Primeiras aulas do curso Twitter: uma ferramenta para ganhar visibilidade profissional.

Twitter: uma ferramenta para ganhar visibilidade profissional.

O que fazer se a rede social que você experimentou não deu resultados? - Introdução

Neste curso, nós falamos sobre as principais ferramentas do Twitter. Como eu posso utilizá-las a favor da minha estratégia para ganhar visibilidade? Como que eu posso também converter mais clicks para o meu blog? Ou de repente, me aproximar de profissionais que sejam influentes nas minhas áreas de interesse?

Além disso, nós falamos também sobe conteúdo. O que compartilhar? Como compartilhar? Será que eu faço tudo manualmente? Será que tem alguma plataforma que pode fazer um agendamento?

E também vamos ver como o Twitter Analytics pode ser bom para nós identificarmos quais são os conteúdos que mais geraram engajamento com meu público, ou seja, quais as publicações que as pessoas mais curtiram, compartilharam, interagiram.

Então, essas são algumas das características deste curso.

E se você tem curiosidade, ou se você quer melhorar a sua atuação dentro do Twitter, você pode fazer o curso e fazer os exercícios. Vai ser tudo muito prático.

E eu espero que você alcance os seus objetivos. Além de conhecer o Twitter melhor, que você ganhe também a sua visibilidade ou atinja o seu objetivo esperado.

O que fazer se a rede social que você experimentou não deu resultados? - Teste uma rede social

Olá, seja bem-vindo!

Eu vou começar já apresentando o Carlos Severino. Bom, o Carlos é um profissional que atua na área de desenvolvimento de software. Ele trabalha com algumas linguagem de programação, em especial o Java, e também com metodologias ágeis.

Paralelo a isso, o Carlos gosto de filmes de super-heróis e também de jogar videogame com os amigos.

Mas, além dessas características, ele possui uma outra característica bem especial: o Carlos é um profissional bem curioso, então, tudo que ele aprende nos cursos que ele faz ou nas leituras, seja através de blogs ou de livros, ele compartilha no formato de artigo através do seu blog.

Então, o Carlos foi lá e criou a publicação dele no blog. Então, ele entra no perfil pessoal dele do Facebook e faz aqui uma chamada, olha, "Para quem acha que SEO é um bicho de 7 cabeças, olha essas dicas".

Se eu clicar aqui na publicação, ele me direciona para o blog e eu tenho acesso à postagem dele. Bacana?

Mas o que acontece? Se nós repararmos, olha aqui: curtidas: zero, comentário e compartilhamento: zero. Então, o engajamento dessa publicação foi baixo, mas para tristeza do Carlos, isso não aconteceu apenas nessa publicação.

Se nós olharmos nas anteriores, vamos nos deparar com o mesmo cenário. E aí, vem uma questão: isso daqui não acontece apenas com o Carlos, acontece com muitos profissionais que têm um blog pessoal e compartilham ali as suas experiências de forma espontânea, mas de repente, não está divulgando na rede social ideal.

Por que eu digo isso? Às vezes, os contatos do Carlos não estão interessados em receber publicações sobre desenvolvimento de software, sobre dicas de como aplicar o SEO para otimizar o seu site.

Então, a gente precisa tomar esse cuidado. Qual é o canal onde estamos divulgando o nosso conteúdo?

Uma das métricas para nós acompanharmos se está sendo efetivo ou não, é isso: curtida, comentário, compartilhamento.

Isso não significa que o assunto não seja interessante. Pode não ser interessante para as pessoas que fazem parte da rede do Carlos. Pensando nisso, ele começa a refletir "poxa, quais são as outras redes sociais que existem, as mais importantes, e que eu posso utilizar para compartilhar os meus artigos?".

E aí, a gente fala do LinkedIn. O LinkedIn, é a rede social dos profissionais. Então, a gente tem a oportunidade de colocar as nossas experiências, compartilhar artigo do Pulse que é a plataforma dentro do LinkedIn.

Se você ainda não fez o curso do LinkedIn, dentro aqui da plataforma do Alura, nós temos esse curso.

Bom, de repente, será que faz muito sentido para o Carlos? Vamos ver a próxima opção.

O Instagram. O Instagram é a rede social conhecida como a rede social das imagens. Então, ali nós temos a oportunidade de utilizar imagens impactantes justamente para atrair a atenção dos usuários e consequentemente ler o conteúdo.

Mas aí, o Carlos fala "poxa, eu sou de T.I, eu não entendo, não trabalho com Photoshop, CorelDraw. Eu acho que dá muito trabalho”.

E aí o Carlos começou a refletir: "poxa, será que realmente essa é a melhor opção?".

A próxima: Facebook. No caso do Carlos, ele já experimentou, não teve engajamento. Então, é por isso que ele está refletindo sobre quais são as outras alternativas.

Antes de continuar, eu só gostaria de fazer um parênteses: o intuito dessa parte aqui do curso, não é eu limitar falando que uma rede social é melhor do que a outra.

Cabe a nós como usuários, descobrir quais são as potencialidades que cada rede social possui.

No caso do Carlos, ele fez a parte dele, experimentou o Facebook e viu que não deu muito certo. Instagram e LinkedIn podem ser uma alternativa para ele experimentar também.

Mas aí vem uma outra opção, o Twitter. Por que não utilizar o Twitter?

Algumas pessoas já comentaram comigo assim, "olha, Priscila, o Twitter para mim não é relevante, não é relevante para a minha carreira ou não é relevante para o meu negócio".

Mas aí, eu devolvo a pergunta, respondo "tudo bem, é o seu direito de ter a sua opinião, mas você já experimentou utilizar de uma forma bem engajada o Twitter, conhecer os recursos que ele tem para te oferecer? Aí sim, você pode dizer que "não, para mim não funciona".

E aí, a resposta, nem sempre, é "sim". Então, no caso do Carlos, ele vai aceitar esse desafio, vai experimentar, vai utilizar essa rede social é tentar entender como que ele pode utilizar cada recurso em favor dos objetivos.

E ele também vai pensar, "poxa, por que ele está no Twitter? Só para ter ali número de seguidores?".

Eu já falei em outros cursos, que nem sempre número de seguidores é o mais importante. A gente precisa ver qual é a relação que as pessoas que estão lendo as nossas publicações têm conosco.

Se elas se engajam, ou seja, se elas compartilham, se elas comentam, é um indício de que elas estão prestando atenção no que nós temos a dizer.

Então, já que a experiência no Facebook não foi tão interessante, ele vai optar por criar uma conta no Twitter.

Então, na próxima aula nós vamos criar essa conta do zero.

O que fazer se a rede social que você experimentou não deu resultados? - Crie a sua conta

Então, nessa aula nós vamos criar um perfil para o Carlos no Twitter. Então, eu vou acessar o site: www.twitter.com.

Você pode criar através do seu desktop, ou se preferir baixar o aplicativo no seu celular e fazer a sua conta, tudo bem? Eu clico aqui em "inscreva-se" e agora eu vou preencher os dados. Está pedindo o nome completo, vou colocar Carlos Severino. Celular ou e-mail, coloco o e-mail dele. Crio também uma senha.

Tem aqui uma opção que já está ativada que diz: "Personalize o Twitter de acordo com os sites que eu visitei recentemente".

Isso é interessante porque o Twitter consegue direcionar os conteúdos que eu já tenho mais interesse em ler. Então, eu posso deixar essa opção ativa e clico em "Inscreva-se".

Agora, eu vou preencher aqui o dado que ele pede, pede o número do celular, e clico em "Próximo". Você tem a opção de pular, mas como eu já estou fazendo o cadastro aqui, vou seguir todo o processo, tudo bem?

Clico no "Próximo", vou digitar o código que eu recebi e clico em "Verificar". Pronto.

Agora, a gente vai para uma outra fase que é escolher o nome do usuário. Isso aqui a gente pode trocar depois, mas eu vou colocar “devmadrugadasp”. Está vendo? Ele deu um verdinho aqui, esse nome está disponível, mas têm algumas sugestões.

Então, ficou "devmadrugadasp". Clico em "Próximo".

Agora, o Twitter dá uma mensagem de boas-vindas e fala que vai apresentar os tipos de conteúdo que nós podemos acompanhar, os perfis. Então, eu clico em "Vamos lá".

"Quais são os seus interesses?". Ele tem interesse em saber sobre notícia, sobre games e youtubers, TV e séries, diversão e memes. São várias opções, e aí você escolhe.

Para o Carlos, a gente já escolheu alguns e eu clico em "continuar”.

Essa opção, a gente pode sincronizar tanto a nossa conta do Gmail quanto a conta do Outlook para ver quem são os nosso contatos que têm contas ativas no Twitter para gente fazer um convite para eles nós seguirem. Eu posso clicar aqui em "Importar contatos" depois que eu selecionar uma das opções, ou posso colocar "Não, obrigado".

Agora, o próprio Twitter já faz a sugestão de alguns perfis que a gente pode seguir. Então, eu posso tirar a seleção de todos, posso selecionar todos. Aí, você escolhe.

Então, vou continuar. Agora, ele está criando a nossa conta no Twitter.

Prontinho, pessoal. Viu que é um processo bem simples, bem intuitivo. Agora, a gente vai criar a descrição do Carlos e deixá-lo com uma carinha mais bacana.

Perceba que ao criar a conta, o Twitter faz duas sugestões: se a gente quiser colocar "Olá, Twitter! #meuprimeiroTweet", enfim, você escolhe. Você pode clicar aqui em "Tweetar" e ele já vai entrar na sua página inicial.

Na próxima aula, nós vamos editar essas opções do perfil do Carlos para deixar mais atrativo.

Sobre o curso Twitter: uma ferramenta para ganhar visibilidade profissional.

O curso Twitter: uma ferramenta para ganhar visibilidade profissional. possui 180 minutos de vídeos, em um total de 64 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Social Media em Marketing Digital, ou leia nossos artigos de Marketing Digital.

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