Aproveite o mês das
carreiras
na Alura

44% OFF

Falta pouco!

00

DIAS

00

HORAS

00

MIN

00

SEG

O que são retrospectivas no Ambiente Ágil

Fernanda Andrade
Fernanda Andrade

Compartilhe

O Manifesto Ágil é composto por quatro valores essenciais:

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas;
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano.

Esses valores vão ao encontro de um ambiente mais eficiente e adaptável em equipes que optam pela agilidade, seja com Scrum, Kanban ou outros métodos.

É comum que esses valores nos remetam imediatamente a equipes de desenvolvimento de softwares, porém, a utilização de ferramentas provenientes dessas estruturas de gestão não ficam limitadas a apenas um tipo de equipe.

Banner da Imersão de IA da Alura com Google Gemini. Participe de aulas gratuitas online com certificado. Domine as inovações mais recentes da IA.

Ao nos atermos ao primeiro valor, vemos que é importante propor a interação nos times, sem deixar os processos e as ferramentas de lado. Podemos pensar que a interação resultará em melhores processos. Dentre as possibilidades de colocar esse valor em prática, uma que apresenta resultados satisfatórios é a retrospectiva.

Vamos aprender o que é uma retrospectiva e como implementá-la em nossos times?

Em uma equipe que está utilizando o Scrum como estrutura de gestão, admitamos uma sprint com duração de quatro semanas. Uma retrospectiva é um evento cujo timebox é de no máximo 3 horas e todo o time Scrum participa. Nesse evento, a princípio, devem ser identificados:

  • Melhores práticas: o time tem feito de bom e por isso deve continuar fazendo.
  • Melhorias do processo: o que o time está fazendo e precisa melhorar.
  • Problemas do processo e gargalos: o que o time precisa parar de fazer.

Imaginemos que esse mesmo time Scrum, por algum motivo (por exemplo uma tentativa de diminuir a quantidade de reuniões), não esteja fazendo Retrospectiva ou até mesmo faça, mas numa frequência muito baixa. Isso poderá acarretar em diversos problemas, entre eles:

  • Estagnação: Sem a oportunidade de refletir sobre o trabalho realizado, a equipe pode ficar presa em padrões e processos ineficientes como, por exemplo, o acúmulo de tarefas.
  • Repetição de erros: Na falta da identificação dos erros, é fortemente provável que a cada iteração ou projeto a equipe continue a cometer os mesmos erros.
  • Falta de alinhamento: A ausência do alinhamento não permite que o que está sendo feito de bom seja compartilhado com outros membros da equipe, o que pode contribuir para que os excelentes resultados locais não ajudem nos resultados finais que podem estar abaixo do esperado.
  • Baixa qualidade do produto: Esse é um problema bastante preocupante pois afeta imediatamente a rentabilidade do negócio. Sem poder revisar o processo, é possível que erros constantes ocasionem a insatisfação do cliente diminuindo a renovação para novos projetos.
  • Ausência de inovação: Sem um espaço para compartilhar ideias, a equipe não tem momentos de insights e fica impedida de descobrir novas práticas.

A prática da retrospectiva pode ajudar a eliminar os gargalos acima e isso pode ser colocado em prática nas seguintes etapas:

  • O primeiro ponto é entender a necessidade da implementação desta cerimônia e isso pode ser fortalecido pelos problemas que já foram identificados anteriormente.
  • Após isso, é preciso definir uma frequência. A retrospectiva geralmente acontece ao final de cada iteração ou projeto e é recomendado que seja estabelecida uma frequência fixa, assim, a equipe poderá se preparar com antecedência para comparecer.
  • Com o dia estabelecido, é importante preparar a estrutura da cerimônia. Existem diversas formas de realizar uma retrospectiva. Desde a clássica “o que foi bom?, o que foi ruim?, quais as próximas ações?” até mais elaboradas e com propósitos diversos. O site Fun Retrospectives é um ótimo banco de dados para novas ideias!
  • É importante, durante a retro e junto à equipe, definir ações concretas com base nas discussões realizadas. É o momento de estabelecer os responsáveis por cada ação e definir prazos realistas.
  • Por fim, uma dica valiosíssima é acompanhar o progresso das ações. Isso fortalece o senso de importância da retrospectiva e mostrará para a equipe que o que está sendo feito tem de fato validade e que a dedicação da equipe será acompanhada e reconhecida.

Realizando esses passos, muito provavelmente seu time chegará nos seguintes resultados:

  • Aprendizado e melhoria contínua,
  • fortalecimento da equipe,
  • identificação de problemas e soluções,
  • adaptação e flexibilidade,
  • engajamento e motivação
  • e, claro, a satisfação do cliente.

Se você quiser aprender ainda mais sobre retrospectivas, a formação Gestão Ágil de Projetos e nossa categoria da escola de Inovação e Gestão: Métodos Ágeis seguem disponíveis.

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão