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Por que calcular o ROI (retorno sobre investimento) de produto?

Athena Bastos

Athena Bastos


O caminho do desenvolvimento de produtos das empresas é único. Não existe uma receita única capaz de fazer com que as empresas acertem em todos os investimentos e continuem inovadoras e lucrativas.

Justamente por isso, é importante construir métricas que forneçam direcionamentos objetivos sobre a efetividade e a viabilidade dos investimentos feitos em produto.

É aí que o ROI de produto aponta como uma alternativa relevante. Nesta perspectiva, as lideranças precisam lidar com alguns desafios, como, por exemplo, como calcular o ROI e como alcançar essa métrica.

Pensando nisso, o objetivo deste artigo é explicar o que é e como calcular o ROI de produto e, especialmente, a importância do desenvolvimento das pessoas colaboradoras em tecnologia para obter um alto ROI.

A imagem mostra uma mesa com alguns papéis com gráficos espalhados. Ao fundo pode-se notar um notebook desfocado. Já no centro da imagem, há uma pessoa com uma caneta na mão, calculando algo na calculadora, representando o ato de se calcular o ROI de produto.

O que é ROI de produto

O ROI (return on investiment ou, em português, retorno sobre o investimento) é uma métrica do resultado financeiro de um investimento. Ou seja, é a mensuração do quanto a empresa perdeu ou ganhou a partir de algum investimento que fez.

É, portanto, um indicador de performance que aponta se o investimento valeu a pena ou não, a partir do quanto de dinheiro ele gerou (ou quanto de dinheiro a empresa gastou).

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Nessa perspectiva, o ROI de produto é a métrica que indica qual é o resultado financeiro de um investimento feito na área de produto.

Pense no seguinte exemplo simplificado: para automatizar um processo de desenvolvimento de uma nova feature, a empresa investiu em uma ferramenta de R$ 10 mil reais mensais.

Em contrapartida, além de a ferramenta evitar a necessidade de contratar mais uma pessoa desenvolvedora (com salário mensal de R$ 6 mil reais), gerou R$ 20 mil de receita.

Considerando que o ROI é o quanto de dinheiro um investimento traz para a empresa (ou faz gastar, em caso negativo), é possível perceber que o resultado será positivo (porque o valor dos custos é menor do que o de retorno).

Em resumo, a ideia do ROI é trazer mais visibilidade sobre quais áreas estão recebendo investimento no negócio e qual foi o resultado financeiro dessas aplicações.

Assim, é possível determinar se as estratégias estão, de fato, funcionando ou se é a hora de recalcular a rota.

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Qual a importância do ROI de produto

Não é novidade que um dos principais pilares da cultura digital é o desenvolvimento de estratégias baseadas em análises de dados.

A tomada de decisões com base em dados é uma vantagem competitiva para as empresas, porque os dados fornecem números que descrevem a realidade. Não são mera suposições.

No fim das contas, é possível entender quais ações estão dando resultados positivos e o que precisa de alterações. O que é importante priorizar e o que pode ser deixado de lado.

Sendo assim, as estratégias que se baseiam em dados fornecem vantagens tanto em relação à inteligência das estratégias quanto em relação à eficiência operacional dos times.

Nesse ponto, nada mais importante do que entender, a partir de indicadores objetivos, se os retornos sobre os investimentos que a empresa fez estão sendo positivos ou negativos.

É por isso que o ROI é uma métrica importante. Afinal de contas, serve para avaliar como iniciativas específicas contribuem para o resultado da empresa e se valeram a pena ou se precisam de ajustes.

Na prática, o ROI de produto é uma métrica fundamental para gerar insights assertivos sobre os investimentos e, consequentemente, impacta no direcionamento de esforços e investimentos nessa área.

Em resumo, o acompanhamento do ROI permite que as empresas:

  • Avaliem se o investimento está gerando resultados positivos e, em caso negativo, possam modificar o plano;
  • Avaliem como as iniciativas impactam o resultado da empresa;
  • Planejem métricas assertivas e realistas;
  • Identifiquem o prazo de retorno dos investimentos;
  • Tomem decisões com mais fundamentos;
  • Avaliem a viabilidade de projetos;
  • Otimizem os resultados, adaptando ou descartando investimentos.

Como calcular o ROI do produto: fórmulas e exemplos

A fórmula para calcular o ROI é bastante simples

ROI = (valor do retorno do investimento - custo do investimento) / custo do investimento x 100

Vamos pensar na seguinte situação para aplicar a fórmula: uma empresa adquiriu a licença de uma nova tecnologia de R$ 10 mil reais, gastou mais R$ 2 mil reais com despesas operacionais e precisou contratar uma pessoa para usá-la com salário de R$ 6 mil reais. O custo total dessa tecnologia é de R$ 18 mil reais mensais.

No entanto, através dessa tecnologia, a empresa teve R$ 50 mil reais de receita.

Na prática, o cálculo do ROI seria:

ROI = (50.000 - 18.000)/18.000 x 100

ROI = 101,7%

Mas nem sempre o ROI é suficiente para demonstrar os benefícios que um investimento traz para uma empresa. Afinal de contas, os benefícios podem ir além de ganhos financeiros.

Um exemplo disso é a adoção de nuvens pelas empresas. Conforme aponta o novo relatório da consultoria KPMG, apesar de perceberem benefícios da migração para a nuvem, as empresas ainda não conseguem perceber ganhos impactantes.

Na pesquisa, quatro em cada cinco pessoas entrevistadas afirmam que a adoção da nuvem foi um sucesso. No entanto, os retornos ainda são indescritíveis. Dois terços dos entrevistados ainda não chegaram em uma ROI substancial.

Inclusive, esse é um sinal de que a análise do ROI é importante, mas não é a resposta para todas as estratégias da empresa. De fato, ele auxilia a direcionar algumas tomadas de decisões. No entanto, é necessário considerar outras métricas em conjunto.

Métricas-chave para medir o ROI de produto

Como você já sabe, a fórmula do cálculo de ROI compreende duas outras métricas-chave: valor do retorno do investimento e custo do investimento.

Nesse caso, o custo do investimento é a soma de todos os gastos e despesas para colocar um projeto em prática.

O valor do retorno, por sua vez, é a soma de todos os ganhos financeiros decorrentes daquele investimento.

No entanto, para calcular o valor do retorno é imprescindível entender a diferença entre lucro e dinheiro. O lucro indica o valor que resta depois que todos os custos e despesas são subtraídos da receita da empresa.

Esse é um erro comum na análise de ROI: comparar o investimento inicial (que está sempre no valor de dinheiro) com retornos medidos pelo lucro.

A abordagem correta da fórmula é usar o fluxo de caixa — ou seja, a quantidade real de dinheiro que entra ou sai de uma empresa.

O que é um bom ROI?

De início, é importante ter em mente que a avaliação do ROI — assim como todos os outros indicadores, é algo muito particular e depende das especificidades de cada empresa.

Outro ponto relevante é que o ROI não considera um período de tempo específico. Essa é uma limitação desse indicador. Afinal de contas, o retorno de alguns bons investimentos demanda um tempo superior.

E o período do tempo relativiza a métrica. É só pensar, por exemplo, que um ROI de 25% pode ser ruim para um mês, mas ótimo para um dia.

Além do período do tempo, outros fatores podem mudar a percepção de satisfação do ROI como, por exemplo, valor do investimento, sazonalidade e tipo de negócio.

Ainda assim, o ideal é que o resultado do ROI seja sempre superior a 100%. Ou seja, o ROI de 100% indica que cada real investido na empresa tem mais de R$ 1 de retorno.

Isso significa que a empresa recuperou, pelo menos, o valor dos investimentos que foram feitos. Depois disso, em uma análise simplificada, quanto mais retorno financeiro, melhor.

Estratégias para otimizar o retorno sobre o investimento de produto

Assim como todas as estratégias, não existe uma receita mágica que serve para otimizar o retorno sobre o investimento de produto de todas as empresas indistintamente.

Afinal de contas, cada empresa tem seu próprio produto e seus dados. Essas particularidades indicam os caminhos certos para melhorar suas métricas.

Em muitos casos, as empresas seguem uma abordagem de tentativa e erro. Mas existe outra forma de aumentar seu retorno sobre os investimentos: compreendendo as estratégias de empresas semelhantes.

A análise objetiva das situações que outras empresas semelhantes passam é uma forma diferente de se orientar a partir de dados e tomar decisões de forma mais estratégica.

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A importância do desenvolvimento de pessoas em tecnologia na busca por um alto ROI

Outra forma de otimizar o retorno sobre os investimentos é investir no desenvolvimento de pessoas em tecnologia. A estratégia de desenvolvimento de Digital Skills da Suzano em parceria com a Alura Para Empresas é um bom exemplo disso.

A Suzano é a maior produtora de celulose de eucalipto e referência global em uso sustentável de recursos naturais. E, mesmo estando em um mercado tradicional, vislumbrou o poder da tecnologia.

No entanto, a estratégia da empresa necessitava de três fatores principais: aprendizado, experimentação e desenvolvimento. Foi necessário criar uma cultura de aprendizagem e engajamento em tecnologia.

Um dos projetos implementados pela Suzano tinha o objetivo de detectar avarias em fardos de celulose para reduzir perdas da produção, através de técnicas de Machine Learning.

Para a execução do projeto, as pessoas colaboradoras passaram por trilhas de aprendizagem que compreenderam Machine Learning, Python e visão computacional.

O objetivo, portanto, era que a inteligência artificial pudesse identificar, em tempo real, avarias nos fardos de celulose na linha de produção.

Como resultado, a capacitação em tecnologia da Suzano ajudou a gerar produtividade, redução de perdas e aumento da eficiência operacional. Como consequência, também impactou no aumento do ROI do produto que desenvolvem.

Ou seja, quando planejado e implementado de forma adequada, o desenvolvimento das pessoas em tecnologia pode ser uma poderosa ferramenta para ajudar as empresas a resolver problemas, otimizar processos e recursos e reduzir custos. Todos esses pontos têm impacto direto na otimização do ROI sobre o produto.

Além do mais, sem dúvidas, é necessário que as empresas possibilitem a inovação e transformação digital. Mas, ao mesmo tempo, não podem perder de vista os resultados financeiros de seus investimentos.

Agora que você já sabe mais sobre a importância do desenvolvimento em tecnologia para otimizar o ROI de produto, que tal capacitar seu time para trabalhar com essa tecnologia? Fale conosco e conheça os cursos e benefícios da Alura Para Empresas.

Athena Bastos
Athena Bastos

Supervisora de Conteúdo da Alura Para Empresas. Bacharela e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-graduanda em Branding: gestão estratégica de marcas pela Universidade Castelo Branco - UCB. Escreve para blogs desde 2008 e atua com marketing digital desde 2018.

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