Próximos passos da Alura: Fortalecimento do mercado tech, Imersões, Challenges, Vitrine.dev e muito mais!

Próximos passos da Alura: Fortalecimento do mercado tech, Imersões, Challenges, Vitrine.dev e muito mais!
Rafael Sylos
Rafael Sylos

Compartilhe

Faz só três meses (nem isso!) que 2022 começou, mas aqui na Alura parece que já tem novidade pra um ano inteiro!

Na última quinta-feira, dia 17, aconteceu uma live incrível com Paulo Silveira, Sérgio Lopes, Julia Chagas e Diogo Tolezano — uma galera de peso aqui da Alura —, na qual foram apresentados alguns dos nossos principais projetos para esses próximos meses.

Bateu a curiosidade? É só continuar lendo que já te conto tudo. Mas já vou dar um spoiler: Nossa escola está cada vez mais focada em ações que incentivam o aprendizado prático dos alunos e alunas, seja por meio de cursos, formações, Challenges, Imersões ou por outros produtos que lançaremos em breve.

Com isso, queremos incentivar uma entrada mais orgânica de profissionais no mercado brasileiro de tecnologia, sobretudo para pessoas que estão lutando para conseguir suas primeiras posições na área. O desafio é grande, mas a gente tá aqui pra comprar a briga.

Agora, fique com os highlights do que rolou na live:

Manifesto Tech: polêmico para alguns, mas extremamente necessário para o fortalecimento do setor

Não se fala em outra coisa na comunidade dev! Mas, em todo caso, a gente faz o resumão:

Para quem ainda não sabe, o Manifesto Tech é uma iniciativa que levanta uma reflexão mega importante sobre a situação atual do mercado de tecnologia, que basicamente é:

Chovem vagas, mas faltam profissionais.

Como assim, né?! Quando a gente abre o jornal, tem um monte de notícia falando que a alta do desemprego nunca esteve tão evidente no Brasil, então por que o setor de tecnologia está escasso desse jeito?

Pois bem. A questão é que, em muuuitos casos, as empresas contratantes priorizam profissionais experientes para ocupar essas posições, sem se dar conta de que, a cada dia que passa, mais empresas abrem vagas muito parecidas, mirando no mesmo perfil profissional.

Vagas de Dev Front-end Jr. que exigem no mínimo 2 anos de experiência na área… soa familiar?

O Manifesto Tech está aí para propor uma mudança que permita um crescimento mais sustentável do mercado de tecnologia no país.

A ideia é que empresas dos mais variados setores assinem o Manifesto, se comprometendo a colocar em prática ações que reflitam pelo menos um dos seguintes pilares:

Captura de tela mostrando 3 pilares do Manifesto Tech nos quais as empresas que assinarem terão que se comprometer.

Dessa forma, o foco fica muito menos em contratar pessoas experientes, e muito mais em construir uma cultura de aprendizado dentro das empresas, onde as pessoas são contratadas mais por sua capacidade (e vontade) de aprender do que por seu tempo de atuação no mercado.

A Alura já está comprometida em implementar as propostas do Manifesto Tech. Saiba como!

Desafios diários com 7 Days Of Code

Sabe quando você acaba de terminar uma formação, uma imersão ou até mesmo um episódio do Hipsters Ponto Tech, e ainda bate uma certa dúvida sobre como implementar algum conceito ou técnica que você acabou de aprender?

Em março, vamos lançar um treino intensivo extra pra você praticar, o 7 Days Of Code!

Funciona assim: você se inscreve facilmente pela plataforma da Alura e recebe, durante 7 dias, novos desafios por e-mail que vão do nível básico ao avançado, nos quais você constrói um projeto do zero, de acordo com a sua área de interesse. Tem HTML + CSS, tem Javascript, React, Dados e muito mais!

O mais legal é que, depois de completar cada desafio diário, você pode ir publicando no seu GitHub, usando as hashtags do desafio e mostrando o seu desempenho pra todo mundo.

Tudo junto e misturado! Antigos Challenges disponíveis e outros novinhos em folha a caminho

Pra quem ainda não conhece os nossos Challenges, eles são a melhor oportunidade de vivenciar os ensinamentos dos cursos e formações da Alura na prática.

Durante 1 mês, as pessoas participantes desenvolvem um projeto inspirado em alguma empresa do mundo real e, ao final, podem colocá-lo em seus portfólios.

Este ano, serão 18 Challenges diferentes, sendo que, pela primeira vez (e atendendo a MUITOS pedidos) teremos também desafios de Mobile e DevOps!

Além disso, sente só essa notícia bombástica: agora, TODOS os Challenges que já rolaram anteriormente estão disponíveis na plataforma para os alunos e alunas! Vai lá conferir! É a sua chance de ganhar ainda mais experiência na sua área de interesse.

Mais mergulhos em águas profundas… Temos novidades sobre as nossas Imersões!

Para os fãs das nossas Imersões, temos ótimas notícias!

Assim como os Challenges, também disponibilizamos o conteúdo de todas as Imersões anteriores na nossa plataforma. Temos edições de React, Dados, CSS, GameDev, entre outras! Todas recheadas de aulas e exercícios para praticar, estudar e enriquecer o seu portfólio.

E fique de olho, porque ainda neste semestre, serão lançadas algumas Imersões novinhas em folha. Inclusive uma delas será em português e inglês — olha o spoiler aí!

Aliás, não sei se você viu, mas a próxima edição da Imersão Dev está com inscrições abertas!

Essa é a oportunidade ideal para quem ainda não tem nenhuma base em programação. É um primeiro mergulho na área, bem simples, interessante e direto.

Chame seus amigos e amigas para participar! É totalmente gratuito. As inscrições estão abertas até o dia 06 de março no site oficial da Imersão Dev.

Mostre seu talento para o mundo na Vitrine.dev

Um dos aspectos mais legais das nossas Imersões e Challenges é a possibilidade de criar projetos reais, que refletem a capacidade que as pessoas participantes adquirem para resolver problemas e criar soluções.

Além de ser incrível para você, também é super importante para as empresas que estão recrutando profissionais na sua área, já que essa é uma ótima maneira de conhecer a maneira como você trabalha.

Pensando nisso, lançaremos em breve a Vitrine.dev.

Quem quiser participar, é só registrar o interesse e, pronto! “Automagicamente” (como diz o próprio Paulo durante a live), será criada uma página personalizada, que organiza e destaca os projetos que você fez durante as Imersões, Challenges e 7 Days Of Code, além de informações sobre suas rotinas de estudos e links externos. Ou seja: se você tiver projetos na Playstore, Vercel, Google Cloud... todos podem aparecer na sua vitrine!

Lembra do que dissemos lá em cima, sobre ações que ajudam a empoderar profissionais de tecnologia que buscam oportunidades no mercado de trabalho?

Então… a Vitrine.dev é uma das nossas maiores iniciativas para colaborar com esse movimento e fazer jus ao Manifesto Tech!

Mais detalhes sobre a Vitrine — que, por enquanto, será exclusiva para alunos e alunas — serão divulgados em breve.

Participe de Formações da Alura em pré-lançamento

Este mês, também demos início às Formações Early Access, um modelo no qual os cursos de algumas formações são liberados aos pouquinhos.

Isso é bom porque nos dá a oportunidade de evoluir de acordo com os feedbacks dos alunos, alunas e empresas que participam dos primeiros cursos disponíveis.

A primeira Formação lançada no formato Early Access é a do framework Next.JS, feita em parceria com o Dev Soutinho, e que já tem nos mostrado excelentes caminhos possíveis!

Formações Co-Branded

Já aconteceu de você navegar pela nossa escola e se deparar com alguns cursos que tinham o logotipo de outra marca?

Essas são as nossas Formações Co-branded, desenvolvidas em conjunto com profissionais de marcas como Nubank, Suzano, Banco Pan, ThoughtWorks, entre outras. Uma ótima oportunidade de conhecer tecnologias e áreas de estudos presentes no dia a dia do mercado de trabalho.

E mais:

Estamos chegando no 300º episódio do Hipsters Ponto Tech!

Isso prova duas coisas:

  1. O tempo passa rápido demais;
  2. O universo da tecnologia é uma fonte INESGOTÁVEL de informação e conhecimento.

Além disso, temos a nova temporada do Hipsters Ponto Tube bombando lá no YouTube! São vídeos bem legais, nos quais entrevistamos uma galera de peso do mundo tech. Tem vídeo sobre arquitetura de sistemas, data science, design system, boas práticas de programação e muito mais. Tem pra todos os gostos!

Vai lá no canal da Alura no YouTube pra prestigiar o conteúdo!

Aproveite também pra maratonar os episódios do Podcast Like a Boss — que, inclusive, está com uma nova temporada confirmada, que vai estrear em breve — e que mergulha no universo das startups, para falar sobre as empresas brasileiras que mais investem em tecnologia na atualidade.

Viu só? Te disse que tínhamos novidades pra quase um ano inteiro! Espero que tenha gostado e que aproveite todas elas. Quero ver você decolando e mostrando a sua jornada de evolução nos estudos para o mundo!