Marketing de Conteúdo: 3 maneiras de impulsionar o seu negócio no ambiente digital

Marketing de Conteúdo: 3 maneiras de impulsionar o seu negócio no ambiente digital
priscila.stuani
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Você já parou para ler todos os anúncios que aparecem na sua timeline do Facebook?

Propaganda-facebook

Se fosse apenas uma propaganda, as chances de você lembrar dela no final do dia seria maior, o problema é que existem muitos anúncios, muita gente falando ao mesmo tempo. O resultado disso é que as pessoas não prestam mais atenção em muitas publicações.

Se o conteúdo for relevante para você, tudo bem, você vai ler o post, caso contrário, vai passar para as próximas publicações, certo?

Banner promocional da Alura, com um design futurista em tons de azul, apresentando dois blocos de texto, no qual o bloco esquerdo tem os dizeres:

Mas ai vem o x da questão: o que as empresas precisam fazer para além de conseguir atrair a atenção das pessoas, fazer com que elas parem para ler alguma coisa também?

Se você se deparou com essa realidade, veja como o Marketing de Conteúdo, ou Content Marketing, pode ser interessante para o seu negócio.

O marketing de conteúdo envolve compartilhar conteúdo de valor, que será oferecido de forma gratuita (ou em troca de um email, por exemplo) com o objetivo de converter prospects (clientes potenciais) em clientes.

Mas como isso funciona na prática?

Vamos comparar dois exemplos a seguir.

A Escola do Designer SA decidiu seguir uma linha mais voltada à venda. Até ai tudo bem, mas será que não fica muito apelativo? Digo, dá a impressão que se a pessoa estudar lá, terá 100% de sucesso, e sabemos que isso depende de outros fatores.

exemplo-escola-do-designer

Agora no segundo exemplo, perceba que em momento algum lemos algo relacionado com vendas, na verdade nos deparamos com uma descrição muito sutil, onde o objetivo é municiar o leitor de informações.

exemplo-alura

Se você estivesse na dúvida sobre seguir a carreira em desing, qual das duas publicações mais chamaria a sua atenção? Qual você dedicaria mais tempo para ler?

Dentre várias razões para se investir no Marketing de Conteúdo, escolhi 3 que gostaria de compartilhar com você:

1) Publicar conteúdo relevante é o principal modo de agradar a Google. Dizem que se você não está no Google, você não existe. Ok, pode parecer um tanto exagerado, mas pare para pensar: vamos supor que a sua empresa ofereça serviços na área de saúde e bem-estar. Será que ela vai aparecer na busca quando alguém pesquisar no Google?

exemplo-pesquisa-saude-bem-estar

Ter apenas um site não é o suficiente, disponibilize conteúdo com regularidade.Tenha um blog e redes sociais sempre ativas, com informação útil e de qualidade, isso te ajudará a se relacionar melhor com o Google.

2) É uma boa maneira de se diferenciar da concorrência. As pessoas só vão parar para ler algo que seja relevante para elas. Então será que se você seguir as mesmas estratégias, estar presente nas redes sociais apenas por estar vai ser bom para o seu negócio? O marketing de conteúdo fornece uma oportunidade para reinventar-se a cada nova criação, com cada peça. No marketing de conteúdo, não existem regras, tudo é descoberta.

Um bom exemplo disso é a Nubank que tem uma abordagem muito interessantes através das redes sociais.

Se você acessar páginas das empresas que oferecem serviços bancários, notará que eles usam uma linguagem mais formal para comunicar seus serviços e vai se deparar com um emaranhado de reclamações nos comentários. Mas ao visitar a página do Nubank, verá que eles usam uma abordagem diferente, mais amigável.

exemplo-nubank

3) O conteúdo permite o contato com o público-alvo em todas as fases do processo. Então você conseguiu chamar a atenção do seu cliente. Legal, mas e depois? Até quando ele vai te acompanhar?

Bom, o Marketing de Conteúdo pode ser útil para você desde a atração até a manunteção de clientes. A grande jogada é descobrir como usar o conteúdo a seu favor.

Abaixo, podemos ver um exemplo interessante do Blog do Alura.

Esse post é para municiar o leitor que está iniciando ou tem interesse em começar na carreira de programador.

exemplo-blog-alura

Já nesse outro exemplo, o conteúdo pode ser útil tanto para o profissional que está iniciando na carreira como quem já atua.

exemplo-alura-2

O grande barato do marketing de conteúdo é conseguir descobrir o que compartilhar para ajudar os seus leitores, em diversos momentos da sua jornada.

E ai, gostou de conhecer algumas maneiras de trabalhar com o Marketing de conteúdo?

Quel tal se aprofundar mais no assunto? Acesse a Trilha de Marketing Digital no Alura, e confira como o Curso Marketing de Contéudo: Uma introdução ao Marketing de valor pode ser útil para você ou para o seu negócio.

Quer ficar por dentro de assuntos sobre marketing digital, marketing pessoal, personal branding e carreira profissional? Conheça o blog da Priscila Stuani e fique por dentro das novidades!

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