A Alura Para Empresas é a organização que engloba as soluções corporativas da Alura — a maior escola online de tecnologia do Brasil, voltadas a empresas, órgãos governamentais e instituições educacionais.

Após um 2025 repleto de experimentações, o ano de 2026 está se desenhando como um período de amplo amadurecimento tecnológico. As discussões que dominaram esse ano se transformarão em ações concretas, com as tendências tech 2026 definidas pela integração profunda da Inteligência Artificial (IA), consolidação de ecossistemas digitais que unem o físico e o virtual, e a preocupação com soluções energéticas que não afetem negativamente o planeta.
Segundo as previsões da Gartner, a IA deixou de ser uma ferramenta opcional, não sendo mais uma inovação emergente e sim um recurso essencial para a construção de bases resilientes, com sistemas inteligentes que respondem a complexidades e oportunidades de negócios hiperconectados.
Entender a importância dessas tendências é uma forma de se preparar para o futuro e saber mais sobre os aspectos técnicos e estratégicos de todas essas mudanças. Isso evita surpresas ao mesmo tempo que garante a segurança dos dados e o desenvolvimento das pessoas para o que vem por aí.
Continue a leitura desse artigo para entender como foi o panorama de 2025 em relação às tendências tech, o que esperar para o próximo ano e como preparar equipes para a tecnologia em 2026.
Qual o panorama da tecnologia em 2025?
É possível afirmar que o ano de 2025 serviu como um laboratório global para diversas tendências de tecnologia, sendo esse um período para solidificar bases e inovações que veremos em 2026.
Durante todo o ano, houve uma intensa aceleração na adoção de ferramentas inteligentes no dia a dia, ao mesmo tempo que muitas empresas começaram a refletir sobre o impacto dessas mudanças em relação à sustentabilidade e a qualificação profissional necessária para extrair o melhor de tais inovações.
Popularização da IA Generativa na rotina de trabalho
A IA generativa deixou de ser novidade para se tornar uma ferramenta comum no trabalho e na criação de conteúdo.
Podemos afirmar que o foco principal em 2025 mudou em relação à Inteligência Artificial: o que antes era uma expectativa com o que IA pode criar, agora a questão é voltada para como a IA pode se integrar e automatizar fluxos de trabalho de forma segura e ética.
Dessa forma, empresas dos mais variados segmentos começaram a migrar de experimentos isolados para a integração da IA em tarefas críticas, como suporte ao cliente, análise financeira e até o desenvolvimento de projetos. Assim, a tecnologia aprendeu e refinou seu processo, possibilitando uma potencialização da aprendizagem para continuar entregando grandes resultados.
Leia também: Ética e Inteligência Artificial — Desenvolver a tecnologia com consciência
Pautas sobre sustentabilidade
Com essa intensa demanda pelas novas tecnologias, iniciou também o processo de preocupação com o uso energético. A expansão dos data centers gera implicações reais sobre o impacto ambiental da tecnologia, forçando as empresas a fazerem escolhas mais sustentáveis e colocar a eficiência energética no topo das prioridades estratégicas, a fim de encontrar mais sustentabilidade.
Requalificação profissional
A cada atualização tech fica claro que as rotinas de trabalho atuais precisam se requalificar as necessidades e exigências do mercado. Agora não faz diferença apenas saber como usar chats ou criar prompts, mas também encontrar formas estratégias de adotar a IA e as tecnologias em ascensão na rotina de trabalho para uma maior produtividade, organização e resultados.
VEJA TAMBÉM
- Como agentes de IA podem impactar o setor de RH?
- Os 10 maiores riscos da inteligência artificial
- LLMs: como esse modelo de linguagem pode impactar empresas tech?
5 tendências de tecnologia 2026
Para a sua empresa conseguir se preparar para o que está por vir no próximo ano, elencamos a seguir, as principais tendências da área de tecnologia em 2026. Confira!
1. Supercomputação com a IA
A próxima onda de inovação em IA exigirá um nível computacional muito maior e a supercomputação com IA estará em pauta como uma tendência de tecnologia. Seu funcionamento irá unir hardware de alto desempenho, o HPC, e modelos avançados de IA.
Nesse caso, a arquitetura de infraestrutura será projetada especificamente para o treinamento e inferência de modelos de IA de escala massiva, que inclui o uso de clusters de milhares de GPUs, Unidades de Processamento Gráfico, e CPUs de alto núcleo, interconectadas por redes de latência ultrabaixa.
Segundo o relatório de tendências tech da Gartner, 40% das empresas adotarão arquiteturas de computação híbrida até 2028 e vários fornecedores estarão ativos no mercado para as pessoas desenvolvedoras poderem aproveitar um ambiente de supercomputação seguro e completo.
Leia também: Shadow AI — como lidar com o uso não autorizado de ferramentas de IA nas empresas?
2. Inteligência artificial mais integrada aos negócios
Uma das tendências de tecnologia 2026 é que agora os sistemas de IA serão agentes de IA, conforme aponta pesquisa da Deloitte. Os agentes inteligentes são sistemas autônomos que podem se adaptar a ambientes de trabalho com constante mudança, tomar decisões complexas e colaborar de forma positiva com outros agentes de IA e pessoas.
Essa nova organização ajudará as empresas em áreas como:
- atendimento ao cliente, fazendo a triagem e resolução de chamados do suporte para casos mais simples, e acionando a ação humana em situações complexas;
- cadeias de suprimentos para casos de negócios maiores, otimizando o estoque, logística e até compras, tudo em tempo real;
- gestão financeira automatizada de portfólio, detecção de fraudes e monitoramento da conformidade regulatória;
- redução de tarefas repetitivas, como processamento de faturas, geração de relatórios de conformidade e agendamento, a IA permite que as pessoas se concentrem em atividades que exigem criatividade, empatia e tomada de decisões estratégicas.
Leia também: Human-centered AI — como criar soluções de inteligência artificial com foco nas pessoas
3. Cibersegurança mais adaptativa
Com o aumento das ameaças cibernéticas, uma das tendências em tecnologia é a segurança da informação.
Com a superfície de ataque expandida pela IA, IoT e trabalho remoto, a segurança precisa se tornar dinâmica e preditiva. Assim, a cibersegurança mais adaptativa envolve a transição de modelos reativos, baseados em assinaturas de vírus e perímetros fixos para modelos proativos.
A base dessa mudança é simples: usar a inteligência artificial para monitoramento contínuo, análise comportamental e adaptação em tempo real das políticas de segurança.
Soluções de segurança baseadas em Machine Learning serão usadas para identificar anomalias sutis em grandes volumes de dados, permitindo que as equipes de segurança reajam a ameaças desconhecidas em questão de minutos, e não horas ou dias.
Leia também: Quais são os pilares e as funções da segurança da informação?
4. ESG para o crescimento sustentável da tecnologia
A alta demanda energética da tecnologia em 2026 e a escassez de recursos exigem que o crescimento tecnológico das empresas estejam cada vez mais alinhados com os princípios ESG (Ambiental, Social e Governança).
Segundo a Brasscom, no último ano os data centers representaram 1,7% do consumo total de energia elétrica no Brasil, o que é equivalente a 8,2 TWh, diante dos 650,4 TWh consumidos em todo o País. No entanto, a projeção para 2029 é que esse número chegue a 27,3 TWh, o que representa 3,6% do consumo nacional previsto.
De forma prática, essa é uma preocupação que afeta todo o mercado, dando foco em técnicas de resfriamento mais eficientes e em 2026 uma das tendências em tech será na implantação de energia renovável, uso de biocombustíveis e servidores com IA que otimizam o consumo de energia em tempo real.
Leia também: Estratégias de ESG e diversidade para empresas
5. Exigência de uma liderança inovadora e equilibrada
A velocidade da implementação e funcionamento das tendências de tecnologia em 2026 exige lideranças que não apenas entendam de tecnologia, mas que sejam capazes de gerenciar a complexidade humana em conjunto com as novidades da IA e a transformação digital.
Por isso, no próximo ano, o mercado terá uma grande demanda por lideranças que equilibrem a necessidade de inovação e o risco, focando em habilidades que vão além da técnica, abrangendo a ética, a governança e o impacto social da tecnologia.
Essas lideranças precisam fomentar uma cultura de adaptação, aprendizado contínuo e trazer o equilíbrio entre a criatividade, eficiência e o progresso que as novas tecnologias somam ao cotidiano de trabalho.
Leia também: Por que você precisa conhecer os principais tipos de compliance
Alura + FIAP Para Empresas: preparando a sua liderança para o futuro da tecnologia!
Como vimos, o sucesso na área de tecnologia em 2026 está ligado à capacidade de integrar essas novidades com pessoas e lideranças capacitadas, sendo o maior foco o crescimento sustentável da sua empresa.
Dentro das principais tendências de tecnologia que definirão o próximo ano, é fundamental que sua equipe de gestão esteja preparada para alguns desafios, conforme mencionamos a seguir.
- Implementação e governança da IA, para o uso ético e produtivo da Inteligência Artificial mais integrada aos negócios e resultados.
- Mitigação dos riscos, ao adotar estratégias de segurança para proteger dados e infraestrutura.
- Promoção da sustentabilidade, conseguindo alinhar os objetivos de negócio com o ESG, na busca por soluções para o crescimento sustentável da tecnologia.
E para isso, a parceria da Alura + FIAP Para Empresas oferece o caminho mais eficaz para desenvolver essa liderança inovadora. Aliando a excelência em educação tecnológica, visão de futuro e a experiência de mercado, nosso ecossistema completo é o mais indicado para preparar as lideranças com as tecnologias de ponta, transformando os desafios de 2026 em oportunidades reais.
Fale com nossa equipe de especialistas e saiba como aplicar as novas tecnologias de forma mais completa e eficiente para se preparar para o futuro do trabalho.
Leia também: IA no aprendizado corporativo — como adotar na sua empresa
