Imagens e redes sociais: onde expor o meu trabalho?

Imagens e redes sociais: onde expor o meu trabalho?
Priscila Stuani
Priscila Stuani

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Não importa se você quer investir numa carreira como freelancer ou está procurando um trampo fixo, se trabalha nas áreas de fotografia e design, construir um bom portfólio online pode render muitas oportunidades de trabalho.

No artigo de hoje, você vai saber como expor o seu trabalho nas plataformas mais tradicionais e também vai conhecer algumas que ainda não fazem tanto sucesso por aqui, mas que valem a pena para acompanhar o que o que os gringos estão produzindo na sua área. Então, vamos lá!

Se você quer divulgar suas fotos, use:

Flickr

Essa é uma das primeiras redes sociais voltadas para a exposição de fotografia profissional. É uma ótima opção para quem quer criar um portfólio online, já que ela permite a divisão por assuntos, temas e pastas, além de apresentar detalhes como, por exemplo, qual o equipamento e as configurações utilizadas para fazer a imagem.

É interessante dizer que o Flickr apresenta várias possibilidades de licenças de uso para compartilhamento de uma foto. Inclusive, não faz muito tempo que o site incluiu dois novos tipos: a licença de domínio público e a licença sem nenhum direito reservado (ou CC0).

500px

Mais recente e menos popular que o Flickr, a plataforma 500px (lê-se 500 pixels em português) nasceu em 2009 com a promessa de se tornar uma rede social para fotografia “de verdade”, em resposta ao Instagram.

De qualquer forma, ela conta com uma grande quantidade de usuários que compartilham suas melhores fotos no intuito de divulgar trabalhos, fazer parcerias e também de vender fotografia. Sim! É possível comercializar fotos por lá como se fosse um banco de imagens. É legal ir a fundo e pesquisar tudo sobre a plataforma, que tem funções gratuitas e outras pagas.

Instagram

Ninguém duvida que o Instagram nasceu para o compartilhamento de fotografias, certo? Pois bem. A rede social, que hoje pertence ao Facebook, é uma ótima opção para divulgar seu trabalho ao público final. O aplicativo também oferece a alternativa de criar uma conta empresarial, facilitando acompanhar o engajamento dos seus seguidores.

No começo, era vista como uma rede social para fotografia amadora. Porém, com o passar do tempo, fotógrafos profissionais também começaram a tirar proveito da plataforma para divulgar seu estilo de trabalho usando as hashtags.

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Se você quer divulgar seus jobs de design, use:

DeviantART

Conhecido como um dos sites com o maior número de imagens voltadas para designers, o DevianART permite o compartilhamento de trabalhos em uma rede composta por milhares de pessoas, que participam votando nos materiais enviados para a plataforma.

Existe uma espécie de comunidade brasileira formada por artistas e estudantes dentro da rede social. Para que seu trabalho seja aceito pelo grupo e exibido na plataforma, é preciso conquistar pelo menos três votos. O site também aceita fotografias, mas ele está mais difundido entre os profissionais do design.

Behance

Também muito difundida entre os designers, a Behance é uma rede social extremamente voltada à composição de portfólio. Em diversos sites de jobs e freelas dessa área ela é indicada para essa finalidade.

Além disso, permite acompanhar o trabalho de outros artistas, curtir, comentar, entrar em contato e compartilhar as imagens em outras redes como Facebook e Pinterest. Conhecido como o LinkedIn dos criativos, o site na verdade possui uma parceria com essa outra plataforma, permitindo a publicação simultânea de conteúdo.

Cargo

Outra rede social voltada para os designers é a Cargo. Para publicar imagens na plataforma é necessário passar por uma avaliação, mas o acesso aos jobs de colegas é totalmente free.

Uma vantagem em relação aos outros sites é que neste você terá uma URL exclusiva para divulgar o conteúdo que produz. A plataforma promete ainda uma boa variedade de templates personalizáveis para ajudar quem quer divulgar seus trabalhos.

Se quiser divulgar os dois tipos de trabalhos, use:

Tumblr

O Tumblr é conhecido como uma rede social de microblogs. O foco aqui são conteúdos multimídias, já que a plataforma permite a inserção de texto, imagens, vídeos, GIFs etc. Ao fazer a sua inscrição, você terá um endereço assim: “onomeescolhido.tumblr.com”.

O legal é que é possível personalizar os temas disponíveis de acordo com o seu gosto (alguns são pagos). Algumas pessoas usam o Tumblr para divulgar projetos específicos, que vão sendo desenvolvidos ao longo do tempo. Outras, usam como portfólio ou blog.

Pinterest

O Pinterest é como um mar de referências. Usado tanto por fotógrafos quanto por designers e outros profissionais, essa rede social tem crescido nos últimos anos. A cultura do DIY (faça você mesmo) alavancou as inscrições de pessoas em busca de dicas.

Também oferece a possibilidade de organizar o material em painéis e inserir palavras-chave para direcionar as buscas. Os usuários do Pinterest podem guardar os “pins” que mais gostam para vê-los mais tarde. É a oportunidade de tornar o seu trabalho referência para outras pessoas e profissionais.

Facebook

Deixamos por último a rede social mais popular que existe, o Facebook. Essa é uma das melhores ferramentas de divulgação de trabalhos, seja qual for. As fanpages são utilizadas tanto por empresas, quanto por artistas e profissionais liberais para atrair curtidas.

Com foco em imagens e acessada diariamente por milhões de pessoas, essa rede social merece a sua atenção. Embora tenha um mercado de anúncios pagos funcionando dentro da plataforma, é possível usufruir das ferramentas orgânicas de divulgação: publicar, curtir, compartilhar e marcar seus clientes, por exemplo.

Por fim, podemos afirmar que a associação entre imagens e redes sociais é fundamental para quem trabalha com fotografia e design. Sem dúvida, esses meios de comunicação surgiram para estreitar as relações e abrir novos caminhos profissionais.

Não precisa se engajar em todas as redes que citamos aqui, mas entenda o funcionamento de cada uma e escolha aquela que se encaixa no seu perfil.

Já que estamos falando de imagens e redes sociais, fique à vontade para compartilhar o nosso artigo. Assim, os seus colegas de profissão também poderão entender a importância de expor os trabalhos nesse universo cheio de possibilidades que é a internet!

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Priscila Stuani
Priscila Stuani

Priscila é Psicóloga (CRP: 06/193357) e neuroeducadora. Já criou mais de 60 cursos na Alura, além de palestrar sobre desenvolvimento de habilidades pessoais. Nas horas vagas, dedica-se à prática do yoga, corrida e musculação.

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