É o fim do Instagram?

É o fim do Instagram?
Ana Mascarenhas
Ana Mascarenhas

Compartilhe

O mês de julho começou com uma novidade que assustou criadores de conteúdo, social medias e empresários que usam o Instagram para divulgar os seus produtos e serviços. O diretor da plataforma, Adam Mosseri, divulgou uma série de atualizações e o novo rumo que o Instagram deve seguir no futuro breve.

Mão esquerda de uma pessoa negra segurando um celular. Na tela dele aparece a página de login do Instagram #inset

Mosseri trouxe, em um vídeo publicado em sua própria conta, que entre as mudanças da plataforma consta a priorização da entrega de conteúdos em vídeo, e segundo o próprio diretor, o Instagram não é mais apenas uma app de compartilhamento de fotos, e sim de entretenimento. Outras mudanças também começarão a ser testadas nos próximos meses, então você vai se deparar com algumas dessas novidades:

  • Tópicos com recomendações de vídeos para seguir novas contas;
  • Vídeos de contas que você ainda não segue poderão aparecer no seu feed;
  • Nova interface com apresentação de vídeos em tela cheia.

Você conhece algum aplicativo que tenha, mais ou menos, as mesmas configurações? Sim, é bem o que está pensando mesmo! O Instagram está correndo para aplicar na plataforma todas as possibilidades já disponíveis do seu grande rival, o TikTok.

E isso levantou a dúvida em muitos usuários… é o fim do Instagram? Ou a plataforma vai se tornar ainda maior e engolir a plataforma de danças virais com essas novas atualizações? Essas respostas infelizmente ainda não temos!

E para quem trabalha com o Instagram?

Se você trabalha com o Instagram é fato que já anda sofrendo com a entrega orgânica do seu conteúdo, ou seja, com o alcance que as suas publicações não patrocinadas recebem. A métrica mais aproximada é que apenas 10% a 30% dos seus seguidores recebem de fato as suas postagens no feed. Também já deve ter percebido que a entrega orgânica de vídeos no feed e de Reels (formato de vídeo curto) é bem maior que a de posts de fotos. Com essas mudanças anunciadas, a entrega de conteúdos estáticos será menor ainda.

A supervisora de conteúdo da VMLY&R (agência internacional de Branding e Customer Experience), Simone Bispo, indica aos criadores de conteúdo e marcas que ainda não produzem conteúdo em vídeo, agora é a hora. Segundo Bispo, o Instagram não vai abolir ou deixar de entregar as publicações com imagens, porém o caminho mais fácil para se destacar nas entregas orgânicas será por meio dos vídeos que contribuem com o entretenimento dos usuários.

Ou seja, as marcas e profissionais de social media vão precisar abusar da criatividade para produzir vídeos cativantes, principalmente pelo fato desse conteúdo atingir possíveis novos seguidores no novo tópico de recomendações.

Banner da Escola de Inovação e Gestão: Matricula-se na escola de Inovação e Gestão. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

E se eu não quiser trabalhar com vídeo?

Dentre todas as várias perguntas levantadas após o anúncio dessas mudanças, muitos criadores se sentiram sem resposta para essa: meu produto não se divulga por vídeo, e agora? Essa questão nem o Adam e nem a Simone responderam, mas eu posso dar algumas dicas:

  • Tenha um site! Apesar das redes sociais serem excelentes para divulgar o seu produto ou serviço, o site é a sua identidade na internet. E quando algum usuário pesquisar nos buscadores - como o Google - pelo seu serviço, é o seu site que deve aparecer.

  • Olhe ao redor! O seu público está apenas no Instagram? Tem certeza? Plataformas como o Pinterest e LinkedIn vem ganhando muito espaço entre as marcas e criadores que optam por divulgar seu serviço e, apesar de menos usuários dentro delas, a entrega orgânica funciona de maneira bem mais justa que no Instagram.

O formato de Story do Pinterest, por exemplo, chama-se Pins de História, e eles não desaparecem após 24 horas, dando a possibilidade de criar uma narrativa de storytelling muito cativante para o seguidor. Ah! Essa ferramenta está disponível apenas para a conta business da plataforma. Se quiser saber um pouco mais sobre como usar o Pinterest para negócios, temos um artigo em nossa plataforma chamado Media Content do Pinterest, vale a pena a sua leitura.

  • Estude marketing digital! Não basta ter uma conta criada em cada plataforma de rede social existente e começar a postar fotos do seu produto ou serviço sem um planejamento prévio. Para ter sucesso no marketing digital é preciso estratégia, e para uma boa estratégia, é preciso estudo. Nossa formação em Marketing Digital pode te ajudar a conhecer novas plataformas, novos conteúdos e novas formas de apresentar o seu produto a quem tem interesse nele.

    E aí, o que achou das mudanças do Instagram? Será que vamos ter uma nova rede para compartilhar fotos do nosso café da manhã ou isso é muito cringe?

Ana Mascarenhas
Ana Mascarenhas

Ana é publicitária, especialista em marketing digital, e cursa Mestrado em Comunicação e Mídias. Trabalha com redes sociais, produção de conteúdo, mídia paga e performance desde 2014, onde começou sua carreira na área de criação de uma agência. Hoje é instrutora na Alura, e além de ensinar, aprende cada vez mais com as infinitas novidades e possibilidades do universo online.

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão