Conta no Power BI: como criar de forma gratuita?

Conta no Power BI: como criar de forma gratuita?
Marcelo Cruz
Marcelo Cruz

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O Power BI é uma ferramenta que possui diversos recursos e que sempre está sendo atualizada.

Como ferramenta de visualização, uma das suas principais funcionalidades é a criação de relatórios e dashboards.

Geralmente, quando criamos um relatório interessante, nossa primeira ideia é compartilhar com outras pessoas.

Mas como podemos compartilhar nossos projetos sem uma conta no Power BI?

Para resolver isso, vamos aprender a criar uma conta no Power BI de forma gratuita. Assim, você será capaz de publicar e compartilhar seus visuais com outras pessoas.

Neste artigo, vamos passar por todas as etapas desde a escolha do plano, a definição dos dados, a criação do login e a ativação da conta.

Além disso, vamos conhecer alguns tipos de contas, seus benefícios e ainda vamos aprender a publicar um relatório online.

Vem comigo aprender a criar uma conta no Power BI?

Como criar sua conta no Power Bi?

A conta do Power BI possibilita o acesso a diversos recursos, como publicação de relatórios, compartilhamento de projetos, trabalho em equipe, entre outros.

Por isso, é essencial criar uma conta o quanto antes. Mas como podemos fazer isso?

Para criar uma conta, você deve fazer alguns passos:

Contas

É possível criar uma conta gratuita do Power BI de duas formas: através do plano gratuito ou do teste de uma conta paga.

A conta gratuita pode ser criada por meio do site de preços do Power BI.

Caso seja criada uma conta através desse plano, o acesso à administração da conta não será liberado, o que impossibilita a publicação do relatório entre outras funcionalidades.

Por outro lado, existe a possibilidade de criar uma conta através do teste gratuito de um plano pago.

Essa conta terá o domínio “onmicrosoft.com”, o qual dá acesso ao portal de administração.

Com isso, somos capazes de publicar online (para todos acessarem), além de realizar outras configurações.

Pensando nisso, neste artigo, vamos aprender a criar a conta através do teste gratuito, que disponibiliza acesso às configurações de administrador.

Escolher plano (teste gratuito)

Para criar nossa conta, acesse a página do Microsoft 365, para encontrar diversas opções de planos, cada uma com seus respectivos valores.

Em vez de comprar o plano, clique em “Experimente gratuitamente por um mês”. Você deve selecionar o Microsoft 365 Business Premium.

O resultado é esse aqui:

Captura de tela dos planos do Microsoft 365, contendo quatro colunas com os planos. O plano escolhido está localizado na terceira coluna, com um botão de  “Experimente gratuitamente por um mês”, destacado com um retângulo verde.

Depois de clicar no teste gratuito, o site vai redirecionar para a página de criação da conta.

Inserir email

Na página de criação de conta, você deve passar por diversas etapas necessárias para configurar nossa conta.

A primeira tela apresenta um resumo do teste gratuito, informando o valor a ser cobrado após o mês de teste.

Apesar disso, é importante destacar que você continuará tendo acesso gratuito à conta mesmo após o fim do período de teste.

Não há do que se preocupar. Com isso, basta clicar em “Próximo”:

Captura de tela da etapa de “Experimente grátis por um mês”, com o botão de “Próximo”, no canto inferior esquerdo, destacado com uma seta verde.

Para iniciar sua conta, vamos definir qual e-mail será utilizado. Após escolher seu e-mail, clique em “Próximo”:

Capturas de tela da etapa de “Vamos começar” ligadas por um setas verde. À esquerda, temos a tela com o campo de e-mail, destacado com um retângulo verde, e o botão de “Próximo”, destacado com uma seta verde. À direita, temos a tela de confirmação do e-mail e o botão de “Configurar conta”, destacado com uma seta verde.

Com o e-mail definido, pode partir para a configuração da conta.

Dados da conta

O próximo passo é preencher os dados da sua conta, como nome, nome da empresa, cargo, número de telefone, entre outros. Tanto o nome do cargo quanto o nome da empresa podem ser fictícios.

O item mais importante, neste caso, é o número de telefone, pois você precisará dele mais para frente para validar sua conta.

Captura de tela da etapa de “Conte-nos sobre você”, com os campos de informações pessoais destacados com um retângulo verde. Temos o botão “Próximo”, no canto inferior esquerdo, destacado com uma seta verde.

Com os dados devidamente preenchidos, você deve validar a conta.

Validação da conta

Para garantir a criação da conta, selecione uma forma de verificação, seja por mensagem de texto ou por ligação.

Lembre-se de digitar seu número de telefone corretamente.

Capturas de tela da etapa de “Verificação de segurança” ligadas por setas verde. À esquerda, temos a tela com o campo de número de telefone, destacado com um retângulo verde, e o botão de “Enviar código de verificação”, destacado com uma seta verde. À direita, temos a tela para digitar o código, com o campo de código de verificação destacado com um retângulo verde, e o botão de “Verificar”, destacado com uma seta verde.

Com a conta validada, pode seguir para a etapa de criação do login.

Crie um login

Nesta etapa, você deve definir o acesso à nossa conta, configurando o nome do e-mail e criando a senha.

A seguir, podemos conferir os campos que você deve preencher:

Captura de tela da etapa de “Como você fará o login”, com  os campos de Nome de usuário e Nome do domínio destacados com um retângulo verde, além dos campos de senha. No canto inferior esquerdo, temos o botão de “Próximo”, destacado com uma seta verde.

Ao clicar em “Próximo”, você será redirecionado para mais uma etapa. Porém, você pode ter a certeza de que finalizou a criação da nossa conta no Power BI.

Conta criada

É importante destacar essa etapa, pois ela pode causar confusões. Apesar do botão no final da tela, não precisamos realizar nenhum tipo de pagamento. Relembrando que todo esse processo é realizado de maneira gratuita.

Pensando nisso, você pode ter segurança em apenas fechar a janela de criação de conta.

Captura de tela da etapa de “Quantidade e pagamento”, com o botão de “Adicionar uma forma de pagamento” marcada com um símbolo de “X” vermelho no centro.

Agora que criou a conta, resta apenas uma última etapa: a ativação da conta

Ativação da conta

A última etapa que você deve fazer é ativar a conta que acabamos de criar. Para fazer isso, vamos realizar os seguintes passos:

1 - Acesse o site do Power BI online (Power BI Serviço).

2 - Ao entrar no site, você encontra a tela de ativação com os passos a serem realizados. Neste momento, será informado o e-mail que está conectado. Para seguir, você deve clicar em “Continuar”:

Captura de tela do primeiro passo “Vamos começar” para ativar a conta. Temos o e-mail conectado e o botão de Continuar destacado com um retângulo verde.

3 - Em seguida, devemos preencher as informações da nossa conta, como região e telefone. Após o preenchimento, clique em “Introdução”:

Captura de tela do primeiro passo “Criar sua conta” para ativar a conta. Temos o e-mail conectado, o campo de número de telefone e o botão de Introdução destacado com um retângulo verde.

4 - Pronto! Finalizamos a ativação da nossa conta. Na tela seguinte, podemos clicar em “Introdução” para acessar o ambiente do Power BI Serviço:

Captura de tela do primeiro passo “Detalhes de confirmação” para ativar a conta. Temos o e-mail conectado e o botão de Introdução destacado com um retângulo verde.

Observação: Neste momento, você terá a possibilidade de conferir a tela inicial do Power BI Serviço, conforme a imagem abaixo:

Captura de tela da página inicial do Power BI Serviço. Na lateral esquerda, temos o menu de navegação, onde estamos na Página Inicial. No centro, temos a área para criar um novo relatório. No topo, temos o campo de pesquisa, os botões auxiliares, como de configuração e de perfil.

Assim, você já criou e ativou a sua conta e pode começar a usar todos os recursos do Power BI.

Banner promocional da Alura, com um design futurista em tons de verde, apresentando o texto

Tipos de licença

A conta que você criou nos passos anteriores é gratuita. Por conta disso, possui algumas limitações, como capacidade de armazenamento e de compartilhamento.

Para esse tipo de licença, são disponibilizados um total de 10 GB de armazenamento e 1 GB para modelos.

Além disso, ao compartilhar um relatório, qualquer pessoa pode acessar, ou seja, não é possível limitar o acesso a pessoas específicas.

Apesar dessas limitações, somos capazes de trabalhar com diversas funcionalidades, principalmente em projetos pessoais, sem a necessidade de realizar pagamento.

Em caso de necessidade de mais espaço e mais segurança com os projetos, existem licenças pagas, como: Pro, Premium e Premium por Capacidade.

Para conhecer mais a fundo cada uma delas, confira o artigo Power BI: tipos de licenças.

Como publicar o relatório

Quando desenvolvemos nossos visuais e análises no Power BI Desktop, estamos criando um relatório e é ele que podemos publicar para o Power BI Serviço.

Com o relatório publicado, podemos selecionar os visuais que queremos para gerar um dashboard.

Publicar um relatório no Power BI Serviço nos permite muitos benefícios, como criar relatório e dashboards para seus projetos pessoais, além de poder conectar a bases de dados de diversas fontes.

Sabendo disso, vamos realizar os seguintes passos para publicar o relatório online:

1 - Sua primeira ação deve ser entrar com a conta no Power BI Desktop. Para isso, você deve clicar no botão “Entrar”, localizado no canto superior direito. Após uma janela se abrir, você deve adicionar seu e-mail para logar na conta:

Capturas de tela - o login no Power BI Desktop ligadas por setas verde. À esquerda, temos a tela com o botão de “Entrar” e o campo de , destacado com um retângulo verde e com os botões numerados. À direita, temos a tela com a conta logada.

2 - Após logar, você deve clicar no botão “Publicar”, localizado na Página Inicial, à direita:

Captura de tela do botão de Publicar no Power BI Desktop, com a aba de Página Inicial e o botão de Publicar destacados com um retângulo verde.

3 - Uma nova janela será aberta. Nela você deve escolher o Workspace onde irá publicar o seu relatório. Em seguida, o relatório será publicado e um link para ele será gerado:

Capturas de tela para publicar o relatório no Power BI. À esquerda, temos a tela a escolha do espaço, destacado com um retângulo verde. À direita, temos a tela com o link para o relatório online destacado com um retângulo verde.

4 - Ao clicar no link, o relatório será aberto diretamente no Power BI Serviço:

Captura de tela do relatório no Power BI Serviço.

Com isso, finalizamos a publicação do relatório no Power BI Serviço, onde há a possibilidade de acesso ao projeto online e você tem a liberdade de compartilhar com outras pessoas.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu a criar uma conta no Power BI de forma gratuita. Durante a leitura, você teve a possibilidade de:

  • Aplicar os passos para criar uma conta, como: escolher plano, inserir e-mail, preencher dados da conta, validar a conta, criar login e, por fim, criar e ativar a conta;
  • Conhecer os tipos de conta, para que você possa utilizar todas as funcionalidades oferecidas de forma adequada;
  • Conhecer os benefícios da conta gratuita do Power BI e aproveitá-las de acordo com a realidade de seu uso;
  • Acessar o Power BI Serviço de modo objetivo e prático;
  • Aprender a publicar um relatório online, podendo conectar a diversas fontes de dados.

Com a sua conta criada, você é capaz de explorar diversas outras funcionalidades do Power BI.

Pensando nisso, confira o conteúdo da nossa Formação de Power BI, na qual temos um time de especialistas que vai te ajudar a alavancar ainda mais sua carreira e capacitar você a adquirir cada vez mais conhecimentos na ferramenta.

Um grande abraço e até mais!

Créditos

Marcelo Cruz
Marcelo Cruz

Sou estudante de Ciência da Computação na UNIR. Atualmente, sou Monitor na Escola de Dados. Gosto muito de aprender e compartilhar conhecimento. Apaixonado por Python e Dados.

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