Dicas de SEO que eu devia ter escutado no início de minha carreira

Dicas de SEO que eu devia ter escutado no início de minha carreira
Guilherme Silveira
Guilherme Silveira

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Imagem com fundo de madeira, apresentando ao centro, três peças com letras formando a sigla "SEO".

Tive a chance de conversar com a Paula Nakayama, Analista de SEO e instrutora do curso de acompanhamento de métricas em SEO do Alura. Ela nos deu algumas dicas que fazem toda a diferença para quem está começando e quer seguir carreira como analista SEO.

  • Quais dicas você tem para quem começa agora e quer se especializar como analista SEO?

A primeira coisa que você precisa fazer para trabalhar com SEO, para ser um analista, é realmente encontrar um curso básico, no mínimo, que irá ensinar desde rastreamento dos robôs de busca ao trabalho. Hoje existem vários no mercado, não é difícil de achar algum que tenha a sua cara.

  • É importante para o analista SEO entender de programação e design?

O trabalho de um analista SEO está muito envolvido com outras áreas. Para você conseguir ter uma boa atuação é importante saber um pouco de HTML e CSS, pois essas linguagens impactam diretamente no trabalho que estamos fazendo. O modo como elas são implementadas pode fazer total diferença no trabalho de SEO. Também existe a integração com trabalhos de UX, uma área que nos ajuda a tomar várias decisões ligadas à melhoria de usabilidade para atendermos melhor o usuário e deixar um pouco de lado o motor de busca.

  • Então entramos num conflito, pois um mesmo recurso deve atender tanto o robô quanto o usuário.

No geral, o trabalho de SEO precisa estar focado no usuário, nunca será somente para um motor de busca. Porém, no melhor dos cenários, conseguimos atender os dois públicos.

  • A primeira coisa que vem na minha cabeça quando penso em SEO é uma busca orgânica e aquilo que apresentamos para o usuário é muito importante. Isso influencia o trabalho do analista SEO?

Sim, influencia. E um dos pontos ligados a isso é o conhecimento que o analista SEO deve ter de marketing, é saber falar com o público-alvo e conhecer o negócio da empresa em que estamos atuando para ter maior probabilidade de conversão.

Para quem quer se tornar um analista SEO, o diferencial, então, é fazer um curso, mesmo que básico, entender HTML e CSS, para saber como nossas ideias estão sendo implementadas. Precisamos nos preocupar também com a usabilidade e conhecer muito bem o mercado e o produto.

Pensando nesses detalhes a Paula criou junto conosco um curso sobre métricas e relatórios SEO.

Guilherme Silveira
Guilherme Silveira

Co-fundador da Alura, da Caelum e do GUJ. Com 18 anos de ensino nas áreas de programação e dados, criou mais de 100 cursos. Possui formação em engenharia de software, viés matemático e criativo, além de ser medalhista de ouro em competições nacionais de computação, tendo representado o Brasil nos mundiais. Participante de comunidades open source e de educação em tecnologia, tendo escrito 7 livros. Faz mágica e fala coreano no tempo livre.

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