Alura Challenges: simule o dia a dia de trabalho e construa um portfólio com o perfil do mercado

Dora Leroy
Dora Leroy

Compartilhe

Fundo azul marinho com pontos se conectando em linhas brancas.

A experiência de aprendizado pode ser diferente para cada pessoa. Há quem goste de ler livros sobre as matérias de estudo, quem prefere assistir vídeos sobre os assuntos e até quem busque a boa e velha sala de aula.

Aqui na Alura, nós acreditamos muito em todos esses formatos de ensino e estamos sempre oferecendo conteúdos que buscam integrar todos eles. É bastante importante para estudantes que encontrem o meio que mais funcione para o seu tipo de personalidade.

Um dos métodos que incentivamos cada vez mais pessoas a aplicarem é o Challenge Based Learning, ou o aprendizado através da prática. Criado pela Apple em 2008, esse sistema:

"(...) é uma abordagem engajante multidisciplinar para ensino e aprendizagem que estimula alunos a tirar proveito da tecnologia para resolver problemas reais. É colaborativo e mão na massa, fazendo com que estudantes trabalhem com colegas, professores e experts na comunidade e no mundo para fazer boas perguntas, desenvolver conhecimento profundo em uma área, resolver challenges, ter iniciativa e compartilhar suas experiências."

Parece bem interessante, não é? Nós gostamos tanto desse modelo de aprendizado que construímos um produto baseado nele.

Conhecendo de perto o Alura Challenges

A proposta do Alura Challenges é criar um espaço de aprendizado em que a prática seja protagonista. Um lugar seguro em que alunos e alunas possam se aventurar pelos diferentes universos de tecnologia colocando a mão na massa.

Durante quatro semanas, todos que toparem o desafio têm acesso a um Trello exclusivo com um briefing detalhado do projeto da vez, simulando o fluxo presente no dia a dia de um trabalho real da área. E, através de um vídeo, os instrutores e instrutoras responsáveis pelo projeto explicam como o problema deve ser solucionado.

Printscreen do trello que será usado no alura challenges.

Com o Challenges, você vai precisar investigar o que é solicitado e utilizar a criatividade para desenvolver resultados. É para testar tudo o que aprendeu ao longo do tempo, revisitar conceitos importantes utilizados diariamente e desenvolver projetos únicos para compor o seu portfólio.

E não se preocupe. Nós sabemos que esse é um processo de aprendizado, então, abrimos mentorias ao vivo com os instrutores e instrutoras todas as semanas para que você consiga tirar dúvidas e seguir em frente.

O importante aqui é colocar a mão na massa!

Uma nova edição para tem paixão por dados

Quem é nosso aluno ou aluna sabe que já tivemos duas edições desse desafio, uma de front-end e outra de back-end. Ambas foram incríveis, com bastante engajamento por parte da comunidade dev, que está sempre debatendo e se apoiando em nossos canais exclusivos do Discord.

Agora, estamos abrindo uma nova turma especial para quem se interessa por ciência de dados: o Alura Challenges | Desafios BI!

Neste desafio, ao lado do David Neves, Tech Lead da Escola de Dados da Alura, você vai desenvolver dashboards de logística, marketing e financeiro, utilizando todos os conceitos e técnicas de um cientista de dados, e terá o Power BI como principal ferramenta.

Tudo isso partindo do básico para o avançado. Com o Alura Challenges, a curva de aprendizado é certa!

A edição Desafios BI começa no dia 06 de setembro, com o lançamento da primeira semana.

Para participar, você precisa ser aluno ou aluna da Alura, estar com o login feito na plataforma e se inscrever através da página oficial da edição. Em seu e-mail, enviamos mais informações sobre os próximos passos!

Não estuda com a gente e gostaria de participar? Matricule-se agora! Ainda dá tempo (:

Veja outros artigos sobre Data Science