5 melhores práticas de design para mídias sociais
![5 melhores práticas de design para mídias sociais](assets/5-melhores-praticas-design-midias-sociais/5-melhores-praticas-design-midias-sociais.jpg)
As mídias sociais são uma das principais vias de comunicação contemporânea, especialmente da comunicação visual, uma vez que boa parte dessas plataformas são essencialmente visuais. Instagram, YouTube e TikTok, por exemplo, são redes em que as postagens são basicamente desta natureza, nos formatos de imagens e vídeos.
Considerando que as mídias sociais dispõem em feeds, linhas do tempo e telas iniciais, há uma grande disputa pela atenção dos usuários. Portanto, a criação de materiais gráficos eficazes é primordial para se destacar em meio à vastidão de conteúdo online. Para alcançar o sucesso nesse ambiente, é essencial adotar as melhores práticas de design.
Neste artigo, exploraremos cinco estratégias fundamentais que ajudarão a criar materiais gráficos envolventes e impactantes para mídias sociais:
- Utilizar o formato adequado
- Manter a consistência visual
- Variar o tipo de conteúdo
- Priorizar a legibilidade
- Otimizar o design para dispositivos móveis
1. Utilizar o formato adequado
Lembre-se que cada plataforma possui dimensões e tipos próprios. Por exemplo, para o Instagram, as imagens quadradas ou na proporção 4:5 funcionam bem, enquanto vídeos curtos são ideais para o TikTok. Esteja atento às limitações de tamanho de arquivo e resolução para garantir que seu conteúdo seja carregado rapidamente e exibido corretamente em todas as plataformas.
![Captura de tela da página inicial do TikTok da Alura.](assets/5-melhores-praticas-design-midias-sociais/imagem2.jpg)
A página do TikTok da Alura só traz vídeos, já que esse é o formato único aceito pela rede.
![Gif de uma moça fazendo uma chamada para aprender ferramentas com IA.](assets/5-melhores-praticas-design-midias-sociais/imagem3.gif)
Esses vídeos têm que estar na orientação vertical e, preferencialmente, na proporção 16:9.
![Captura de tela de um vídeo da Alura no YouTube onde se vê uma pessoa e a legenda com o seu nome: Fabrício Carraro.](assets/5-melhores-praticas-design-midias-sociais/imagem4.jpg)
O mesmo já não vale para o YouTube, onde os vídeos são majoritariamente horizontais. Percebe como as dimensões podem mudar?
O formato do arquivo também é importante na reprodução correta e com qualidade. Para imagens estáticas, prefira formatos como JPEG e PNG, mantendo um equilíbrio entre qualidade e tamanho do arquivo. Em relação aos vídeos, o formato MP4 é amplamente suportado e oferece uma boa combinação de qualidade e compatibilidade.
![Banner da Escola de UX e Design: Matricula-se na escola de UX e Design. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!](assets/alura-matricula-maior-escola-tecnologia-brasil-mais-500-mil-estudantes/matricula-escola-ux-design-alura-saiba-mais-versao-mobile.png)
2. Manter a consistência visual
Preservar o estilo gráfico de uma marca é fundamental para implementar, fortalecer e manter a identidade visual e criar uma experiência coesa para os seguidores. Utilize de maneira consistente cores, fontes tipográficas, ícones, padrões e demais elementos para que as pessoas sejam capazes de reconhecer as suas publicações.
![Captura de tela das publicações do Instagram da Alura](assets/5-melhores-praticas-design-midias-sociais/imagem5.jpg)
As postagens do Instagram da Alura seguem o mesmo padrão visual geral, independente do formato: se é imagem ou vídeo. Note como as cores e a tipografia se mantêm as mesmas nas diferentes artes. Dessa forma, ela procura facilitar o reconhecimento da sua marca pelos seguidores, contribuindo para uma presença online memorável.
3. Variar o formato dos conteúdo
A monotonia pode levar à perda de interesse por parte do público. Varie os tipos de conteúdo que você compartilha, incluindo imagens estáticas, vídeos curtos, infográficos, carrosséis de imagens e até mesmo conteúdo interativo, como enquetes e perguntas.
![Gif animado passando por um carrossel de sete imagens que dá dicas de cinco filmes sobre IA.](assets/5-melhores-praticas-design-midias-sociais/imagem6.gif)
Carrosséis são ótimos para trazer informações longas, que não funcionam no texto da publicação ou que são grandes demais para uma única imagem, como no exemplo acima que lista e detalha brevemente cinco filmes.
Ao diversificar o conteúdo, você mantém a audiência envolvida e atende as diferentes preferências de consumo de mídia. Lembre-se de adaptar o formato ao canal específico, aproveitando as características únicas de cada plataforma.
4. Priorizar a legibilidade
Em um universo online saturado de informações, a legibilidade é crucial. Escolha fontes legíveis, em tamanhos corretos e evite o uso excessivo de textos em imagens e vídeos, para que as mensagens sejam curtas e diretas, acelerando o impacto visual. Com isso, é mais provável que as pessoas absorvam o seu conteúdo e, possivelmente, se interessem por ele.
![Imagem de capa de um carrossel postado no Instagram da Alura em homenagem ao Dia do Designer que fala sobre a evolução do UX e UI design ao longo dos anos.](assets/5-melhores-praticas-design-midias-sociais/imagem7.jpg)
Tão importante quanto à tipografia em si, é o que está em volta dela, bem como a sua relação com o fundo. Atenção para o contraste do texto com a cor ou com os objetos que estão atrás dele. No post da imagem acima repare como tanto o título quanto os demais trechos podem ser lidos facilmente. Será que o resultado seria o mesmo se o fundo fosse num tom de azul? Muito provável que não.
Por fim, simplifique o design. Menos é mais quando se trata de elementos visuais. Evite a poluição visual, escolhendo layouts limpos e organizados que levem a atenção para o conteúdo principal. Isso facilita a compreensão rápida e eficaz da mensagem.
5. Otimizar o design para dispositivos móveis
A maior parte dos usuários de mídias sociais acessa plataformas por meio de dispositivos móveis. Portanto, é imperativo otimizar seus materiais gráficos para uma visualização eficiente em telas menores.
![Gif animado passando por um carrossel de seis imagens que lista e detalha seis características essenciais da liderança tech.](assets/5-melhores-praticas-design-midias-sociais/imagem8.gif)
Certifique-se de que suas imagens e vídeos garantam uma experiência consistente em diferentes tamanhos de tela. Além disso, evite o uso de texto pequeno, pois isso pode dificultar a leitura em dispositivos móveis. Se as coisas começarem a ficar muito pequenas, avalie mudar o formato do material. Os carrosséis, mais uma vez, podem ajudar bastante.
Conclusão
Ao seguir essas cinco práticas de design e comunicação visual, você estará posicionando sua página no caminho certo para se destacar em um ambiente altamente competitivo, que são as mídias sociais.
A adaptação aos formatos de arquivo apropriados, a criação de uma identidade visual coesa, a diversificação de tipos de conteúdo, a priorização da legibilidade e a otimização para dispositivos móveis são passos essenciais para construir uma presença impactante e envolvente nas mídias sociais.
Na formação Design para mídias sociais nós discutimos e aplicamos tudo que foi apresentado neste artigo. Aproveite e fique por dentro das melhores técnicas para criar posts, animações e fazer edição de vídeos para as mídias sociais!
Revisão didática: Cinthia Bregola