Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de Tratamento de Imagem > Conteúdos de Tratamento de Imagem > Primeiras aulas do curso Adobe Photoshop: tratando imagem com viés publicitário

Adobe Photoshop: tratando imagem com viés publicitário

Analisando a Imagem - Introdução

Fala, galera, tudo tranquilo? O meu nome é Danilo Máximo e dessa vez estaremos fazendo o curso de tratamento de imagem dois. Então ele é uma continuação do curso de tratamento 01, só que um pouco diferente.

No primeiro curso a gente viu vários casos separados, dessa vez, eu criei uma linha de raciocínio, mostrar um fluxo de trabalho inteiro tratando uma única imagem. Porém, não é só porque a gente está tratando uma única imagem, que esse material não pode ser utilizado em outras, certo?

As técnicas podem ser utilizadas em vários momentos diferentes, mas eu quis criar uma linha de raciocínio única para mostrar um fluxo inteiro, então a gente pega essa imagem que eu estou mostrando aqui na tela e a gente vai tratar ela do começo ao fim.

Então a gente vai colocar aqui efeitos que vão fazer com que a nossa imagem vá melhorando de pontos a pontos, certo? Então tem uma layer, onde a gente cria uma maquiagem digital bem superficial, só para vocês terem uma ideia de como é feito esse processo e por fim, a gente dá uma melhorada e realçada nos traços.

A gente tem aqui o material de todo o processo do curso, então a gente vai melhorando pontos, onde a gente usa o liquify para estar mexendo um pouquinho na estrutura, a gente usa o dodge and burn para estar dando uma volumetria e mexendo um pouquinho na questão das partes claras e escuras da imagem.

Então, esse curso a gente vai pegar essa dinâmica dessa fluxo de trabalho utilizado para esse caso aqui dessa modelo, mas lembrando que essas técnicas utilizadas podem ser utilizadas em outros materiais. Tranquilo? Então espero que vocês curtam o material, beleza?

Qualquer dúvida que vocês tenham, falem com a gente lá no fórum e até o curso.

Analisando a Imagem - Análise da imagem

A imagem que o instrutor usou está aqui.

Bom, galera, para começar o nosso tratamento, a gente vai primeiro analisar a imagem como um todo, nesse ponto, é bem importante que você seja bem criterioso com relação a proposta que você vai gerar no tratamento. Existem tratamentos que você vai ter que limpar toda a imperfeição que tiver na pele.

Tem outras opções que não, depende muito do projeto final, do que você que vai fazer, para onde esse material vai. Então aqui, a gente vai tratar essa imagem do começo ao fim e eu vou mostrar vários pontos que são legais, várias técnicas diferentes para vocês aplicarem durante o tratamento de uma imagem.

Nessa primeira etapa, a gente vai colocar aqui um planejamento do que a gente vai fazer, porque aí dá para a gente seguir uma linha de raciocínio na hora que a gente estiver tratando. Então a gente vai criar uma nova layer aqui, estão vendo? Aqui em baixo, no canto inferior direito da tela, cria uma nova layer.

Vou colocar o nome dessa nova layer, eu clico duas vezes em cima dela, vou colocar o nome dela de planejamento. Então estou com a minha layer planejamento aqui, vou colocar o brush e com o brush, eu vou colocar todos os pontos que eu acho que eu vou alterar durante o meu tratamento.

A primeira coisa que eu vou fazer é tirar essa parte do cabelo aqui, que eu acho que fica muito chamativo, esses vários fios, em razão do fundo ser preto. Então eu vou tirar esses pontos do cabelo, que eu acho que são legais de tirar.

Esse ponto, o espaço entre a orelha e o pescoço da modelo, ficou até um espaço, é do cabelo dela, mas gerou uma sobra muito grande, que a gente pode retirar isso aqui, fazendo com que essa parte do cabelo venha mais para cá também, isso aí também varia muito.

Tem esse pedaço da gola que ficou mais para cá com relação a roupa, a gente pode também ajustar um pedaço disso aqui. Com relação à modelo em si, ela tem aqui a questão dos furos na orelha, que a gente vai retirar também, então eu vou marcar aqui, que são os furos da orelha que vamos retirar.

Ela tem algumas pintas no rosto também, que a gente vai retirar todas elas também, mas mais pela questão de utilização disso aqui no meio publicitário, então a gente tira mesmo esses tipos de pintinhas que aparecem no rosto. Então aqui, aqui, certo?

Então todos esses probleminhas que você foi identificando na pele, a gente vai retirar. Aqui... os cravinhos, os pontinhos aqui, aqui no corpo também, esse pelinho, todas as imperfeições e sinais, serão tratados. Beleza?

Isso aqui também é legal de a gente retirar, certo? É um cabelo que ficou aqui por cima da roupa, aí, a gente pode ir ali e retirar esse cabelinho também para ficar mais interessante a foto. Lembrando que quem olhar a foto posteriormente, vai analisar ela como um todo, né?

Então o cabelo, mais um pedaço de cabelo aqui, certo? Esses outros fiozinhos que tem aqui, nós podemos retirar todos eles também. Então aqui, a ideia é mostrar todos os pontos que a gente pode tratar na imagem. Se a gente for mais a fundo, a gente tem a questão desses problemas com relação ao tom.

Aqui está mais escuro, a veia no rosto da modelo, aqui tem algumas deformidades que estão deixando a pele mais escura também, certo? Num outro momento, depois que a gente ajustar esses pontos, o que a gente vai fazer?

A gente vai fazer o equilíbrio na pele como um todo, então, por exemplo, essa parte, do lado direito da testa da modelo, que está mais escura, a gente vai igualar a cor da pele da testa do lado direito e do esquerdo.

Então, a gente vai deixar eles mais ou menos no mesmo tom para ter o mesmo peso e depois a gente poder colocar uma volumetria da maneira que a gente achar melhor. Então tem esses pontos, depois a gente vai ajustar o olho aqui também, dentro do olho, eu acho que vazou um pouquinho do fundo que estavam sendo tiradas as fotos.

Então é legal a gente ver isso aqui também para a gente dar uma ajustada, até a questão do realce mesmo dos olhos aqui, certo? Aqui no meio, a gente tem essa questãozinha aqui que tem uma linhazinha a mais, uma falha na sobrancelha da modelo, a gente pode dar uma arrematada.

Essa etapa é para você bem identificar todos os problemas na imagem, que você acha que são pertinentes para você estar ajustando, mas seja bem criterioso. Entra, olha a foto mesmo, afundo e tal. Veja as coisas que você realmente pode retirar para estar agregando.

Lembrando que todo o ajuste que a gente vai fazer, tem que prestar bem atenção no que você está fazendo, para você não acabar retirando alguma coisa que não deve ou então, por exemplo, tem uma pinta que é característica daquela pessoa e tal, aí você vai e retira aquilo.

Então tem que ficar atento com relação a isso, para você também não descaracterizar o modelo, porque senão, não teria o porquê de estar escolhendo uma modelo “X”, a gente teria um modelo base e aí, a gente ajustaria ele todinho sempre.

Então nesse ponto aqui, é o ponto onde a gente vai ajustar bem a questão da modelo, a curvatura no braço da modelo também é uma situação que a gente pode colocar aqui, né? Colocar como se aqui estivesse reto para dar uma melhorada e até na questão do posicionamento que a modelo ficou.

Então a gente consegue ajustar isso tudo no tratamento em si, beleza? Então no próximo vídeo a gente continua o nosso processo de tratamento. Até o próximo vídeo.

Analisando a Imagem - Movendo os pixels da imagem

Bom, galera, com a nossa análise feita, agora a gente parte para o processo de tratamento em si. Então, eu vou só tirar a visualização da minha layer do planejamento e a gente vai começar a tratar a imagem. A primeira coisa que a gente vai fazer é utilizar um filtro que eu consigo movimentar os pixels da imagem.

Fazendo com que eu consiga movimentar um pouco a questão da minha imagem em si, no caso, para ajustar essa nuance que eu tenho no braço dela e para ajudar os pontos do cabelo. Então, para fazer isso, o que eu vou começar a ver aqui no photoshop?

Eu tenho aqui o meu background, que é a minha imagem e eu vou gerar uma cópia desse background, com o Ctrl + J, caso você esteja mexendo no Mac é Command + J, você vai gerar uma cópia desse background. A partir dessa cópia, eu vou clicar com o botão direito e vou converter ela em smart object.

Então lembrando o nosso vídeo de tratamento um, a gente transforma toda a imagem em smart object para que eu consiga inserir um filtro e posteriormente, caso eu queria alterar esse filtro, poder voltar lá e mexer novamente.

Então eu estou com a minha layer selecionada aqui, eu vou no meu menu superior filter, liquify. Com a ferramenta liquify, eu consigo movimentar os pixels da minha imagem, então com a minha primeira ferramenta aqui eu vou...

Eu posso aumentar e diminuir ela através das teclas de atalho aqui do teclado de colchete abrindo e colchete fechando ou através do size, então eu aumento e diminuo aqui o tamanho da minha ferramenta. Ó, aumentei aqui, está gigantesco e aqui diminui, está pequenininho de novo.

O que é importante a gente saber dessa ferramenta é que eu consigo alterar os pixels dela através dessa minha ferramentinha que eu tenho aqui, então eu consigo bater e arrastar ela, certo? E ela vai fazer esse movimento de arrastar os meus pixels com base na densidade e na pressão dele.

Se eu tiver uma pressão de 100%, ele vai arrastar uma área menor aqui, porque a minha densidade é pouca, se eu coloco uma densidade grande, olha como ele vai movimentar a minha imagem, então ele vai movimentar muito maior, notem o tamanho do raio dessa densidade para essa aqui.

Então essa aqui era a densidade baixa... oito aqui, você vai ver que ele vai movimentar pouco, se eu coloco uma densidade alta, ele vai movimentar bastante. Então a pressão é o quanto que ele vai, então se eu tenho uma pressão 100%, ele vai jogar muito.

Se eu coloco uma pressão bem baixinha, o que vai acontecer? Ele vai empurrar um pouquinho, beleza? Então ele vai empurrando bem de leve a questão dos pixels, para a gente visualizar melhor como que foi essa movimentação, a gente pode vir aqui no view options e colocar aqui o show mesh.

Então a gente vai ver através desses quadradinhos aqui, o que que foi que a gente alterou na nossa imagem. Então eu posso colocar o tamanho dele, está em large, em posso colocar em small ou em medium, para ficar no meio, mais ou menos aqui do tamanho.

E aí, a gente consegue ver a alteração, isso aqui que acontece quando o pessoal pega aquela foto lá que o cara é magrinho e quer ficar fortão e aí o cara vai lá e empurra a foto todinha e tal, só que ele esquece que tem um fundo, esquece que tem outros elementos e acaba degradando a foto desse jeito aqui.

Então é isso que acontece quando a gente vê esse tipo de tratamento mal feito da imagem, só que isso aqui bem utilizado, cara, salva muito, como vocês vão ver agora. Para eu voltar isso aqui, eu posso reconstruir tudo, que ele vai voltar ao padrão normal.

Ou então eu posso pegar a minha ferramenta embaixo, que é a ferramenta reconstruct, ela vai reconstruir aqui aos poucos. Isso aqui, às vezes você faz alguma alteração e aí você quer ir reconstruindo na manha aqui e tal, para você ver até o tanto que vai, aí você pode utilizar essa ferramenta aí, certo?

Então eu vou reconstruir tudo aqui, voltar aqui, só para a gente ter certeza que ela voltou tudo e vamos começar a trabalhar e mexer com ela. Então aqui, o que a gente vai fazer? A gente vai fazer com que essa parte do braço aqui, ela fique bem rente aqui a esse movimento... ele perca essa descida.

Então eu vou pegar a minha ferramenta aqui, vou diminuir um pouquinho o tamanho porque eu vou arrastar uma área aqui, vou ver a pressão dela, vou jogar bem pouquinho, né? Então eu quero jogar pouco aqui, para ela ir empurrando na manha e aí eu conseguir ajusta ali de forma tranquila.

Notem que eu vou indo com a ferramenta bem na manha, eu vou ajustando aqui para ele ir começando a ficar mais retinho, beleza? Então tratamento é isso ai, sempre na “manhotinha” e tal, para ficar certinho. Se o grid começar a te atrapalhar, é só você vir no Show mesh e desmarcar que ele vai sumir.

E aí, você tem uma visualização melhor do que você está fazendo, então notem que eu fui na manha, peguei e botei uma pressão bem baixa aqui e fui mexendo. Cuidado para que na hora que você for arrumar, você não dar um toque a mais lá e ficar um meio morrinho no braço, lembrando que é lisa a superfície.

Caso você queira ver a construção e reconstrução sem mexer, a gente pode colocar aqui nessa opção de reconstruct, do lado direito inferior da tela, que ele vai te dar aqui para você ver a evolução do negócio, está vendo? Notem a diferença que teve já no braço dela. Então coloquei aqui, beleza, apertei: Ok.

Ajustei o braço e aí eu vou começar a ajustar a questão do cabelo, que é a questão que eu acho que é interessante a gente mexer, por quê? Porque quando o cabelo fica muito assim, eu acho que é muito bagunçado, ainda mais com a questão do fundo.

Você vim aqui e apagar, também poderia ser uma opção, você poderia vir aqui e apagando tudo e tal, mas o legal do liquify é que você pode manter o movimento do cabelo. Se eu só vou lá e apago, vai ficar uma parte do cabelo reta e vai ficar só o vão aqui sem nada.

Então, se eu conseguir empurrar o cabelo, eu consigo fazer com que ele tenha a ondulação. Então, por exemplo, se eu venho aqui com a ferramenta, eu vou empurrando aqui os fios, está vendo? Eu não estou cortando o fio, eu estou só deixando ele mais comportadinho.

Então eu estou empurrando ele para baixo e eu posso começar a jogar, empurrar o de dentro também para fora e começar a fazer com que ele fique mais rente aqui, certo? E aí, olha só o que eu estava falando para vocês, ele não perde a curva, está vendo?

Você consegue fazer até com o cabelo mais retinho, ele fique mais ondulado, você consegue dar essa acentuação na curvatura do cabelo. Aqui não precisa se incomodar, não, porque é só o fundo e está preto mesmo, então aqui é só para a gente ir afastando mais.

Cuidado para na hora você não mexer aqui na cabeça dela e não acabar achatando a testa da modelo. A gente vai colocar um pouco mais de volumetria aqui, que vai manter bem ondulado, certo? Então a gente vai ajustando ele naquele ponto.

Caso a gente queira ver novamente qual foi a evolução, a gente vem aqui na reconstruct, coloca, olha lá... Eu tenho um cabelo meio bagunçado, e agora eu já tenho um cabelo bem mais ajustadinho, você vê que ele até já faz a voltinha mais bonitinha.

Um outra opção que a gente pode fazer também, é ajustar essa parte da roupa aqui que eu tenho aqui em baixo. Aqui, na questão da roupa também... como essa parte ficou bem para frente e outra, esse corte do cabelo não facilitou, você pode ver que aqui acabou já o corpo dela, segue até essa linha, está vendo?

Ele diminuí aqui, só que aí, como vazou e o cabelo também ficou naquela sombra ali, parece que fica um espaço vago aqui, saca? Fica meio... Não é bizarro, mas pode ser retirado. Então a gente vai começar a ter que mexer, só que vai ter áreas que a gente vai ter que preservar.

Então para preservar algumas áreas, eu tenho aqui a questão da máscara de freeze, que ela vai freezar as informações que eu tenho na minha imagem. Então beleza, eu vou diminuir essa área aqui dessa partezinha que eu tenho da roupa, que eu acho que ficou bem estranho, ela muito para frente.

Ai, eu vou travar essa área aqui para caso eu venha com a ferramenta aqui, eu acabe não prejudicando essa área que eu tenho próxima aqui. Então eu venho com a ferramenta e começo a mexer, notem que a área que eu travei, ela fica travada, ela não sofre alteração.

Aí, eu vou começar a empurrar aqui um pouquinho a questão da gola da roupa, beleza. E aí, eu posso retirar a máscara. Então você vai utilizar a máscara, toda a vez que você quiser movimentar alguma coisa, sem que ela agrida outras áreas, então você vai lá, máscara e vai dar tudo certo.

Já mexeu e tal na imagem como um todo, a gente vai apertar: Ok, quando eu aperto: Ok, o meu efeito, o meu filtro vai ser aplicado e aí a gente consegue ver um antes e depois do material. Acabou mexendo um pouco no nariz dela, mexeu um pouquinho no nariz na hora que a gente estava trabalhando, sem querer.

Notem que no braço e no cabelo que a gente teve uma resposta legal, só que como alterou o nariz que não era a ideia, então o que a gente fazer? A gente vai voltar o efeito clicando nele, então eu vou clicar duas vezes no liquify, vou voltar para onde eu estava, vou olhar a minha máscara, certo?

E aí, vou ver onde está defeituoso aqui, no caso, essa área do nariz, vou reconstruir. Pronto, para ficar certinho e essa área do cabelo que moveu também, é uma área que eu não tinha alterado, mexi sem querer, voltei certinho. Viu? Então são coisas que é legal ficar atento.

Por isso que é bom a gente ter a opção de voltar na ferramenta, caso precise ajustar alguma coisa, beleza? Acabou passando batido, mas já ajustei, apertei: Ok e agora estava suave. Se a gente ter uma olhada, a gente consegue ver as alterações que foram feitas.

Então pessoal, espero que vocês tenham curtido essa “manhota”, certinho? Até o próximo vídeo.

Sobre o curso Adobe Photoshop: tratando imagem com viés publicitário

O curso Adobe Photoshop: tratando imagem com viés publicitário possui 113 minutos de vídeos, em um total de 32 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Tratamento de Imagem em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Tratamento de Imagem acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

De
R$ 1.800
12X
R$109
à vista R$1.308
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

Matricule-se

Pro

De
R$ 2.400
12X
R$149
à vista R$1.788
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Luri powered by ChatGPT

    Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com Luri até 100 mensagens por semana.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas