Tecnólogo: o que é, o que faz e principais cursos

Apesar do termo tecnólogo ter sido criado na década de 1970, foi só na década de 2000 que ele começou a ficar famoso. A regulamentação da profissão só aconteceu em 2007. Mas, afinal de contas, o que é o tecnólogo?
Se você está pensando em fazer um curso tecnólogo ou precisar decidir se vai fazer, mas não sabe muito bem como funciona, esse artigo é para você.
Nós conversamos com Luiz Machado, professor do Instituto Federal da Bahia (IFBA), que explicou tudo sobre esse tipo de curso.
Inclusive, ele é um dos idealizadores do curso tecnólogo em Jogos Digitais da instituição.
Mas, se ficar com alguma dúvida, não deixa de nos escrever. Combinado?
Por que fazer um tecnólogo? | Bit de Prosa #20 (Especial Alura)
https://www.youtube.com/watch?v=EhyTHhCKf-M
Mas então, o que é o curso tecnólogo?
O tecnólogo também é conhecido com graduação tecnológica e é um curso superior voltado para o mercado de trabalho.
Ou seja, o foco do curso tecnólogo é preparar estudantes para uma área especifica para que se insiram em uma profissão.
Assim como outros tipos de graduação, o curso tecnólogo compreende disciplinas teóricas e práticas, além de atividades em laboratórios. Muitas vezes, também exige um estágio obrigatório e uma apresentação de TCC.
O curso tecnólogo é um curso superior?
Sim. O curso tecnólogo é uma educação de nível superior, assim como o bacharelado e a licenciatura.
Por isso, um diploma de um curso tecnólogo tem a mesma validade que os diplomas desses outros tipos de graduação.
No entanto, mesmo sendo de nível superior, existem diferenças entre o curso tecnólogo e os cursos de bacharelado e licenciatura.
Isso acontece porque a grade curricular do curso tecnólogo foca na atuação em uma área específica, enquanto o bacharelado dá uma visão mais ampla de uma área. Quer dizer, o tecnólogo forma estudantes em uma área específica do mercado de trabalho.
Os cursos de licenciatura, por sua vez, restringem-se à formação de profissionais educadores, como foco em disciplinas referentes à pedagogia e a à didática.
Tendo essa características, os cursos tecnólogos têm menor carga horária (tempo de conclusão de curso entre 2 e 3 anos, enquanto as graduações bacharelado podem variar de 4 a 6 anos).
Além disso, existem algumas tarefas que tecnólogos não podem realizar. De maneira geral, são tarefas de atuações que recebem proteção por lei para que apenas bacharéis as executem. É o caso, por exemplo, de profissionais da engenharia, arquitetura, medicina, direito.
Já na área de tecnologia, não existem essas restrições. Por isso vemos o crescimento desse tipo de curso superior em áreas como Jogos Digitais, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores.s-graduacao/tecnologo-em-redes-de-computadores/).
Quem pode fazer um curso tecnólogo?
Assim como todos os outros tipos de graduação, todas as pessoas que finalizam o Ensino Médio podem fazer um curso tecnólogo.
Posso fazer pós-graduação tendo me formado como tecnóloga(o)?
Sim. Você só precisa ver os pré-requisitos do curso de pós-graduação que você pretende fazer para saber se será necessário estudar algum tópico a mais. Como é uma formação mais específica, pode não comportar tantas disciplinas quanto um bacharelado.
Quais as diferenças entre um curso técnico e tecnólogo?
É bastante comum que as pessoas confundam cursos técnicos com tecnólogos. Mas, na verdade, são formações completamente distintas.
Enquanto o tecnólogo é uma graduação de nível superior, o curso técnico é uma formação profissionalizante de nível médio.
Além do mais, os prazos para a conclusão dessas formações também são diferentes. O curso técnico pode durar de 2 meses até 3 anos. Enquanto que o curso tecnólogo duram, em média, de 2 a 3 anos.
Quais são as vantagens de um tecnólogo?
Existem várias vantagens de fazer um curso tecnólogo. Mas, de maneira geral, as principais vantagens são:
- Menor tempo de formação
- Foco no mercado de trabalho
- Possibilidade de estudar uma área específica.
Quais são as desvantagens de um tecnólogo?
Você já sabe que o curso tecnólogo fornece uma visão mais específica de uma área de atuação, não é?
Pois bem, essa formação deixa de lado uma visão geral da área, o que pode necessitar mais estudos extras para trabalhar em áreas diferentes.
Além do mais, é um curso mais voltado para o mercado de trabalho. Então, se você pensa em desenvolver pesquisa científica, o curso bacharel é mais indicado. Se você deseja estudar em outro país, deve também conferir se a universidade aceita diploma de tecnólogo.
Onde fzer um bom curso tecnólogo?
Na FIAP. A Alura juntou forças com o centro universitário FIAP. Eles possuem um catálogo de cursos de graduação, de tecnólogos a bacharéis, que são muito alinhados com a Alura.
A gente tem inclusive uma playlist sobre carreiras em tecnologia no canal da Alura:
https://www.youtube.com/watch?v=BgDKiB0jUj4&list=PL3Wx5P4NOzUhcIWeCXx67zI8UI2f32yVK