Tá acabando!

Compre agora com desconto
Corra enquanto há tempo!

dias

:

horas

:

minutos

:

segundos

Trello API no Power BI

David  Neves
David Neves

Compartilhe

Duas pessoas sentadas lado a lado, na frente de um computador e um notebook. Ambas mexendo no notebook que está transmitindo a tela do Trello.

O Trello é uma ferramenta incrível que tem ajudado bastante na organização do fluxo de trabalho da minha equipe, porém, quando criamos ou movimentamos muitos cards em um quadro, a administração deles é dificultada, e se faz necessária a utilização de uma ferramenta auxiliar que possibilite a criação de indicadores importantes para certas tomadas de decisão. Pensando nisso, decidi utilizar o Power BI para ter acesso a todas as informações do quadro da equipe, com o intuito de criar alguns indicadores.

Utilizando a conexão web do Power BI

Sabendo que o Power BI consegue se conectar a um site através de seu URL, intuitivamente copiei o url do quadro e tentei me conectar pelo Power BI Desktop.

power bi para desktop

Como mostra a imagem acima, não consegui realizar a conexão pois o power BI não conseguiu fazer a leitura que eu desejava. Sendo assim, dei uma olhada nas configurações do quadro, para saber se existia alguma forma de exportar as informações do mesmo e notei que poderia exportar tanto no formato JSON quanto em CSV, porém, em CSV, precisaria da assinatura do Business Class.

imagem inicial do perfil do autor do artigo no trello

menu inicial do trello

menu inicial do trello

Sabendo dessa solução, comecei a considerar que o possível trabalho de exportação, toda vez que eu quisesse atualizar o relatório, talvez não fosse a melhor solução, afinal, seria repetitivo. Determinado, procurei por uma ferramenta capaz de facilitar a conexão entre o Power BI e o Trello de tal forma que evitasse o trabalho repetitivo.

Conhecendo o Trello API

Depois de pesquisar, encontrei o candidato perfeito! Uma API do Trello que possibilita a utilização da conexão web do Power BI, trazendo as informações do quadro no formato JSON.

menu inicial do trello api

Para utilizar a API, basicamente precisei obter as informações destacadas na imagem acima, inseri-las como parâmetros do url e, por fim, passar o url configurado no Power BI.

Obtendo as informações

A primeira informação que obtive, foi a chave do quadro da minha equipe, pegando o id informado dentro da exportação em JSON.

menu inicial do trello api

Logo em seguida, obtive a chave da API acessando este site.

menu inicial do trello api

Por fim, obtive o Token da API que permite acesso as minhas informações do Trello dentro do mesmo link da chave da API:

menu inicial do trello api para receber o token

imagem do server token

imagem de acesso ao trello por meio do token

Estabelecendo a conexão

imagem de configuração da url

imagem final

Como mostram as imagens acima, finalmente fiz a conexão dos dados do quadro do Trello com o Power BI, assim, possibilitando a criação dos meus tão desejados indicadores.

Se você ficou interessado(a) em conhecer ainda mais essa ferramenta, o curso de Power BI da Alura foi feito para você! Nós te ajudaremos em todos os passos dos processos até a criação dos relatórios.

David  Neves
David Neves

Carioca, apaixonado por esportes e por dados, com passagem em front, back e infra. Atualmente, sou especialista em BI com foco no Power BI e o que me motiva é transmitir conhecimento de qualidade para todas as pessoas que têm interesse em mergulhar em Data Science.

Veja outros artigos sobre Data Science