#QuarentenaDados: dê seus primeiros passos em Data Science

Gabs Ferreira
Gabs Ferreira

Compartilhe

Ciência de dados ou data science, já ouviu falar? Esse é um termo que tá na moda nos últimos tempos.

A área não é exatamente nova, mas cresce juntamente com o avanço da tecnologia e dos algoritmos.

E não sem razão: essa é uma área dentro de tecnologia que tem crescido mais a cada dia. Algoritmos de machine learning já são usados para muitas coisas atualmente, desde edição e compressão de imagens até aplicações médicas.

Apesar disso, as empresas ainda estão começando a entender o papel do cientista de dados e porque precisam de um. Ou seja: é um ótimo momento para dar seus primeiros passos e se jogar de cabeça dos dados!

A #QuarentenaDados

Muitas pessoas estão trabalhando em casa neste momento, tendo mais tempo livre por não ter de se deslocar até o trabalho. Por que não aproveitar esse tempo extra pra estudar e aprender coisas novas?

Pensando nisso, criamos a #QuarentenaDados: um conteúdo totalmente online, gratuito e inédito pra você dar seus primeiros passos com Data Science!

Como vai funcionar?

Bem, você deve se inscrever neste site até domingo, dia 19/04

Depois disso, dos dias 20 a 25 de Abril você receberá aulas diariamente no e-mail que cadastrou. Elas serão gravadas em vídeo pelos irmãos fundadores da Caelum: Paulo Silveira e Guilherme Silveira.

Nestas aulas o Gui, que já estuda data science há bastante tempo, vai ensinar o que sabe para o Paulo. E para praticar, terão exercícios e desafios para você fazer na sua casa!

O conteúdo

Em cada dia de aula você verá um tópico diferente:

  • Dia 1 - Dados do Enem: Começaremos fazendo a análise exploratória dos dados que temos do Enem. Entenderemos por onde começar a investigar? Aqui teremos a base para qualquer trabalho científico.
  • Dia 2 - Visualização de Dados: Queremos montar gráficos com os dados que temos, mas isso não basta: eles precisam contar uma história honesta e transparente.
  • Dia 3 - Estatística Prática: Vamos analisar nossos números, fazer testes e comparações para saber se estamos no caminho certo.
  • Dia 4 - Técnicas em Ciências de dados: Hora de conhecer a fundo as técnicas e bibliotecas do Python, linguagem que iremos usar durante o curso e que é a principal escolha de quem trabalha com dados.
  • Dia 5 - Previsões e Machine Learning: Momento de dar um passo além! Usaremos os algoritmos conhecidos para regressão e traçaremos previsões de diferentes formas.

Pré-requisitos

Para participar da #QuarentenaDados, você precisa ter uma base legal de lógica de programação. Além disso, saber o básico de Python é o ideal.

Se não souber Python e quiser aprender nesse meio tempo, acesse os cursos da Alura sobre Python.

Inscreva-se na #QuarentenaDados

As inscrições vão até dia 19 e as aulas começam dia 20, beleza?

Inscreva-se aqui e bora começar no incrível mundo dos dados!

Eu também vou participar da #QuarentenaDados

Se você quiser, pode acompanhar as lives que farei estudando as aulas e resolvendo os exercícios.

Gabs Ferreira
Gabs Ferreira

Dev em T, podcaster, youtuber, apresentador. Criador de coisas na Alura.

Veja outros artigos sobre Data Science