Power BI: parâmetros e exportação de modelos

Power BI: parâmetros e exportação de modelos
David Neves
David Neves

Compartilhe

Introdução

Com o relatório desenvolvido no Power BI Desktop, utilizando os dados do ENEM 2019, tive a ideia de compartilhá-lo de tal forma que, ao abrir, o usuário poderá escolher o estado, visualizando somente as informações referentes ao estado escolhido. Sendo assim, utilizei alguns recursos que me possibilitaram tal feito limitando, somente, para a região Sul:

Banner da Escola de Data Science: Matricula-se na escola de Data Science. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Criando parâmetros

Para criar um parâmetro, acessei o Power Query procurando pela opção Gerenciar Parâmetros dentro da guia Página Inicial e selecionei Novo Parâmetro.

print do menu inicial do power query

Abrindo a janela do gerenciador, existem opções para nomear e até mesmo colocar uma descrição no parâmetro, mas o que merece destaque é o campo de Valores Sugeridos, no qual possui três opções que fazem toda a diferença no resultado final da criação do parâmetro.

As três opções são:

  • Qualquer valor - pode inserir qualquer valor porém ele é fixo, não se altera.
  • Lista de valores - pode inserir uma lista personalizada de valores.
  • Consulta - pode inserir uma consulta criada ou baseada na coluna de uma tabela.

Como é mais interessante lidar com um parâmetro dinâmico, criei uma lista de valores que contém as siglas dos estados da região Sul.

print do gerenciamento de parametros da regiao sul

Sabendo que em algum momento seria necessário a utilização de um parâmetro que comportasse todos os estados do Brasil, elaborei uma consulta baseada na coluna da tabela importada.

menu com adicionar como nova consulta selecionado
menu com SG_UF_RESIDENCIA selecionado

A consulta herdou todos os valores referentes a coluna, assim vieram muitos valores repetidos e para solucionar isso, removi todas as duplicatas.

menu com remover duplicatas selecionado

O seguinte resultado foi encontrado:

lista com todas as UFS do Brasil aparecendo

Com a consulta criada, foi possível criar um parâmetro com todos os estados.

gerenciamento de parametros

Já que os parâmetros foram criados, parti para aplicação do filtro dinâmico.

Usando o parâmetro como filtro

Adicionei um filtro exatamente na coluna que possui os mesmos valores do parâmetro para que influenciasse diretamente a tabela.

exemplo de filtragem de linhas

Dentro da janela Filtrar Linhas, existe a opção de inserir o parâmetro como filtro.

exemplo de filtragem de linhas

Apareceram duas opções para escolher, ou seja, os dois parâmetros que foram criados. Como o relatório tinha que ser voltado para a Região Sul, foi escolhido o primeiro.

exemplo de filtragem de linhas da regiao sul

Com os filtros devidamente aplicados, fechei e apliquei todas as alterações feitas no Power Query.

Exportando o modelo

Para que o usuário pudesse escolher o estado da Região Sul assim que abrir o relatório, utilizei um recurso existente dentro do Power BI Desktop que se chama Modelo do Power BI. Para acessá-lo, entrei na opção Exportar dentro da guia Arquivo.

menu para exportação do modelo no power bi desktop

Colocada uma descrição no modelo, salvei o arquivo.

menu para exportação do modelo no power bi desktop com a opção de exportação selecionada

O arquivo salvo tem uma aparência diferente dos relatórios salvos no Power BI e a sua extensão é a .pbit.

Aberto o arquivo, pude escolher o estado e, por fim, consegui visualizar o relatório com o filtro aplicado, alcançando o objetivo desejado.

modelo aberto com a opção de dados por estado brasileiro
modelo aberto com a opção de dados por estado brasileiro

Gostou deste artigo e quer conhecer ainda mais essa ferramenta e suas linguagens? A Formação de Power BI da Alura foi feita para você! Aqui, nós te ajudaremos em todos os passos dos processos até a criação de dashboards dinâmicos.

David Neves
David Neves

Com uma trajetória versátil que percorre front-end, back-end e infraestrutura, descobri minha paixão por desvendar o potencial dos dados. Hoje, como um especialista em Business Intelligence, com foco no Power BI, encontro minha motivação na disseminação de conhecimento de alta qualidade.

Veja outros artigos sobre Data Science