Installer com a opção Product Configuration selecionada. Ao lado direito, há as informações correspondentes com o botão Next destacado com um retângulo vermelho no canto inferior direito da página. Na sequência da instalação, a imagem mostra a página do MySQL Installer com a opção MySQL Router Configuration selecionada. Ao lado direito há as informações de configuração. Ao final da página, no canto inferior direito, há o  botão Finish destacado com um retângulo vermelho.
A imagem mostra a página do MySQL Installer com a opção Product Configuration selecionada. Ao lado direito há as informações correspondentes e ao final da página, À direita há o botão Next destacado com um retângulo vermelho.

Agora é possível verificar se conseguimos acessar o banco com as credenciais criadas anteriormente. Para isso, preencha os campos User e Password. Logo em seguida, clique em Check. Veja se o status informa Connection succeeded. Confira esses passos nas telas abaixo:

A imagem mostra a página do MySQL Installer com a opção Connect To Server. Ao lado direito, mais abaixo, há os campos User name e Password preenchidos. Ao final da página, à direita, há o botão Next destacado com um retângulo vermelho. Página do MySQL Installer que mostra o fim da instalação e documentos que podem ajudar na utilização do MySQL, como a documentação. À esquerda,  há um menu de cor azul, com a segunda opção selecionada "Apply Configuration”. Ao lado direito, há as informações sobre o estado das configurações dos steps. Logo abaixo, no canto inferior direito, temos o botão Finish destacado com um retângulo vermelho.
Página do MySQL Installer que mostra o fim da instalação e documentos que podem ajudar na utilização do MySQL, como a documentação. À esquerda,  há um menu de cor azul, com a segunda opção selecionada "Apply Configuration”. Ao lado direito, há as informações sobre o estado concluído das configurações dos steps. Logo abaixo, no canto inferior direito, temos o botão Finish destacado com um retângulo vermelho. Página do MySQL Installer que mostra o fim da instalação e documentos que podem ajudar na utilização do MySQL, como a documentação. À esquerda,  há um menu de cor azul, com a terceira opção selecionada "Product Configuration”. Ao lado direito, há as informações sobre o estado das configurações dos produtos. Logo abaixo, no canto inferior direito, temos o botão Next destacado com um retângulo vermelho.

Pronto! Após essas etapas, finalizamos a instalação e já podemos utilizar nosso MySQL. Confira na tela abaixo esse processo de finalização:

Página do MySQL Installer que mostra o fim da instalação e documentos que podem ajudar na utilização do MySQL, como a documentação. À esquerda,  há um menu de cor azul, com a quarta opção selecionada "Installation Complete”. Ao lado direito, há as informações sobre locais onde é possível encontrar ajuda. Logo abaixo, no canto inferior direito, temos o botão Finish destacado com um retângulo vermelho.

Agora podemos verificar se a instalação foi feita de maneira correta. Pesquise por MySQL no seu computador e execute. Com isso, caso tenhamos instalado tudo de maneira correta, veremos algo parecido com o Prompt quando executado, conforme a tela abaixo:

Parte inicial do aplicativo do MySQL. Temos uma tela preta com informação da versão do MySQL Shell.

Instalando no Linux

Para instalar o MySQL no linux, é necessário ter a senha do root (sudo). Com a senha em mãos podemos iniciar.

É interessante confirmar se tem alguma atualização do apt (a ferramenta de pacote do Linux).

sudo apt update

Após confirmar se o apt está atualizado podemos fazer a instalação do MySQL.

sudo apt install mysql-server

Com isso, podemos verificar se o MySQL está funcionando:

service mysql status

Caso seja necessário parar o serviço de banco de dados MySQL:

sudo service mysql stop

E para iniciar o serviço de banco de dados MySQL:

sudo service mysql start

Caso necessite configurar o MySQL:

sudo mysql_secure_installation

Instalando no MacOs

O MySQL pode ser instalado no macOs através do Homebrew. Caso você precise instalar rode o comando abaixo no terminal:

/bin/bash -c "$(curl -fsSL https://raw.githubusercontent.com/Homebrew/install/HEAD/install.sh)"

Para a instalação do MySQL execute o comando abaixo:

brew install mysql

MySQL WorkBench

Com a ideia de trazer uma ferramenta mais visual para trabalhar com bancos de dados e desenvolvimento SQL, essa ferramenta foi criada. Então com ela você consegue integrar diversas possibilidades, como administração, criação e manutenção de um banco de dados, em um mesmo ambiente. Confira na tela a seguir:

Página inicial do MySQL Workbench. Na parte superior central da tela temos a frase Welcome to MySQL Workbench. Na lateral esquerda temos um faixa cinza com um menu de opções selecionáveis.

Conclusão

Pronto! Missão cumprida, temos nossa ferramenta de armazenamento instalada!

Imagem que mostra o personagem chapolin colorado, vestido de vermelho. A imagem é acompanhada do texto não contavam com a minha astúcia?!

Agora você poderá adicionar o suporte ao armazenamento de informações aos seus projetos criando, inserindo e consultando os dados. Em sequência, para aprofundar ainda mais nos estudos de SQL, não deixe de visitar nossos artigos sobre SQL:

Até a próxima!

Larissa Gabriela
Larissa Gabriela

Atuo como Instrutora da escola de programação na Alura, com foco em C#/.NET. Busco aprender cada vez mais e através dos meus conhecimentos auxiliar as pessoas a mergulhar no mundo da tecnologia. Técnica em telecomunicações pelo CEFET/RJ e graduanda em Física Médica pela UFRJ, estou no mundo da programação desde 2015. Nas horas vagas adoro jogar FPS e ver streams.

Veja outros artigos sobre Programação