AngularJS, Angular 1, Angular 2 ou Angular 4? Que confusão!
gabriel-ferreira
Compartilhe
Como nasceu o AngularJS e em qual versão estamos agora ?
O AngularJS surgiu dentro do Google em meados de 2008 meio que sem querer.
Um desenvolvedor chamado Misko Hevery precisava resolver um problema específico dentro de algumas aplicações e, depois de codar muito, olhou pro que ele tinha feito e pensou:
"Olha só, acho que dá pra eu deixar isso um pouco mais genérico e liberar pra galera usar".
E assim nascia o Angular.
Por várias razões, este framework se tornou extremamente popular entre os desenvolvedores e ganhou muita força na comunidade e uma quantidade enorme de adeptos. Teve até muita gente que não precisava, mas mesmo assim construiu sua aplicação com Angular.
O tempo foi passando e o pessoal do Google viu que o monstrinho que eles tinham criado era muito legal, mas havia várias questões que poderiam ser melhoradas. Eles resolveram, então, criar um framework novo, o Angular 2.
Foram lá e reescreveram tudo do zero! Tomando muito cuidado de não repetir os erros da primeira versão e fazendo tudo o melhor possível.
Quando essa segunda versão saiu, alguns devs ficaram um pouco chateados pensando:
"poxa, mas eu estudei tanto a versão 1, agora vou ter que reaprender do zero?"
E eles ficaram ainda mais chocados quando, pouco tempo depois desta segunda versão sair, o Google vir de supetão anunciar o Angular 4!
"Mas pera... Eles acabaram de lançar uma versão nova e logo em seguida lançaram outra? Tá meio estranho isso aí, não tá não?"
De início, pode parecer um pouco confuso sim. Mas no fim das contas é mais simples do que parece!
Pra desmistificar tudo isso aí, eu chamei a Vanessa Tonini pra um episódio do Alura Live!
A Vanessa é instrutora da Caelum e entre os cursos que ela dá, está o de Angular :)