Logo do curso
Curso

Praticando Cobol:

Laços

Quero estudar na alura

4h

Para conclusão

121

Pessoas nesse curso

9.4

Avaliação média

Certificado

De participação

Introdução_

O que você aprenderá_

  • Utilize o comando Varying para criar laços em Cobol
  • Manipule variáveis de controle para automação de processos
  • Use a cláusula Depending On para gerar saídas dinâmicas
  • Aprenda técnicas para exportar dados em formato CSV
  • Implemente loops para manipular strings e dados

Público alvo_

Pessoas desenvolvedoras que desejam praticar seus conhecimentos em Cobol, especialmente pessoas interessadas no uso de laços e manipulação de variáveis para automação de processos e geração de saídas dinâmicas.

Ivan Petrucci

linkedin

Ivan Petrucci é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Desenvolvimento Mobile. Possui certificações Microsoft, Oracle e IBM. Atua como consultor de tecnologia e desenvolvedor de sistemas em PHP, Java, Python e Mainframe (Cobol, VSAM, DB2, CICS, Assembler). Atualmente desenvolvendo soluções de troca de dados entre mainframe e plataforma open através de Hadoop e Spark.

Curso atualizado em 09/05/2025

Ementa

  1. Laços

    • Laços

Descubra se esse curso é pra você! Leia as primeiras aulas

Comece essa formação agora mesmo e capacite-se para seu próximo projeto!

Conheça os planos

Este e mais 9 cursos fazem parte das seguintes formações

Nossas formações são uma sequência de cursos e conteúdo para você se profissionalizar e se tornar quem o mercado procura!
Escola

Programação

Mergulhe no universo back-end. Programe nas principais plataformas e linguagens, como Python Node.JS, PHP, Java e .NET. Crie sistemas web e desenhe a arquitetura de soluções inovadoras, com código e boas práticas.

Conheça a escola

Faça parte da nossa comunidade no discord!

Troque conhecimentos com a comunidade da Alura

Escolha a duração do seu plano

Conheça os Planos para Empresas