Adobe Creative Cloud: as atualizações para o ano de 2020

Adobe Creative Cloud: as atualizações para o ano de 2020
Mariana Chevrand Magalhães
Mariana Chevrand Magalhães

Compartilhe

O Creative Cloud, desenvolvido pela aclamada Adobe, é o “canivete suíço” das ferramentas de criação, e conta com uma coleção de mais de vinte aplicativos e serviços para desktop e dispositivos móveis. Atendendo à áreas como design, fotografia, vídeo, Web, UX, UI e muito mais, oferece recursos que aumentam a produtividade, como a sincronização na nuvem e colaboração em tempo real.

Com ele é possível utilizar programas como o Photoshop, Illustrator, Premiere, entre vários outros, em um modelo de assinatura com atualizações frequentes e suporte constante. Todas as suas funcionalidades são interligadas, o que permite iniciar o trabalho em um programa e continuá-lo em outro.

O modelo flexível de assinatura do Creative Cloud oferece uma enorme vantagem: é possível ter assinaturas que se adequem ao perfil de cada estudante ou empresa, independente do tamanho da equipe e suas necessidades, com um plano de assinatura que atende às demandas e não pesa no bolso.

O que o Creative Cloud oferece?

  • Mais de 20 aplicativos disponíveis para download.
  • Adobe Fonts: para utilizar milhares de fontes tipográficas em projetos diretamente nos aplicativos da Creative Cloud.
  • Behance: para expor trabalhos de criação e descobrir novos artistas.
  • Bibliotecas da Creative Cloud: para salvar, procurar e compartilhar ativos das bibliotecas nos aplicativos do Creative Cloud.
  • Adobe Portfolio: para criar e personalizar seu próprio site de portfólio.
  • Armazenamento: 100 GB de armazenamento na nuvem disponíveis para o compartilhamento de arquivos e colaboração.

Para quem é usuário do Adobe Creative Cloud, o ano de 2020 promete! A Adobe acabou de anunciar na conferência Adobe MAX 2019, em Los Angeles, as principais novidades para o próximo ano.

Banner de divulgação da Imersão IA da Alura em colaboração com o Google. Mergulhe em Inteligência artificial com a Alura e o Google. Serão cinco aulas gratuitas para você aprender a usar IA na prática e desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Inscreva-se gratuitamente agora!

Principais novidades da atualização

Photoshop para iPad lançado: O software mais conhecido e utilizado da Adobe, o Photoshop, agora pode acompanhar os usuários aonde quer que estejam através da aplicação para iPad. Desenvolvido do zero e com a interface otimizada para o toque e para o uso com o Apple Pencil, sua primeira versão traz as principais ferramentas, como as de composição e retoque de fluxos de trabalho.

Photoshop Camera - novo aplicativo de foto com inteligência artificial: O novo aplicativo da Adobe para editar fotos, o Photoshop Camera por enquanto só está disponível para testes em grupos de usuários iOS e Android mas deve ser oficializado em 2020. O aplicativo pretende ser uma ferramenta de edição não apenas para profissionais, mas para qualquer pessoa. Utilizando o Adobe Sensei, a inteligência artificial da Adobe, o Photoshop Camera sugere filtros e lentes, que fazem desde pequenas mudanças até alterações mais significantes que as transformam em ilustrações. Assim como no Instagram Stories, o aplicativo contará com lentes criadas por influenciadores e artistas. Além disso, os usuários também poderão criar e compartilhar lentes com outros usuários. Ainda que seja uma opção mais simples de edição do que o Photoshop, com o novo aplicativo é possível editar fotos manualmente e remover a qualquer momento filtros que foram adicionados à fotos.

Adobe Fresco para Microsoft Windows: Lançado no início do ano para o iPad, o Fresco chega para usuários de dispositivos Microsoft Surface Pro X e hardware Wacom MobileStudio Pro. A Adobe está trabalhando para expandir ainda mais esta lista.

Adobe Aero - novo aplicativo para Realidade Aumentada: A Adobe lançou recentemente o aplicativo de realidade aumentada Aero. Ele utiliza programas da Adobe para que os usuários possam importar arquivos 3D do DImension e camadas 2D do Illustrator e do Photoshop para gerar experiências de interação.

Para designers sem experiência em 3D, ele permite que seus usuários criem cenas de realidade aumentada no aplicativo a partir de um passo-a-passo. Ele pode ser também utilizado como softwares de terceiros, como Cinema 4D e Maya. No Aero também é possível adicionar experiências interativas a partir do desenho do caminho de movimento do qual deseja-se que o objeto siga.

"Crie experiências interativas sem precisar contar com um desenvolvedor. Aplique comportamentos ao seu conteúdo para criar combinações de ações que atraem os espectadores de sua experiência para direcionar a narrativa e se envolver com a história. Adicione movimento aos seus objetos usando seu dispositivo móvel para desenhar o caminho do movimento que você deseja que o objeto siga" - Adobe.

Adobe XD com recursos de co-edição adicionados: Para quem trabalha com desenvolvimento de UI em equipe, os novos recursos de co-edição do Adobe XD serão muito bem-vindos. A atualização permite que vários designers colaborem simultaneamente e vejam mudanças em tempo real. Além disso, as bibliotecas agora estão totalmente integradas ao XD, permitindo que seus usuários aproveitem suas criações em outros aplicativos, como o Illustrator, diretamente no XD. Agora também pode ser acessado no Microsoft Word e no PowerPoint, capacitando os não-criativos a criar documentos e apresentações com os recursos mais atualizados.

Criatividade acelerada com o Creative Cloud

Para quem já utiliza as aplicações da Adobe, as atualizações para os principais aplicativos e novos recursos de produtividade agregam ainda mais valor ao Creative Cloud:

Lightroom: Agora são oferecidos tutoriais interativos na área de trabalho do aplicativo, para que seus usuários inspirem-se em trabalhos profissionais e aprendam novas maneiras de editar fotos. O Lightroom também traz o Panorama Fill Edges, que preenche as bordas de uma imagem utilizando a tecnologia Content-Aware Fill.

Premiere Pro: Para a aplicação de edição de vídeos da Adobe foi lançado o Auto Reframe, que utiliza a inteligência artificial Sensei para analisar imagens e aplicar movimento e corte inteligente, mantendo a ação no frame. Este recurso otimiza tarefas comuns para os editores e permite que dediquem mais tempo à parte criativa do processo.

After Effects: As atualizações trouxeram melhorias significativas para o desempenho, que agora conta com reprodução fluida e suave de visualizações em cache, arquivos Multichannel EXR mais rápidos e um Content-Aware Fill mais rápido, que usa metade da memória.

InDesign: Para seu software de diagramação a Adobe lançou um novo suporte para a importação de arquivos vetoriais SVG além da implementação do Variable Fonts, que permite que os designers ajustem as propriedades do tipo como peso, largura, inclinação e tamanho ótico. Além disso há um novo recurso para o Asset Link, que permite a vinculação direta entre o os assets do Adobe Experience Manager (AEM) e o InDesign, permitindo acelerar ainda mais a criação de conteúdo digital e de impressão.

__

Sempre buscando otimizar os fluxos de trabalho e a inovação, a Adobe vem mudando o mundo através de experiências digitais. A Alura oferece formação em Design Gráfico para quem deseja desfrutar de boa parte dos benefícios que vêm no serviço.

Mariana Chevrand Magalhães
Mariana Chevrand Magalhães

Product Manager da Escola de Inovação & Gestão

Veja outros artigos sobre UX & Design