O artista por trás do 3D

O artista por trás do 3D

Meu primeiro contato com o universo 3D foi há 13 anos atrás. Meus amigos me apresentaram o jogo CS 1.6 e estavam todos muito empolgados com o jogo e seu gráfico realista, que o tornava ainda mais interessante.

Counter-Strike 1.6

Com o passar do tempo, busquei aprender os principais softwares de desenvolvimento de 3D,passando pelo Blender, Cinema 4D, 3Ds Max, Maya, Photoshop, entre outros, entendendo como eles funcionavam para a criação de jogos e filmes.

Pensando em me profissionalizar, compreendi que, como em outras profissões, existem inúmeros profissionais ramificados em especializações.

Ramificações profissionais do 3D

Concept Artist: Responsável pela criação de conceitos para os jogos. Fazem a adaptação do roteiro parte textual para concepts de desenhos que levam ao resultado visual.

3D Environment Artist - Responsável pela  criação dos cenários e props:

3D Character Artist - Responsável pela criação dos personagens 3D:

Animador 3D/3D Animator -Responsável por dar vida aos personagens, animando-os:

Programador: Responsável pelos códigos que possibilitam a interação com os personagens. Por exemplo, quando clicamos no “W” para o personagem ir para frente ou quando apertamos quadrado no Joystick para o jogador chutar a bola.

Além dos citados, existem muitos outros profissionais responsáveis por etapas específicas de um jogo.

Banner promocional da Alura, com um design futurista em tons de azul, apresentando dois blocos de texto, no qual o bloco esquerdo tem os dizeres:

O período de peregrinação

O 3D é um trabalho que vai muito além de saber utilizar os softwares específicos para sua concepção. Na parte de criação visual, o modelador virtual atua como um escultor - entender sobre formas, texturas e iluminação é essencial para a execução de um trabalho de excelência e isto envolve muito estudo e dedicação.

É preciso estar antenado(a) em novas ferramentas que surgem na efervescência da sofisticação tecnológica dos softwares de modelagem virtual 3D.

Outras áreas de atuação do profissional de 3D

Filmes de animação:

Filmes live action - interação do 3D com pessoas reais:

Entertainment and advertising - propagandas e comerciais:

Quem faz?

No Brasil temos grandes artistas de 3D que estão cada mais ganhando destaque no mercado.

Ver referências de grandes artistas é muito importante para nivelar a qualidade do trabalho que você executa buscando sempre qualidade, porém, mantendo a originalidade que faz cada modelador ser singular.

Selecionamos abaixo alguns artistas renomados que vêm fazendo a diferença no direcionamento dos games e filmes 3D:
Rafael Grasetti
Glauco Longhi
Alex Oliver
Fellipe Beckman
Victor Hugo Queiroz

Pela complexidade do ofício, há uma grande procura por profissionais qualificados no mercado de trabalho, o que torna-se muito interessante para quem deseja aprender e se profissionalizar.

Aqui na Alura temos vários cursos que apoiam esta jornada:
Jogos mobile com Unity: Diversão com a Game Engine
Blender 3D: Modelagem inorgânica
Maya parte 1: Modelagem inorgânica
Autodesk 3Ds Max Parte 1: Modelagem inorgânica
Unreal Engine

Mariana Chevrand Magalhães
Mariana Chevrand Magalhães

Product Manager da Escola de Inovação & Gestão

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