Apostilas da Caelum offline com Application Cache do HTML 5

Apostilas da Caelum offline com Application Cache do HTML 5
slopes
slopes

Compartilhe

Você já conhece as apostilas abertas da Caelum. Disponíveis gratuitamente desde 2004 para download, elas são um diferencial nessa proposta pioneira da Caelum de difundir o conhecimento.

E as apostilas estão em constante evolução e inovação. Sempre atualizamos o conteúdo com novos exercícios e mais explicações - aliás, é por isso que você deve sermpre baixar a versão mais nova na página oficial. E sempre tentamos inovar na distribuição da apostila.

Na começo, publicamos PDFs pra você baixar e imprimir. Com a popularização dos ereaders, começamos a publicar versões de ebook em ePub e mobi (Kindle). Mas, às vezes, você quer apenas olhar um assunto rapidamente, ou mandar um link sobre algum tópico pra um amigo. Pra isso, lançamos 6 meses atrás as apostilas em HTML pra ler no navegador. Não precisa baixar nada, só clicar, ler, navegar, linkar.

A última inovação que acabamos de colocar no ar é suporte a leitura offline na versão HTML. Ou seja, você não precisa mais baixar o PDF ou os ebooks se quiser ler quando não estiver conectado a Internet. A versão HTML funciona em qualquer navegador moderno, incluindo tablets e smartphones, já que tem uma interface responsiva.

As novas apostilas HTML com suporte a offline juntam as vantagens das versões para download com as vantagens da Web. Para instalar, acesse o menu superior da apostila e vá na opção Leitura offline:

E, claro, as outras opções para download (PDF, ePub, mobi) continuam disponíveis. Você escolhe a opção que for melhor pra você.

A implementação

O suporte a leitura offline é implementado usando a Application Cache API disponível no HTML 5. O suporte nos navegadores é muito bom: Chrome, Firefox, Opera, Internet Explorer (a partir da versão 10), iOS, Android e Blackberry.

A experiência na criação desse recurso gerou uma palestra sobre o HTML5 offline e Application Cache que você pode consultar para aprender mais. Se estiver curioso, dê uma espiada no arquivo de manifest da apostila FJ-11. É um arquivo texto bem simples de ler, e ele lista todos os componentes da apostila que serão baixados pelo navegador. A partir dele que é feita a instalação com a Application Cache API.

Essa novidade ainda está em beta, apesar dos testes extensivos que fizemos. Teste você também e deixe sua opinião nos comentários!