Seu cliente precisa saber o andamento do projeto

Seu cliente precisa saber o andamento do projeto
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Sintoma: no dia a dia o cliente envia emails perguntando a situação de determinada história e o andamento do projeto completo. Os desenvolvedores tem grande parte de seu tempo diário consumido para fazer um relatório de situação, ao invés de focarem em seu trabalho principal, o desenvolvimento.

Ação: como cliente sempre surge um desejo natural de entender a situação atual do que foi contratado: desejamos ter uma previsibilidade do que irá acontecer a curto prazo, mesmo que imprecisa.

Ao contratarmos um serviço de reforma, desejamos saber se o encanamento está pronto para que passemos a execução da pintura da parede. Se algum problema mais grave ocorrer, é importante que o cliente saiba logo para não ser pego de surpresa quando do atraso do projeto.

Banner promocional da Alura, com um design futurista em tons de azul, apresentando dois blocos de texto, no qual o bloco esquerdo tem os dizeres:

Em todos os cenários, é importante para o cliente conhecer o andamento do projeto para que, quando o mesmo não esteja andando, isto é, um impedimento esteja presente, possa ajudar a resolver o problema de alguma forma.

Tudo isso acelera o ciclo de feedback da situação do projeto para o cliente e um dos recursos mais comuns para isso é o uso do gráfico de Burndown. Nele plotamos os pontos a serem desenvolvidos na iteração atual, e decrescemos o mesmo a medida que as histórias são aprovadas de acordo com o conceito de pronto.

[![](assets/seu-cliente-precisa-saber-o-andamento-do-projeto/a1-300x172.png "atual")](https://blog.caelum.com.br/wp-content/uploads/2010/10/a1.png)

Da mesma maneira, no lado positivo, caso o andamento seja melhor do que o esperado, o cliente pode rapidamente se preparar para dar novas informações sobre o que será feito durante o tempo livre nessa iteração.

[![](assets/seu-cliente-precisa-saber-o-andamento-do-projeto/b1-300x166.png "aprovando")](https://blog.caelum.com.br/wp-content/uploads/2010/10/b1.png)

Por fim, o gráfico pode indicar diversos impedimentos e basta bater o olho para perceber algum tipo de problema. O que há de estranho na iteração a seguir?

[![](assets/seu-cliente-precisa-saber-o-andamento-do-projeto/c1-300x166.png "aguardando")](https://blog.caelum.com.br/wp-content/uploads/2010/10/c1.png)

A barra horizontal indica um momento de pausa na entrega, que estava indo bem até então: diversos fatores podem causar essa pausa. No caso dessa equipe e iteração, podemos verificar em um outro gráfico que as histórias eram entregues mas o tempo para aprovação era longo.

O perigo dessa pausa é chegar muito próximo ao fim da iteração e a entrega ser sempre parcial, nunca completa pois após a avaliação ser feita não há mais tempo na iteração para fazer as correções devidas.

Outro motivo comum para uma linha parada é a história não ser aprovada por falta de compreensão no momento da execução. Em uma equipe que segue Scrum, o Scrum Master é responsável por acompanhar e detectar tais impedimentos, além de ajudar a equipe a resolvê-los.

Equipes maduras que gerenciam seu próprio trabalho e lidam com seus próprios problemas são responsáveis por fazer tal acompanhamento, identificar e solucionar os problemas e seus impedimentos através de praticas ágeis que visam entregas de qualidade.

Ter esses gráficos em mãos no momento necessário e ser capaz de entender o que eles dizem é fundamental para um time tirar seus impedimentos da frente: seja através de seu scrum master ou de suas próprias mãos.

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