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Sobre o Banco PAN

O Banco PAN é o banco de quem, assim como eles, trabalha duro todos os dias. E que, com muita dedicação, dá o seu jeito e chega aonde quer chegar. É um banco para quem faz.

Uma das principais instituições financeiras de porte médio do Brasil, o Banco PAN é controlado pelo Banco BTG Pactual. E dá crédito e acesso à informação com tecnologia para você transformar desafios em conquistas.

O desafio

Adriana Kira, Superintendente de Governança de TI no Banco PAN, assumiu a missão de criar a governança de tecnologia e, dentro desse desafio, implementar uma nova cultura de TI. A ideia era não apenas envolver pessoas colaboradoras dentro dessa transformação, mas também levar esse movimento ao mercado, em um novo posicionamento.

A transformação do Banco PAN foi grande em um curto período. O time de tecnologia, por exemplo, mais do que dobrou. Novas pessoas chegaram, novos processos, novos comportamentos. Era preciso, então, criar uma cultura única que representasse o Banco PAN.

Diante disso, o Banco PAN buscava uma solução que pudesse apoiá-lo no desenvolvimento de habilidades e na criação de um contexto de aprendizagem.

Segundo Talita Cardozo Daneluz, gerente de Change Management do Banco PAN:

Para o colaborador é bem desafiador se inserir nesse contexto. Então, a gente tinha o desafio de dizer qual é esse contexto e guiá-los para se inserirem e brilharem nesse contexto.

A solução

Além de oferecer uma solução de aprendizagem, era necessário oferecer tempo para o desenvolvimento. E junto com a Alura Para Empresas, realizou-se o lançamento do Yoda Day, um momento de aprendizagem que dialoga com os conteúdos oferecidos na plataforma.

A Alura Para Empresas estava pronta para apoiar todas as ideias, com lives e outras ações para estimular esse ambiente de aprendizagem. Com participação de líderes de guildas, foram construídas trilhas de aprendizado capazes de comportar o movimento de transformação do Banco PAN, da análise de um legado tecnológico à atualização dos times.

Desenho de pessoas trabalhando

Adriana Kira afirma:

A gente entendeu que a Alura Para Empresas trazia um diferencial para a gente, por ser uma plataforma que tem todos os cursos em português e tem um relacionamento de parceria e não de cliente/fornecedor. A capacitação de um profissional gera um resultado muito melhor para a empresa, provoca que os nossos profissionais sejam profissionais mais qualificados.

Além do lançamento da plataforma para o time, o Banco PAN criou o movimento #oPANehTech e um manifesto com 5 frases importantes. Uma delas é: “conhecimento bom é conhecimento compartilhado”. Junto à parceria com a Alura Para Empresas, estes foram momentos marcantes para criar uma cultura de tecnologia, um contexto para as pessoas que não se limita à empresa, mas se torna um conhecimento compartilhado com o mercado.

Resultados

A proximidade da Alura Para Empresas ao projeto e o painel de acompanhamento permitem entender como montar trilhas e até como engajar as pessoas com outras ações.

Hoje, há trilhas para QA, Back-End, Front-End, agilistas, área de negócio, líderes de tecnologia, e também conforme os níveis de maturidade dos squads. Tudo isso, pode ser personalizado pelas lideranças dos times. Mas o Banco PAN estuda expandir o aprendizado em tecnologia para outras áreas, com base no que já há na plataforma e de como ela vem se atualizando.

O movimento de transformação trouxe mais clareza em modelos de trabalho, ferramentas, conceitos e linguagem, e reforçou a necessidade da aprendizagem contínua. Também as lideranças de TI acharam positivo ter a plataforma para alavancar a carreira de suas equipes.

Foto de um escritório com pessoas trabalhando.

Rodrigo Trevisan Rodrigues, Software Engineering Manager do Banco PAN, fala:

A plataforma hoje nos ajuda muito, me ajuda bastante, não só como gestor da área, que o meu time consegue se desenvolver muito com a plataforma da Alura Para Empresas. Eu também a utilizo para fazer os treinamentos.”

Duas pessoas conversando no escritório do Banco PAN.

No setor de tecnologia, há uma urgência pelo aprendizado. É preciso entender as tendências e repassar o conhecimento. E na Alura Para Empresas, o Banco PAN encontrou consistência e escala. Além de vários comentários e feedbacks positivos, houve um aumento de mais de 18 pontos no eNPS. E os times puderam ver que, de fato, se estabeleceu uma cultura de tecnologia e aprendizado.

Mas certamente, o mais surpreendente foi a adesão das pessoas. Em avaliação, 94% das pessoas responderam que, sim, a Alura Para Empresas alavancou a transformação de tecnologia do Banco PAN.

Recorrência, frequência e adaptabilidade foram importantes para o sucesso do projeto. A possibilidade de criar trilhas diferentes, os alertas sobre engajamento, a relação entre conteúdos e práticas, a integração de dados para associar diferentes estratégias, tudo isso ajudou a confirmar que a Alura Para Empresas era a parceira ideal para o que o Banco PAN havia planejado.

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