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O artista por trás do 3D

mchevrand
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Meu primeiro contato com o universo 3D foi há 13 anos atrás. Meus amigos me apresentaram o jogo CS 1.6 e estavam todos muito empolgados com o jogo e seu gráfico realista, que o tornava ainda mais interessante.

Counter-Strike 1.6

Com o passar do tempo, busquei aprender os principais softwares de desenvolvimento de 3D,passando pelo Blender, Cinema 4D, 3Ds Max, Maya, Photoshop, entre outros, entendendo como eles funcionavam para a criação de jogos e filmes.

Pensando em me profissionalizar, compreendi que, como em outras profissões, existem inúmeros profissionais ramificados em especializações.

Ramificações profissionais do 3D

Concept Artist: Responsável pela criação de conceitos para os jogos. Fazem a adaptação do roteiro parte textual para concepts de desenhos que levam ao resultado visual.

3D Environment Artist - Responsável pela  criação dos cenários e props:

3D Character Artist - Responsável pela criação dos personagens 3D:

Animador 3D/3D Animator -Responsável por dar vida aos personagens, animando-os:

Programador: Responsável pelos códigos que possibilitam a interação com os personagens. Por exemplo, quando clicamos no “W” para o personagem ir para frente ou quando apertamos quadrado no Joystick para o jogador chutar a bola.

Além dos citados, existem muitos outros profissionais responsáveis por etapas específicas de um jogo.

O período de peregrinação

O 3D é um trabalho que vai muito além de saber utilizar os softwares específicos para sua concepção. Na parte de criação visual, o modelador virtual atua como um escultor - entender sobre formas, texturas e iluminação é essencial para a execução de um trabalho de excelência e isto envolve muito estudo e dedicação.

É preciso estar antenado(a) em novas ferramentas que surgem na efervescência da sofisticação tecnológica dos softwares de modelagem virtual 3D.

Outras áreas de atuação do profissional de 3D

Filmes de animação:

Filmes live action - interação do 3D com pessoas reais:

Entertainment and advertising - propagandas e comerciais:

Quem faz?

No Brasil temos grandes artistas de 3D que estão cada mais ganhando destaque no mercado.

Ver referências de grandes artistas é muito importante para nivelar a qualidade do trabalho que você executa buscando sempre qualidade, porém, mantendo a originalidade que faz cada modelador ser singular.

Selecionamos abaixo alguns artistas renomados que vêm fazendo a diferença no direcionamento dos games e filmes 3D:
Rafael Grasetti
Glauco Longhi
Alex Oliver
Fellipe Beckman
Victor Hugo Queiroz

Pela complexidade do ofício, há uma grande procura por profissionais qualificados no mercado de trabalho, o que torna-se muito interessante para quem deseja aprender e se profissionalizar.

Aqui na Alura temos vários cursos que apoiam esta jornada:
Jogos mobile com Unity: Diversão com a Game Engine
Blender 3D: Modelagem inorgânica
Maya parte 1: Modelagem inorgânica
Autodesk 3Ds Max Parte 1: Modelagem inorgânica
Unreal Engine

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