Semana da Programação

16% de desconto!
Oferta acaba em:

0

dias

00

hrs

00

min

00

seg

UX Design: Medos e Inseguranças

gabrieladelima
gabrieladelima

Compartilhe

Moça sentada no chão com vários livros a sua volta e digitando em um notebook

Neste artigo vamos falar um pouco sobre alguns mitos e inseguranças que as pessoas geralmente têm quando estão pensando em migrar para a área do Design.

"Não sei desenhar, mas queria tanto trabalhar com Design!"

Essa primeira declaração é muito polêmica e leva muita gente a desistir de seguir uma carreira na área do Design. Existe um pensamento popular de que Design é sobre saber desenhar e que só é bem-sucedido nesse ramo quem souber fazer lindos desenhos.

Mas você sabe o que a palavra Design significa? Em termos mais simples, Design é projeto. Então quando falamos, por exemplo, Design Gráfico, estamos falando de todo o processo de pesquisa e idealização até a produção de uma peça que será usada para comunicação visual.

Design é a área que pensa em projetos e processos como solução para algum problema.

Existem profissionais que trabalham de forma direta com a parte visual de um projeto, como Designers Gráficos ou Web Designers, mas também há aqueles que focam em outras partes, como o próprio UX Designer: Essa pessoa ficará responsável por estudar sobre o usuário e como um produto pode ser idealizado e produzido de forma que agregue valor na vida desse público.

"Eu não sei mexer com ferramentas gráficas, será que consigo trabalhar com Design?"

Outra insegurança que as pessoas sentem é sobre as ferramentas gráficas, principalmente as da Adobe - Photoshop, Illustrator, entre outros. A verdade é que as empresas cobram bastante esse conhecimento, pois geralmente muitas peças serão desenvolvidas nesses softwares, mas nem sempre é assim.

Lembre-se que a área do Design é dividida em muitas sub áreas, então alguns profissionais podem ter uma necessidade maior de entender sobre essas ferramentas por se conectarem diretamente com o trabalho, enquanto outros não terão uma necessidade tão grande.

Para cada área existe uma demanda, e em UX Design não é diferente. Mesmo que aparente ser uma área muito fechada e com apenas um foco, estudar o(a) usuário(a) e como personalizar sua experiência é algo bem amplo. Tanto que a Experiência de Usuário se divide em muitas outras especializações! É como se o UX Design fosse um grande guarda-chuva que abrangesse vários profissionais

O termo Guarda-chuva da UX é apenas um nome para resumir a imensidão de especializações que a própria área tem. Devido a essa diversidade de focos na UX, cada especialização possui alguma ferramenta específica que o profissional precisará ter mais contato.

Gaurda-chuva da UX

As especializações na área de UX estão focadas em: Arquitetura da Informação, Usabilidade, Design Visual, Análise de Dados, Design de Interação e Pesquisa com Usuários.

Por isso, a dica de ouro é entender as necessidades da área na qual você quer se especializar, e compreender quais são os profissionais que você terá que lidar no seu dia a dia. Isso vai te mostrar quais ferramentas, de fato, serão necessárias para os projetos que você quer desenvolver.

"Parece impossível crescer nessa área! É muito difícil!"

Essa é a pergunta que mais preocupa as pessoas quando se interessam em migrar para Design. Esse medo é normal, por isso não se sinta só nesse momento. Todos passamos por essa insegurança!

Não existe fórmula mágica para solucionar essa dúvida, o crescimento vem através de estudo e experiências que você vai adquirindo com o tempo. Seja em projetos simples ou complexos, você já estará contribuindo para que a sua carreira cresça de alguma forma. Sempre documente o que você fizer! Monte portfólios e divulgue esses projetos em suas redes sociais, pois assim você demonstra domínio na área. Tudo isso te ajudará a observar a sua própria evolução, e também será útil na hora de procurar vagas no mercado de trabalho.

O Behance é uma rede social da Adobe que muita gente usa como uma espécie de portfólio online para postar seus trabalhos e ver trabalhos de outros Designers.

É assim que se cresce na maioria das áreas hoje em dia de uma forma saudável e gradual. Por isso, é sempre recomendável se dedicar àquilo que faz os seus olhos brilharem e o seu coração satisfeito. E se UX Design é o seu sonho, vá atrás e estude! A Alura está aqui para te ajudar nesse momento! Temos cursos que te guiarão nesse processo e te ajudarão a criar projetos!

Mas afinal de contas: Qual área escolher?

Este é o momento pelo qual tanto esperávamos: encararmos os caminhos disponíveis e decidirmos para onde queremos seguir.

A grande questão aqui não é qual área exatamente devemos seguir, mas o motivo de não se dar um tempo para estudar um pouco mais sobre esses caminhos e depois fazer uma escolha. O processo de conhecimento de novas áreas, como a de UX Design, leva tempo e paciência. Durante esse tempo, podemos e devemos correr atrás de novas oportunidades que irão nos ajudar a viver novas experiências e, assim, decidir.

Aqui na Alura, além da Escola de UX & Design, temos Formações para você aprender:

Veja outros artigos sobre UX & Design