Novidades do mês na Alura: mudanças para a sua organização, mais experiências práticas e ações sobre o Manifesto que deu o que falar!

Novidades do mês na Alura: mudanças para a sua organização, mais experiências práticas e ações sobre o Manifesto que deu o que falar!
Luísa Guimarães
Luísa Guimarães

Compartilhe

Fevereiro já está chegando ao fim, e antes de curtir o feriado de Carnaval, eu preciso te contar as novidades deste mês aqui na Alura!

Um passo rumo à organização dos sonhos, um manifesto que visa melhorar a sustentabilidade do mercado tech e experiências imersivas para expandir o seu portfólio.

As novidades são muitas, mas rapidinho você fica por dentro de todas.

Vamos lá? :)

Há mudanças que vêm para o bem

Salve as suas anotações! Uma atualização na plataforma vai mudar os rumos dos nossos cadernos de estudo. Se você é nosso aluno e aluna já deve ter visto este aviso por aí:

Aviso do dashboard da Alura que fala sobre a desativação da funcionalidade Meus Cadernos

Pois é, a primeira notícia do mês é que a funcionalidade Meus Cadernos aqui na plataforma vai ser desativada.

Estamos preparando novas features e muitas novidades que vão melhorar a sua experiência no nosso dashboard. Pensando nisso, preparamos uma atualização que entra no ar a partir de março. Por isso, faça o download das suas anotações!

Dica de uma nova ferramenta de organização

A nossa indicação é: migre para o Notion. A plataforma é multifuncional e pode somar na sua organização pessoal, profissional e nos seus estudos. Super customizável e com uma infinidade de recursos. Aqui na Alura, já usamos e aprovamos!

Separei alguns vídeos que vão te ajudar a explorar o Notion e acabar com essa ideia de que toda mudança é difícil:

Um compromisso com o mercado de tecnologia - e com você

Você já parou para analisar a situação do mercado de tecnologia do país? A expansão do setor tem levado a um cenário de escassez de profissionais.

Considerando isso, neste mês foi lançado o Manifesto Tech, desenvolvido e assinado por diversas empresas e organizações.

A iniciativa (que já deu o que falar! 👀) visa o crescimento sustentável do mercado de tecnologia. Como? A partir de três valores:

  • Contratar pessoas em desenvolvimento, e não só as experientes;
  • Promover cultura de crescimento com aprendizado contínuo;
  • Habilitar essas pessoas a entregarem valor em projetos reais.

Essa iniciativa é um grande primeiro passo para valorizar o crescimento da sua equipe de tecnologia. Mas também entendemos que é fundamental falar de maneira prática sobre essa implementação.

Por isso, está disponível a página Como a Alura está implementando o Manifesto Tech?, com o objetivo de firmar esse compromisso de levar mais transparência sobre nossas ações.

Captura de tela da página “Como a Alura está implementando o Manifesto Tech?” que destaca um parágrafo à direita do título “Cultura de crescimento e colaboração da Alura

Eu te convido a dar uma olhada no que temos feito!

Muuuitos mergulhos para expandir o seu portfólio na profundidade e na área que você desejar

Conteúdo e prática são dois pilares que fazem parte da nossa experiência de aprendizado.

Se você já é nosso aluno e aluna, provavelmente já participou de alguma experiência que une os dois, como os Challenges ou as Imersões - estas são abertas para o público.

E esse mergulho acaba de ficar muito mais fácil!

Lançamos uma página que reúne detalhes de todas as Imersões que já tivemos! Você pode dar uma olhada e acessar os conteúdos.

Captura de tela da página Alura Imersões

Mas não para por aí! Nosso time também preparou um espaço para os Challenges. Acesse, confira edições passadas, atuais e escolha em qual assunto você vai se desafiar.

Captura de tela da página Alura Challenges

Atenção, cientistas de Dados e UXers: aqui a gente promete e cumpre!

E falando em Challenges… Como eu prometi no artigo de janeiro, este mês lançamos duas novas edições, nas áreas de BI/Dados e UX/UI Design.

Nos desafios de BI, estamos trabalhando com três empresas: Alura Films, Alura Foods e Alura Skimo. A cada semana, os participantes desenvolvem dashboards de acordo com o objetivo de cada uma delas.

Os resultados têm sido incríveis e eu separei alguns para você conferir:

Dashboard 1 desenvolvido dentro da segunda edição do Alura Challenge BI para a empresa fictícia Alura Films

Dashboard 2 desenvolvido dentro da segunda edição do Alura Challenge BI para a empresa fictícia Alura Films

Estamos prestes a iniciar a terceira semana, mas se você é nosso aluno e aluna ainda pode se inscrever e se desafiar como uma pessoa profissional em Dados!

Não curte Dados, mas sim UX e UI Design? Tudo bem!

A live de lançamento do Challenge de UX/UI acabou de rolar e você já pode fazer a sua inscrição! Dessa forma você garante alguns dias para revisar seus estudos.

Confira todos os detalhes na nossa página oficial e prepare-se para mergulhar em UX/UI a partir de 7 de março.

Tem mais coisa vindo aí

Ufa! As novidades não param de chegar! Eu mal terminei de escrever este artigo e já lançamos um sobre os próximos passos da Alura. Posso garantir mais uma vez: vem coisa boa aí!

Se você quiser sugerir uma nova funcionalidade para a nossa plataforma, acesse o Github e deixe seu comentário. Estamos sempre de olho e querendo ouvir você.

Até o próximo mês!

Luísa Guimarães
Luísa Guimarães

Em busca de grandes aprendizados em diferentes áreas!

Veja outros artigos sobre UX & Design