Em tradução rápida, rebranding significa reformulamento. Em marketing, chamamos de rebranding as ações que tem o objetivo de reposicionar uma marca tanto no mercado quanto na mente dos(as) consumidores(as).
Muitas pessoas associam o rebranding somente à reformulação do logo ou da identidade visual de uma marca. Neste artigo, vamos entender porque a palavra define uma transformação ainda mais profunda e necessária.
Muitas marcas apostam nesta estratégia para que sua missão, visão e valores estejam alinhadas à mensagem passada pela marca para quem consome. O rebranding também pode ser usado para mudar o público-alvo da marca quando esta lança novos produtos ou funcionalidades e deseja expandir a audiência.
É muito importante entender que o rebranding exige planejamento, e que é necessário reconhecer problemas para aplicar melhorias. Por isso, aceitar feedbacks, tanto internos quanto externos é imprescindível nesta etapa. Mas não limite esta pesquisa apenas em seu negócio: analise a situação das outras empresas do ramo, isso poderá te ajudar a identificar as brechas que sua empresa pode fechar.
Depois de pesquisar e analisar, alguns pontos são muito importantes e devem ser considerados para iniciar o processo de rebranding:
A Caelum, uma das empresas do Grupo Caelum Alura, existe há 16 anos e acredita que a tecnologia pode transformar o mundo.
Em janeiro de 2020, lançamos o rebranding da nova marca da Caelum, com uma nova identidade visual e um novo modo de se comunicar com os alunos e alunas.
Citamos neste artigo que o rebranding é um processo e que envolve estratégia em todas as mudanças. No caso da Caelum, as dois pontos (muito utilizados nos códigos de programação) depois do nome da marca representam a continuidade no processo de aprendizado, novas ideias, conhecimento e evolução, sem colocar pontos finais.
Além do logo, as mudanças foram feitas e são notáveis no site, nas redes sociais, e no tom de voz da marca:
Mesmo sendo uma marca consolidada e com 16 anos no mercado, a Caelum tem em sua visão que nada é bom o suficiente que não possa ser melhorado. Pensando nisso e após uma análise com profissionais da área, identificamos que pessoas que não eram da área da tecnologia não conheciam a empresa.
Surgiu, então, o desejo de reformular a marca, tornando-a conhecida por todas e todos, independente da área de estudo e/ou formação e adaptá-la às mudanças de mercado e de nossos alunos e alunas, que receberam as mudanças de forma muito positiva e embarcaram na ideia de continuar liderando transformações através da tecnologia.
Outra característica que buscamos durante o processo de rebranding foi transmitir qualidade para as pessoas, com um visual mais moderno nas comunicações. Além disso, queríamos passar a qualidade dos cursos para as pessoas.
Ao publicarmos sobre o rebranding nas redes sociais da marca, deixamos claro que a qualidade dos cursos, dos materiais e das aulas permaneceria a mesma. Esta é uma dica importante: deixe claro para seus/suas clientes que a essência, profissionalismo e entrega da marca não mudaram.
Vimos, então, que o rebranding é um conjunto de técnicas e estratégias que buscam reposicionar a imagem da empresa na mente das pessoas e que esta necessidade pode ser enxergada por avaliações internas ou externas.
Sabemos também que o rebranding ajuda a construir uma relação positiva com quem consome e, desta forma, contribui para a fidelização destes(as) clientes.
Gostou deste artigo e quer saber mais? Os cursos de branding e de marketing digital podem te ajudar a ingressar neste mundo de estratégias para consolidar uma marca no mercado ou reformulá-la de acordo com as necessidades dos(as) clientes.
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