Artigos de Tecnologia e Negócios > Programação

Trilhas de jogos e Programação

Paulo Silveira
Paulo Silveira

Além dos gráficos, história e jogabilidade, um outro aspecto que marca jogos de todas as épocas são as trilhas sonoras. Quem tem o costume de jogar com frequência, consegue lembrar facilmente de alguma música que toca em momentos específicos de uma fase, ou até mesmo de quase toda a trilha sonora de algum jogo em especial.

Hoje, os games triplo A utilizam de orquestras, estúdios e centenas de artistas para produzir suas músicas... Mas nem sempre foi assim. Por muito tempo, ao decidir incluir uma música em um jogo, era necessário transcrevê-la em código e usar samples das maneiras mais criativas possíveis.

Aqui tem uma lista com alguns jogos que revolucionaram com suas trilhas sonoras, cada qual em sua época:

Revenge of Shinobi

Yuzo Koshiro, compositor e produtor de músicas para vídeo-games, foi o primeiro artista a ter seu nome estampado na capa de um jogo com créditos por sua música. Ele se tornou uma das pessoas mais influentes e respeitadas da história das músicas de vídeo-games.

Donkey Kong

Aquatic Ambiance é uma música que levou o Super Nintendo aos seus limites na época. O nerdwriter tem um vídeo documentando as grandes mágicas feitas com o chip SPC700:

Para poder caber nos 64kb de limites, foi necessário, literalmente, programar as músicas dentro do código do jogo!

Zelda Ocarina of Time

Koji Kondo ficou mundialmente conhecido por suas músicas em The Legend of Zelda e também em Super Mario Bros. No famoso livro Koji Kondo's Super Mario Bros. Soundtrack, Andrew Schartmann dá bastante destaque a criação da trilha sonora de todos os Zeldas:

Street Fighter 2

Essa é a única obra da compositora Yoko Shimomura em Street Fighter antes de ir para a Square. O icônico tema do Guile é dela:

O Yamaha YM2151 também foi levado aos seus limites para poder trazer vida as músicas compostas por Yoko.

Aproveitando, você pode estudar e praticar programação e desenvolvimento de jogos com a gente! E, se você quiser conhecer como funcionam os jogos, pode descobrir neste Nerdologia.

Artigos de Tecnologia e Negócios > Programação