Como posar melhor em retratos

Como posar melhor em retratos

Na era das selfies, tem sido cada vez mais difícil pensarmos em como nos posicionar para uma foto tirada por outra pessoa. Por vezes, ficamos insatisfeitos com o resultado de fotos tiradas em grupo ou até mesmo sozinhos. A grande dúvida que surge para a maioria das pessoas é como posicionar o corpo na hora de dizer o "XISSS".

Ficamos inseguros, não sabemos onde colocar as mãos. Queixo pra frente? Ficar de lado? vira uma grande questão encontrarmos o melhor ângulo através de um movimento de corpo que nos favoreça e harmonize a foto.

Aqui neste artigo vamos ver algumas ideias de como melhorar nosso posicionamento na hora de posar para a câmera, através de estratégias de ângulo, poses e movimentos que trazem uma maior fluidez para a fotografia de pessoas.

Relaxe seu corpo

Automaticamente quando temos uma câmera apontada para nós parece que o nosso corpo todo enrijece e isso acaba transparecendo na fotografia. Os ombros ficam duros e altos, nosso maxilar fica cerrado e até nossos olhos passam um ar de nervosismo (geralmente ficando arregalados). A primeira coisa que precisamos fazer é relaxar!

Comece a fotografar sentado. Quando estamos sentados automaticamente nosso corpo relaxa, conseguimos apoiar nossos braços e pernas e isso dá uma sensação mais gostosa pra foto. Conforme o ensaio vai passando, com certeza você vai se sentir mais à vontade e as fotos em pé vão se sair melhor. Mas sempre lembre dos seus ombros, eles vão fazer toda a diferença.

Uma outra dica interessante é soltar o ar pela boca. Quer fazer aquela foto de carão? Respire fundo com os olhos fechados e na hora do click abra os olhos e solte o ar pela boca. Assim conseguimos um olhar mais relaxado e o maxilar também ;)

Banner da Escola de UX e Design: Matricula-se na escola de UX e Design. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Pescoço de tartaruga

Essa é uma dica que eu sempre dou e funciona muito bem. O pescoço de tartaruga ajuda a alongar o pescoço e tirar aquele papinho que muitas vezes não gostamos na foto. O ideal é projetar o seu maxilar para frente (nem para cima e nem para baixo). Em um primeiro momento pode parecer estranho e desconfortável ou que você está torto mas confia (risos), as fotos ficam bem mais legais.

Três imagens com uma mulher posando para um retrato mostrando os diferentes posicionamentos do queixo.
Três imagens com uma mulher posando para um retrato mostrando os diferentes posicionamentos do queixo.

Autoria: SIMXER

Preste atenção nas suas mãos

Se a nossa mão está aparecendo nas imagens, pode ter certeza que o nosso olhar vai ser guiado para elas e por isso é muito importante darmos uma função e pensarmos onde vamos colocá-las. Isso pode ser um desafio para algumas pessoas, mas normalmente é mais fácil do que parece.

Vamos a algumas dicas:

  • Procure algum lugar para apoiar as suas mãos. Pode ser suas pernas, um bolso, parapeito de janela e etc.
  • Dê uma função a elas: segure um copo, mexa no cabelo, segure seus óculos, ajeite sua roupa… faça com que ela esteja fazendo alguma ação.
  • Utilize as mãos para reforçar ou guiar o olhar para alguma área da foto que você tenha interesse, como seu rosto por exemplo.
Foto 1: Mulher sentada em banco alta com a mão direita apoiada no banco e a esquerda segurando o cabelo; Foto 2: Mulher sentada no banco alto com a mão esquerda apoiada na perda e a direita no pescoço; Mulher sentada no banco alto com as pernas cruzadas, braço direito cruzado apoiado na perna e mão esquerda segurando a cabeça.

Autoria: Flávia Palazzo

Vale sempre lembrar que o mais importante é que elas estejam relaxadas e com os dedos leves (sem pressionar a pele). Uma ótima dica de posicionamento de mãos são as pinturas barrocas!!

Movimente-se

Quanto mais natural a foto for, mais interesse ela vai gerar. Então se movimente, caminhe, interaja com o ambiente em que você estiver e peça para alguém ir te fotografando. Fotos espontâneas geram mais identificação e ficam mais divertidas.

Mas caso você não possa interagir muito com o ambiente ou precisa ficar parado aqui vai uma dicas:

  • Busque não deixar o seu corpo reto. Tente apoiar em uma das pernas levando o quadril para um dos lados e flexionando levemente o joelho.
  • Coloque uma perna mais próxima da câmera e a outra mais pra trás.
  • Apoie com uma das pernas em alguma parede fazendo um triângulo com a perna.
  • Busque angular o seu corpo (pernas, tronco, rosto).
  • Dê pequenos passos para frente e para trás simulando uma caminhada, movimento.
Foto 1: Noiva de vestido longo segurando um buquê fingindo caminhar para frente em uma praça; Mulher grávida apoiada em uma pedra na praia.

Conclusão

Essas são algumas dicas para te ajudar a melhorar as suas poses na hora de fotografar. Lembre-se: se coloque em movimento e preste atenção nos seus membros e se você está relaxado. Fotos naturais fazem toda a diferença ;)

Quer saber mais sobre o assunto?

Que tal se jogar no mundo da fotografia com celular e aprender mais? Aqui estão algumas sugestões de cursos:


CRÉDITOS

Flavia Palazzo
Flavia Palazzo

Graduou-se em Ciências Biológicas, com mestrado em Botânica pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalhou na Universidade Santa Úrsula ministrando aulas no curso de graduação. A experiência no campo da biologia abriu o caminho para a fotografia, pois o seu interesse pela vida, em diversos aspectos, determinou a forma de registrar as imagens. O seu olhar sempre curioso e direcionado para a arte transformou-se no trabalho como fotógrafa onde atua há quase 10 anos.

Veja outros artigos sobre UX & Design