Tá acabando!

Compre agora com desconto
Corra enquanto há tempo!

dias

:

horas

:

minutos

:

segundos

Frequência Absoluta e Relativa: O que é e Como Calcular

David  Neves
David Neves

Compartilhe

Quando se fala sobre a área de estatística, um dos conceitos básicos aprendidos são as frequências absolutas e relativas, porém algumas pessoas sentem uma dificuldade na hora de distingui-las. Com isso, vamos entender as particularidades de cada frequência, na prática, solucionando um problema da vida real.

Imagine que você realizou uma pesquisa em 700 residências de sua região, sobre quantas crianças, de até 10 anos, vivem em cada residência e, a partir disso, precisa calcular o percentual de residências em relação à quantidade de crianças por faixa etária. Como será feita a análise desses dados obtidos?

Frequência absoluta

Primeiramente, precisamos realizar uma contagem de residências em relação à quantidade de crianças, ou seja, saber quantas residências não tem crianças nessa faixa etária, quantas tem uma criança e por aí vai.

frequencia absoluta

Isso que acabamos de fazer é justamente a frequência absoluta, não é à toa que o total das frequências é exatamente o total de residências entrevistadas.

É importante ressaltar que a frequência absoluta é sempre representada por números inteiros.

Frequência relativa

Para chegarmos no objetivo final, vamos recorrer ao cálculo da frequência relativa, no qual consiste em dividir a frequência absoluta da categoria pelo total da frequência absoluta.

frequencia relativa

Entendendo esse conceito, realizaremos o cálculo para cada categoria, tendo como resultado um número decimal entre zero e um.

frequencia relativa

Para finalizar, multiplicaremos cada resultado encontrado por 100 para representar a frequência relativa em porcentagem.

frequencia relativa

Se você ficou interessado em se aprofundar ainda mais na estatística, temos outros artigos, como: Artigo: visualizando dados de frequência e a Formação de Estatística com Python da Alura para você continuar seus estudos! Aqui, nós te ajudaremos em todos os passos, desde os conceitos, até suas aplicabilidades na vida real.

David  Neves
David Neves

Carioca, apaixonado por esportes e por dados, com passagem em front, back e infra. Atualmente, sou especialista em BI com foco no Power BI e o que me motiva é transmitir conhecimento de qualidade para todas as pessoas que têm interesse em mergulhar em Data Science.

Veja outros artigos sobre Data Science