Primeiras aulas do curso YouTube parte 2: Otimização e monetização do canal

YouTube parte 2: Otimização e monetização do canal

Otimizando o tempo para novos envios - Introdução

Olá pessoal, tudo bem? Eu sou Bruno Gael, sou especialista em vídeo online e YouTube.

E essa é a segunda parte do curso básico de criação e utilização de canais. Se você ainda não fez a primeira parte do curso recomendamos que você vá lá, faça e estude para aprender como criar o seu canal do zero e como fazer as configurações iniciais do seu canal.

Nessa parte do curso nós vamos explorar alguns recursos um pouco mais avançados, vamos ver como conseguimos otimizar o nosso tempo na hora de subir vídeos para o YouTube através da função “Padrões de Envio”, que vamos aprender a configurar, e ela permite que já deixemos prontas algumas configurações para que não tenhamos que repetir os mesmos processos a cada envio de vídeos.

Então nós vamos aprender configurar os padrões de envio e também vamos conhecer o recurso cartões e tela final. Os cartões aparecem aqui no canto do vídeo através desse botão de informação que permite promovermos outros vídeos do canal e também gerarmos mais engajamento com o vídeo através das enquetes - que também é possível criar - e vamos aprender como criar essas enquetes também.

E a tela final que nos ajuda a promover mais vídeos do canal mantém os espectadores assistindo depois do vídeo e também promove mais inscrições através deste botão de inscrição que podemos inserir, também, na tela do vídeo.

Vamos aprender a configurar a marca d'água do canal que é um recurso de marca muito legal do YouTube, que permite que acrescentemos aqui um logo ou alguma imagem que queiramos que vai aparecer em todos os vídeos e nos ajuda a trazer mais inscritos para o canal porque ativa esse botão de inscrição personalizado.

Nós também vamos aprender como deixar os vídeos mais acessíveis através das legendas, então vamos aprender como criar legendas e traduções para os vídeos, e por fim vamos ver como fazemos para se inscrever no programa de parcerias do YouTube, que permite que os criadores comecem a gerar receita com os vídeos.

Então se você se interessou por esse curso e quer dar uma melhorada no seu canal, quer melhorar ele ainda mais, continue conosco e nos vemos logo mais!

Otimizando o tempo para novos envios - Determinando Padrões de Envio

Já sabemos que manter um canal no YouTube não é uma tarefa tão simples assim, isso envolve vários processos. Temos que pensar no roteiro dos vídeos, em como gravar, a edição desse vídeo e quando o vídeo fica pronto.

Ainda temos que enviar esse vídeo para o YouTube, configurar os títulos, a descrição, definir miniaturas, tags, publicar o vídeo e divulgar. Tem uma série de coisas, que no final das contas tomam um tempo nosso, que muitas vezes não temos. É natural, estamos fazendo um milhão de coisa na nossa vida.

Então temos que otimizar o máximo esses processos para que a manutenção do canal não se torne uma coisa chata e desgastante, como é para muitas pessoas. A Sônia por exemplo, odeia ter que passar por aquele processo de enviar o vídeo para o YouTube, de preencher título, descrição, enfim, estar sempre tendo que repetir todo esse processo e isso acaba ficando realmente uma tarefa um pouco, maçante para ela e que ela não gosta.

O que a Sônia não sabia é que existe uma função no YouTube chamada padrões de envio, essa função permite que o criador já deixe algumas configurações prontas, para que ele não tenha que ficar repetindo sempre a mesma coisa toda vez que for subir um vídeo novo para YouTube. Essa tarefa pode ser um pouco chata para quem está sempre publicando vídeos no YouTube, então é uma boa maneira de resolver esse problema.

Então a partir do momento que eu configuro o “Padrão de envio” do YouTube, toda vez que eu subir um vídeo novo as principais configurações já vão estar prontas, configurado tudo corretamente, e isso vai fazer com que eu economize tempo nesse processo também, e que não fique uma tarefa tão chata assim.

Nessa aula vamos ajudar a Sônia a configurar os padrões de envio do canal dela para que ela consiga otimizar o seu tempo na hora de subir os vídeos para o YouTube, então a primeira coisa que devemos fazer é entrar com a nossa conta no site do YouTube e depois acessar o “Estúdio de Criação” que é onde vai estar a função “Padrões de envio”.

Para fazer isso, nós vamos vir aqui no ícone do canal, que fica localizado na parte superior, aqui no canto direito da página e depois vamos clicar em “Estúdio de Criação”. Aqui na página do “Estúdio de Criação” vamos clicar aqui na guia “CANAL”, que fica no lado esquerdo da página, nesse menu principal. Aqui vamos selecionar a opção “Padrões de envio”.

Aqui vamos definir quais serão os “Padrões de envio” para o canal “Culinária para Amadores”. Lembrando que qualquer configuração que façamos agora, podem ser alteradas depois sem nenhum problema. Elas servem apenas como pré-configurações para que não tenhamos que repetir os mesmos procedimentos a cada envio, para facilitar nossa vida e otimizar bastante o nosso tempo.

Então, a primeira configuração que podemos fazer aqui nessa página é a configuração de privacidade, nós temos três opções: “Público”, “Não Listado” ou “Privado”. Eu recomendo que selecionemos a opção “privado” porque garante que os vídeos não sejam publicados sem que todas as configurações sejam feitas.

Então vou selecionar aqui “Privado”, e quando a Sônia for publicar um novo conteúdo, depois que ela terminar de fazer todas as configurações é só ela alterar para “Público”, e vai dar tudo certo, sem nenhum problema. O vídeo vai ser publicado da mesma forma.

O próximo campo aqui é “Categoria”, em que vamos escolher qual é a categoria dos nossos vídeos. Como “Culinária para Amadores” é um canal de tutoriais de culinária, ele vai se encaixar aqui dentro da categoria “Guias e Estilo”. Aqui aparecem várias opções para selecionarmos e basta vermos qual é a categoria que os seus vídeos se encaixam. No nosso caso vai ser a categoria “Guias e Estilo”.

É importante que não deixemos de preencher esse campo porque ele ajuda muito o YouTube a recomendar o nosso conteúdo para o público certo, então sempre preencham o campo “Categoria”. Escolhemos aqui “Guias e Estilo”.

E o próximo campo é o campo “Licença”, onde temos duas opções: a “Licença padrão do YouTube” e a “Creative Commons - Atribuição”, mas qual é a diferença entre as duas? É basicamente a seguinte: se eu escolho a licença “Creative Commons - Atribuição” eu estou dizendo que o público pode reutilizar o meu material da maneira que eles bem entenderem.

Ou seja, eles podem pegar o meu vídeo do meu canal, republicarem no canal deles ou podem pegar um trecho do meu vídeo e inserir em outro vídeo, enfim, eles podem fazer com o meu vídeo que eles bem entenderem. É mais ou menos o que diz a “Creative Commons - Atribuição”.

Agora, já a “Licença padrão do YouTube” protege mais o criador, no sentido de que se alguém, porventura, postar o meu vídeo em outro canal ou em algum outro lugar e eu não ficar satisfeito com isso, eu posso pedir para que esse vídeo seja retirado.

Enfim, eu posso reivindicar os direitos autorais deste vídeo, então vamos selecionar essa licença que é a licença mais utilizada de maneira geral dentro do YouTube. Vamos selecionar aqui a “Licença padrão do YouTube”.

E o próximo campo é o campo de “Título”. “Mas se cada vídeo tem um título diferente para que eu vou criar um padrão de envio aqui para o título?” Vou responder essa pergunta olhando um exemplo de um outro canal, vamos ver aqui o canal “Ana Maria Brogui”.

Veja que o canal dele por exemplo, sempre no final dos vídeos aparece aqui o nome do canal, “Ana Maria Brogui” aparece aqui. Tem um “I Ana Maria Brogui” e na sequência vem o número do episódio, o número do vídeo, e a mesma coisa acontece no canal “Dani Noce” que é um outro canal que também utiliza da mesma estratégia, então vemos aqui que o nome da receita fica na primeira parte e na segunda parte o nome do canal separado por uma barra.

Essa é uma estratégia muito comum entre os criadores do YouTube e também vamos utilizar no “Culinária para Amadores”. Lembrando que isso não é uma regra. Não é obrigatório você acrescentar o nome do canal no título do vídeo, mas vamos optar por essa estratégia.

Então vamos voltar em “Padrões de envio” e vamos inserir aqui o nome do nosso canal que é “I Culinária para Amadores” - separados por essa barra, que vai separar o texto. Agora não vamos precisar digitar o nome do canal toda vez que subirmos um vídeo para o YouTube.

A mesma coisa que fizemos agora, serve para a descrição, que também pode ter um texto padrão. E o que pode ter nesse texto? Link para redes sociais, e-mail, site pessoal, qualquer link que você achar necessário, informações sobre o canal, sobre a temática, enfim, qualquer coisa que ajuda as pessoas a se conectarem com você ou que dê a elas a possibilidade de conhecer melhor o canal e o seu trabalho, são informações importantes.

Vamos ver um exemplo agora do canal “Me Poupe”, que é um canal sobre educação financeira que também utiliza padrões de envio. Vamos ver que praticamente todos os vídeos do canal, nós temos aqui as mesmas informações, que é o endereço da caixa postal, o endereço de e-mail comercial, o endereço de e-mail para dúvidas, tem aqui uma frase motivacional. Enfim, tem uma série de coisas aqui, que se repetem em todos os vídeos.

E vamos fazer a mesma coisa. Já separamos algumas informações que queremos passar para o público, reunimos tudo em um texto, está separado aqui. Vamos copiar esse texto e colar em “Padrões de envio” na parte de “Descrição”, então vamos vir aqui, vamos colar esse texto. Pronto. Já definimos qual vai ser a nossa descrição padrão, que já está aqui no campo de “Descrição”.

Agora o próximo campo é o campo das “Tags”, então aqui nós também já selecionamos algumas palavras chaves que vão estar presente em todos os vídeos, então elas estão muito relacionadas ao conteúdo do canal de maneira geral.

Aqui podemos colocar “culinária para amadores, culinária, amadores, receita, receita fácil, comida, comida caseira, como fazer, tutorial e sônia”. Aqui são tags mais genéricas, que podem servir para todos os vídeos.

Então já definimos aqui as nossas tags, agora podemos ir para a próxima etapa, que é “Comentários e Avaliações”. Vamos deixar marcado como está aqui “Permitir comentários” e “Os usuários podem visualizar as classificações deste vídeo”, vamos deixar como está.

No próximo item vamos selecionar qual é o idioma original dos nossos vídeos, que nesse caso é “Português (Brasil)”, então está certo, vamos deixar como está. Em “Contribuições da comunidade” vamos deixar essa opção marcada porque podemos permitir que as pessoas contribuam com legendas ou traduções para os vídeos do nosso canal, então vamos deixar assim também.

Aqui em “Certificação de legenda” não precisamos selecionar nada. Podemos deixar aqui também como está, porque não é uma opção disponível para o nosso país, então não precisamos nos preocupar com esta opção.

No último item, “Estatística do vídeo”, vamos deixar como está, com a caixa de seleção marcada aqui e vamos clicar agora em “Salvar”, para que as nossas configurações sejam salvas no Youtube.

Pronto. Terminamos de configurar os padrões de envio do canal “Culinária para amadores”, agora falta vermos se elas estão funcionando realmente, se está tudo certo. É o que vamos ver no próximo vídeo. Até lá!

Otimizando o tempo para novos envios - Enviando um vídeo

No último vídeo nós ajudamos a Sônia a configurar os padrões de envio do canal “Culinária para Amadores”. Esse recurso vai ser muito útil para que ela consiga otimizar o tempo dela na hora de subir um vídeo para o YouTube, então como nós já temos um novo vídeo para subir vamos conseguir ver isso na prática, como funciona os padrões de envio.

Então, o nosso vídeo já está separado aqui em uma pasta. Ela se chama “Frango ao limão grelhado.mp4”, é uma nova receita da Sônia que já está aqui na pasta, então para subirmos esse vídeo temos que estar obviamente logados na nossa conta.

Já estamos aqui, tudo certo, e vamos clicar aqui, como vimos na primeira parte do curso, em “Criar um vídeo ou uma postagem”, então vamos enviar um vídeo clicando aqui neste ícone na parte superior da página. “Enviar vídeo”.

Agora eu vou na pasta onde o vídeo está e vou arrastar o vídeo aqui para a página. Ele vai começar a ser enviado agora, e olhe que legal: o título que definimos como padrão, já está aparecendo aqui para nós, “Culinária para Amadores”. A descrição padrão também já está aparecendo aqui para nós, as tags que selecionamos antes já estão aqui também, então o nosso vídeo está pré-configurado, vamos dizer assim.

Agora só falta completarmos algumas informações para que o vídeo possa ser publicado normalmente no YouTube, então o primeiro ponto que temos que fazer aqui é escrever o título, que é a primeira opção, então o vídeo é “Frango ao Limão Grelhado”- e olhe que que legal! Já fica aqui o “I Culinária para Amadores” aqui na sequência e o nome da receita, aqui em primeiro lugar.

Aqui na parte de descrição a Sônia já fez a descrição desse vídeo do “Frango ao Limão Grelhado”, então ele já está aqui separado em um outro arquivo e nós só vamos copiar aqui e colar na descrição, então já temos aqui uma divisória deste conteúdo do que é padrão e da descrição do vídeo. Eu vou colar aqui, apertar a tecla “Enter” para dar um espaço aqui e já temos a receita. Ela contando um pouquinho sobre a receita e os ingredientes, então está tudo aqui. Olhe que legal!

Agora vamos para a parte das tags, então vamos acrescentar aqui as tags relacionadas a este vídeo específico. Aqui vendo a descrição do vídeo vemos que temos “frango”, “farinha”, “aspargos”, “lemon pepper”, “aspargos” e “limões” - também podemos acrescentar esses itens aqui em “Tags”.

Então vou colocar aqui “frango” - primeiro nome da receita - “frango ao limão grelhado”, apertar a tecla “Enter”, “frango grelhado”, “frango”, “frango ao limão”, “limão”, “aspargos”, “lemon pepper” e “farinha” - que é um dos ingredientes também - “farinha” e foi.

Preenchemos aqui as “Tags”, agora o próximo passo é enviarmos a miniatura do vídeo, já temos essa imagem pronta aqui, como vocês podem ver, tem aqui o frango grelhado com limão e os aspargos. A miniatura aqui característica do canal “Culinária para Amadores” - então a imagem já está pronta, a Sônia já fez, só vamos enviar agora essa imagem para ser a miniatura do vídeo.

Então vou selecionar aqui em “Miniatura personalizada”, vou selecionar o arquivo da miniatura aqui, “Open”, e ele vai enviar essa imagem para que ela seja miniatura do vídeo, então ela já apareceu aqui para nós.

Agora tem uma outra opção aqui que também podemos utilizar para otimizar o nosso tempo que é a opção “Adicionar à playlist”. Ela permite que já adicionemos o vídeo à uma playlist sem precisar esperar que o vídeo seja publicado, então aqui na página de envio mesmo, já podemos selecionar a playlist clicando aqui. Vou selecionar a playlist “Pratos Salgados”, que tem a ver com essa receita, e pronto.

Depois que o vídeo for publicado ela já vai estar dentro dessa playlist que selecionamos, não vamos precisar ir na sessão de playlist, selecionar o vídeo, enfim, o processo é um pouco mais demorado. Agora conseguimos fazer isso de maneira muito mais fácil e prática.

Então pronto! Configuramos aqui a nossa playlist, as tags, miniatura, descrição do vídeo e o título. Agora que todas as configurações já foram feitas, já podemos alterar aqui de “Privado” para “Público”.

Só que a Sônia já estabeleceu a data que os vídeos devem ser lançados: terças e quintas às 11 horas, e nós não estamos nem em uma terça-feira, nem em uma quinta, e muito menos às 11 horas da manhã, então o que fazemos nesse caso?

Nós podemos programar o vídeo, então aqui tem uma opção do YouTube que permite que lancemos o vídeo exatamente na data que queremos, na data e horário. Podemos selecionar aqui ao invés de “Público” - já que não estamos no dia e nem no horário exato do lançamento vídeo - podemos colocar aqui como “Programada” e selecionamos aqui a data que a Sônia deseja, que no caso é o dia 13 de dezembro às 11 horas.

Feito isso, eu já posso publicar o nosso vídeo, então vou subir a página aqui e clicar no botão “Publicar” e ele já aparece aqui para nós “Publicar no Thu Dec 13 2018”, então é uma confirmação de que o vídeo vai ser publicado exatamente nesta data e nesse horário. Eu vou clicar aqui, em “Publicar”. Pronto. Nosso vídeo “Frango ao Limão Grelhado” vai ser publicado no dia 13 de dezembro às 11 horas.

Então conseguimos aproveitar os padrões de envio que já havíamos pré-configurado e só acrescentamos algumas informações que são relativas a este vídeo em específico. As configurações foram feitas e o vídeo já vai ser publicado.

Mas será que essas configurações terminam aqui, com a publicação do vídeo? É isso que vamos ver na próxima aula. Até lá!

Sobre o curso YouTube parte 2: Otimização e monetização do canal

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