Instalando NodeJS no Windows/Linux

Matheus Alberto
Matheus Alberto

Compartilhe

Instalação no Windows

Para instalar o NodeJS no Windows, primeiro precisamos ir até a página oficial do nodejs.org

Depois, vamos clicar na versão LTS para baixar. A versão LTS é a mais estável, então a não ser que precisemos de alguma funcionalidade nova e mais atual do NodeJs, a versão LTS é a que devemos usar. Após baixar o instalador, basta executar e seguir os passos:

Quando chegar na tela a seguir, tenha a garantia de que pelo menos as opções Node.js runtime, npm package manager e Add to PATH estejam selecionadas.

Tela de instalação do NodeJS no Windows

Na próxima tela, o instalador vai perguntar se você gostaria de instalar outras ferramentas. Selecione a opção que vai instalar automaticamente essas ferramentas. É muito importante selecionar essa opção no Windows, porque alguns pacotes do npm não conseguem rodar nativamente no Windows sem algum tipo de compilação. Essas ferramentas vão cuidar da compatibilidade com o Windows.

Tela de instalação do NodeJS no Windows

Depois disso, é só concluir a instalação. Algumas janelas de terminal se abrirão automaticamente indicando o progresso da instalação.

Observação: Caso a indicação de progresso pareça estagnada por muito tempo, você pode pressionar espaço ou esc. Neste caso, a instalação do node não está congelada, é apenas a indicação de que não está atualizando quando deveria.

Após terminar a instalação, eu recomendo reiniciar a máquina, nem sempre é necessário, mas é uma garantia de que o NodeJS foi escrito corretamente no caminho do PATH do Windows.

Depois de todo esse processo, vamos rodar os seguintes comandos para garantir a instalação do NodeJS e do npm:

node --version e npm --version

Terminal do Ubuntu após executar a linha de comando

Terminal do Ubuntu após executar a linha de comando

Instalação no Linux (Ubuntu)

A instalação no Linux é bem mais simples que no Windows. Vamos abrir o terminal e digitar o seguinte comando como super usuário:

sudo apt-get install nodejs

Terminal do Ubuntu após executar a linha de comando

No meu caso, já tenho o NodeJS instalado. Após terminar o processo de instalação, podemos checar se o NodeJS e o npm foram instalados corretamente, usando os comandos:

node --version e npm --version

Terminal do Ubuntu após executar as linhas de comando

Conclusão

A instalação do NodeJS no Windows é um pouco mais sensível, principalmente, pelo fato de que aplicações que precisam usar o NodeJS runtime no Windows precisam ser compiladas em C/C++, por isso, necessitamprecisam de algumas ferramentas extras para funcionar.

No Linux essas ferramentas já são instaladas automaticamente com apenas uma linha de comando, o que torna o processo bem mais rápido e direto. Mas nem todas as pessoas se sentem confortáveis para usar um terminal. Então, dizer que um processo é mais fácil que o outro, é bem relativo.

Matheus Alberto
Matheus Alberto

Formado em Sistemas de Informação na FIAP e em Design Gráfico na Escola Panamericana de Artes e Design. Trabalho como desenvolvedor e instrutor na Caelum e Alura. Nas horas vagas sou artista/ilustrador.

Veja outros artigos sobre Programação