Monetização no Instagram: Reels
Que o Instagram mudou e vai passar por mais mudanças, você já sabe. Inclusive temos o artigo É o fim do instagram? onde já adiantamos algumas atualizações.
Os rumores entre os criadores de conteúdo e desenvolvedores é que a plataforma vai investir ainda mais no público dos creators desses vídeos virais.
Caso você não saiba, o Reels foi lançado no Instagram em junho de 2020, e a sua proposta é a criação de vídeos curtos e virais, bem parecido - quiçá idêntico - à proposta do seu rival, o TikTok. Porém, o que o Instagram ainda não faz, e o seu concorrente sim, é pagar os usuários que divulgam o seu aplicativo.
E não é só o TikTok que está famoso por oferecer bônus em dinheiro para os seus usuários, a plataforma Kwai, muito semelhante a ele, atua da mesma forma. Os usuários contam com um código, como se fosse de vendedor, para que outros usuários se cadastrem na plataforma a partir dele, e assim é possível acumular pontos que são retirados em dinheiro. Porém, não é dessa forma que o Instagram aparentemente vai começar a monetizar os vídeos do Reels.
O Instagram será, de fato, uma das primeiras redes sociais a implementar essa função. Entre as outras principais do gênero, como Twitter e Facebook, ela será a única (por enquanto, né?). A empresa não se manifestou oficialmente confirmando essa informação, mas, no início deste ano, o desenvolvedor Alessandro Paluzzi revelou alguns prints de dentro da programação do aplicativo que revelam que essa função já está implementada, só não está disponível ainda.
Mas afinal, como funcionará a monetização do Reels?
Os criadores de conteúdo em vídeo no YouTube conseguem lucrar em cima dos seus vídeos monetizados, ou seja, a própria plataforma remunera os criadores conforme a visualização e cliques em anúncios que estão veiculados em seus vídeos. Os criadores recebem em dólar! E é nessa mesma premissa que surgirá, em breve, a possibilidade de faturar em cima do alcance e da visualização dos seus vídeos do Reels.
Os prints revelados por Alessandro mostram que a plataforma deverá trabalhar com um tipo de sistema de afiliação, onde o criador será remunerado com base na audiência e no engajamento do vídeo. Também já se sabe que essa funcionalidade não será liberada para todos de uma vez, e sim gradualmente, o Instagram irá autorizar perfis de criadores de conteúdo a se adequarem a essa nova política de monetização.
O valor ainda é uma grande incógnita, mas se seguir o tipo de remuneração do YouTube, vai ser uma ótima fonte de renda para criadores de conteúdo. O que também ainda não sabemos, é quando esse recurso estará disponível para os sortudos que poderão testá-lo, mas, entre os criadores, os rumores é que em 2022 já será uma realidade.
E aí, já se convenceu que não há como deixar o Reels para trás? É melhor começar a estudar a plataforma pra ontem, soltar seus vídeos e garantir um dinheiro com isso! Fique sempre de olho nas formações da Escola de Marketing Digital para te ajudar a gerir o seu conteúdo da melhor forma possível nas redes sociais.