Compreenda a importância das certificações online no marketing digital

Compreenda a importância das certificações online no marketing digital
Priscila Stuani
Priscila Stuani

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Mais do que nunca, as empresas estão muito exigentes em seus processos seletivos. Sendo assim, estudantes e recém-formados buscam cursos complementares com o objetivo de se preparar para o mercado. Nesse cenário, as certificações de marketing digital ganharam destaque.

Quer conhecer mais sobre a importância de ter uma certificação na área de marketing digital? Continue lendo e confira!

Por que trabalhar com marketing digital?

As empresas já se deram conta de que estar presente nas mídias digitais é fundamental para o crescimento. Nesta era em que os consumidores utilizam a internet para pesquisar sobre qualquer coisa, quem estiver de fora dificilmente sobreviverá nesse mercado competitivo.

No entanto, ainda temos um segundo problema: não basta estar inserido no ambiente digital, é preciso ser estratégico! Muitos ainda cometem erros terríveis por não se capacitarem ou não contarem com profissionais do ramo de marketing.

É comum observarmos diversas empresas abrindo uma fanpage no Facebook e acharem que é o suficiente. Mas não é bem assim que as coisas funcionam. Além de não ser o bastante, poucos conhecem as melhores práticas para conseguir os resultados desejados nas mídias sociais.

Com a popularização dos dispositivos móveis, a contratação de especialistas para elaborar as estratégias de marketing digital se tornou ainda mais necessária. De acordo com uma pesquisa, mais da metade dos brasileiros acessam a internet pelo smartphone. Ou seja, toda a forma de produzir conteúdos e anúncios precisou ser repensada para esse enorme público — e isso abriu novas oportunidades na área.

Com que áreas o Marketing Digital se relaciona?

Design

O designer é o responsável em cuidar da identidade visual da empresa nos meios digitais. As marcas precisam transparecer sua personalidade nas peças publicitárias, ilustrações publicadas nas mídias sociais, banners etc.

Sendo assim, o profissional deve ser qualificado para garantir essa uniformidade e empregar as melhores técnicas. Além do designer gráfico, a profissão de webdesigner também é bastante requisitada por agências de marketing e demais empresas.

UX (User Experience)

O Analista de UX é quem se preocupa com a experiência do usuário que acessa as plataformas digitais da empresa, como o site e aplicativos. Isso garante que os visitantes e frequentadores consigam navegar com facilidade em suas páginas e, dessa forma, passem mais tempo nelas. Caso a experiência seja negativa, objetivos como a conversão e a fidelização vão por água abaixo.

Redação

O marketing de conteúdo é atualmente uma das estratégias mais utilizadas para as empresas gerarem tráfego para seus canais e criarem engajamento. Logo, um bom redator é indispensável.

Como o volume das produções costuma ser grande, há bastante demanda para essa área. Porém, existem algumas técnicas específicas para a redação web, fazendo com que a especialização para produzir esses conteúdos seja tão importante quanto as demais.

Social Media

Como dito anteriormente, não basta criar uma fanpage no Facebook, publicar o que vier à cabeça e esperar os resultados. Os analistas de mídias sociais estudam e fazem testes constantemente para garantir que as empresas tenham retorno com as ações.

Portanto, além de conhecer quais práticas trazem resultados, é preciso monitorar e analisar as páginas.

Programação

Quem trabalha com marketing digital está habituado a usar diversas ferramentas para executar diferentes projetos. É possível até mesmo criar um site por meio de um CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) em pouco tempo.

Entretanto, devemos lembrar que cada projeto tem suas peculiaridades. O que funciona para um, pode não funcionar para outro. A presença de um programador é crucial para atender às exigências dos clientes.

SEO

O SEO (Search Engine Optimization) pode ser descrito como um conjunto de técnicas que tem por finalidade deixar o seu site bem posicionado nos motores de busca como o Google e o Bing.

A vantagem em utilizar essa estratégia é ficar visível nos resultados orgânicos, e desse modo, diminuir o custo com os anúncios patrocinados. O Analista de SEO é quem vai analisar e implementar as ações para que isso aconteça.

Por que as certificações de marketing digital são essenciais?

O marketing digital é uma área relativamente nova, e não há um curso de graduação específico para quem deseja ingressar nesse ramo. Podemos encontrar trabalhando em agências profissionais que cursaram publicidade, marketing, design, sistemas de informação, entre outros cursos. É necessário se especializar em algum dos segmentos para exercer a profissão.

Algumas especialidades são mais novas que outras, e sempre surgirão outras funções que hoje não existem. Como as tecnologias estão sempre sendo aprimoradas, é comum que isso ocorra. Para isso, uma plataforma reconhecida de cursos online pode suprir essa necessidade de renovação, capacitando cada vez mais pessoas a prestarem esses serviços.

Não são apenas os recursos tecnológicos que sofrem modificações ao longo dos anos, mas também os hábitos dos consumidores. Não é difícil perceber que, após sua popularização, os usuários puderam resolver inúmeras questões com alguns toques nas telas de seus aparelhos. Com essa comodidade em mãos, não há como voltar atrás, e as empresas precisam se adaptar à nova realidade.

O certificado reforça que determinada pessoa está apta a desempenhar aquela função e, em um mercado altamente competitivo, estar atualizado das melhores práticas colocará você em uma posição privilegiada. O arroz com feijão já não é mais o suficiente; se você deseja se destacar deve ter em mente que o estudo precisa ser constante!

Com tantas opções disponíveis, pode ser que você fique em dúvida de qual é mais vantajosa. O ideal é estudar um pouco sobre cada área de atuação antes de decidir qual caminho seguir. Agora que você já sabe qual a importância das certificações de marketing digital, busque aquelas que possam ajudá-lo a expandir seus conhecimentos.

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Priscila Stuani
Priscila Stuani

Priscila é Product Owner da Escola Inovação e Gestão da Alura. Blogueira, graduada em Marketing e neuroeducadora. Atualmente, estudante do 5º ano do curso de Psicologia. Já criou mais de 50 cursos na Alura, além de palestrar sobre desenvolvimento de habilidades pessoais. Nas horas vagas, dedica-se à prática do yoga, corrida e musculação.

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