Primeiras aulas do curso Streamlabs: produzindo uma LiveStream profissional

Streamlabs: produzindo uma LiveStream profissional

Começando o Setup - Apresentação

Fala, minha aluna, meu aluno, tudo bem?

Para quem não me conhece, meu nome é Bruno Cruz. Sou diretor da Bela Cena e instrutor aqui na Alura. Neste curso eu vou te mostrar o Streamlabs, essa poderosa ferramenta de gravação de conteúdo e transmissão de conteúdo ao vivo.

Neste curso vamos analisar toda a parte de transmissão ao vivo, estamos vindo de um curso que tratou dos parâmetros de gravação e aqui vamos estudar live stream de fato.

Vamos entender todas as configurações que são necessárias quando estamos pensando em transmissão para otimizar os nosso recursos para fazer essa transmissão, estudaremos também a estrutura do evento live stream, como roteirizar, como organizar tudo isso, montaremos um setup de cenas específico para a transmissão.

Além de estudar os widgets, que são ferramentas que vão automatizar a nossa relação com os espectadores, fornecendo um engajamento muito maior, veremos como trazer efeitos e filtros para dentro de todas as fontes do Streamlabs e no final teremos uma conversa interessante sobre organização do canal e moderação dos espectadores dentro do chat da live.

Nos vemos no próximo vídeo.

Começando o Setup - Overview do projeto

Fala minha aluna, meu aluno. Tudo bem? É interessante que você já tenha feito o curso de gravação com Streamlabs para seguir com este curso.

Lá no curso de gravação tem muito conteúdo introdutório para conseguir executar a live aqui. E se o seu objetivo for só gravar, aqui também veremos muito conteúdo interessante que pode ser usado para gravação.

Esse curso é uma extensão do curso anterior.

Vamos trabalhar com o projeto do Mago Galático, que seria um canal criado para esse curso, um canal de transmissão de gameplays. Vamos estudar toda a estrutura desse evento de gameplay, passando por essas cenas, temos aqui a cena "Tela de de Espera" para introduzir o pessoal que vai assistir o meu conteúdo antes mesmo de eu começar a apresentar esse conteúdo. Essa tela vai me precaver de algumas coisas, veremos isso adiante.

Veremos como fazer uma abertura utilizando vinheta, veremos como montar essa cena de gameplay, como montar esses widgets, essas fontes que vão automatizar o relacionamento com o público. Inclusive, isso tem algumas interações com o público, envia uma resposta para um novo escrito, para uma nova doação, por exemplo. Além do chatbox que vai aparecer aqui na tela também, o mini feed e outras configurações que não vimos no curso anterior.

Teremos também uma cena específica para conversa, mantendo o gameplay rolando em segundo plano, uma cena específica para créditos finais, que vai mostrar outras informações do episódio e vai deixar nosso espectador totalmente ciente de que o evento está acabando. Vamos estudar muito esse aspecto de como o espectador entende que está começando, acabando ou está saindo de um lugar A para ir para um lugar B.

Vamos estudar também como colocar um replay para boas jogadas, estudaremos recortes de chroma key, e uma infinidade de efeitos e automações.

Começaremos falando das configurações ideais para transmissão, saindo daquelas configurações de gravação que vimos no curso anterior. Nos vemos no próximo vídeo.

Começando o Setup - Utilizando a Dashboard

Para começar, vamos rever a nossa interface e o fluxo de trabalho porque teremos algumas pequenas alterações. Se você fez o curso anterior, vai lembrar que removemos o mini feed que ficava na região abaixo da tela de edição.

Fizemos isso porque o mini feed não é tão interessante quando o nosso objetivo é só a gravação. Mas como agora também vamos falar sobre transmissão, é interessante trazer o mini feed de volta.

Para exibir o mini feed vamos no menu lateral e clicamos em "Editor de Layout". Aqui temos vários layouts que podemos usar na interface da nossa ferramenta, não vai mudar o comportamento dela, apenas a organização da tela.

Temos disponíveis vários painéis para preencher os espaços do layout. Vamos selecionar o painel do mini feed e arrastá-lo para o centro da tela, abaixo da tela do editor. Salvaremos essa alteração, e o mini feed voltou para o nosso layout.

Lembrando que o mini feed serve para trazer notificações do que está rolando no canal durante a nossa live. Então, se alguém se inscrever no canal, se alguém deixar uma doação no Super Chat, vai aparecer as notificações aqui. Assim podemos interagir com nosso público.

Lembrando para vocês como funciona essa interface do Streamlabs, temos a tela do editor, onde vai passar todo o nosso vídeo, todo o conteúdo que estiver sendo gravado ou transmitido.

Todo conteúdo que estiver sendo gravado ou transmitido na tela do editor será uma cena. Nosso projeto será composto por várias cenas, uma para cada etapa do conteúdo. As cenas ficam listadas no painel de cenas, localizado no canto inferior esquerdo.

E toda cena, por sua vez, é composta por uma série de fontes. Temos um painel para as fontes que podem ser imagens, a entrada de webcams, por exemplo. E quando essas fontes produzem áudio, elas precisam ser equalizadas. Então, temos também um painel mixer de áudio para trabalhar a intensidade do volume.

Agora, que estamos trabalhando com transmissão, vamos agregar algumas ferramentas de engajamento, alguns widgets, que são personalizáveis. Temos um painel de controle chamado "dashboard" que vai servir para customizarmos esse conteúdo antes de trazer para cá e também customizar quando ele já estiver aplicado aqui.

Isso é importante para os recursos automáticos porque eles são customizáveis o tempo inteiro, e não precisaremos ficar trocando fontes, elas já se arrumam automaticamente no painel de controle.

Podemos acessar o dashboard pelo botão no menu lateral. Ele vai abrir o dashboard que é uma ferramenta que abre no navegador, é um site. Quando fazemos o login no site do Streamlabs, se fizermos o login com a nossa plataforma de streaming, teremos acesso ao nosso dashboard.

Ele já abre em uma seção de analytics, que vai trazer algumas estatísticas do canal como quantidade de doações e de inscritos. Também aparece uma lista com o histórico das últimas lives e outras informações importantes.

Temos, na lateral esquerda, um painel com ferramentas essenciais, que veremos no decorrer do curso. Vamos customizar todos os widgets por aqui. Temos também alguns recursos premium que são interessantes. Podemos criar thumbnails para o YouTube, podemos criar painéis para a Twitch e criar uma página de dicas personalizadas para o nosso canal.

Vale a pena falarmos um pouco sobre o que é o recurso premium. Tudo que fizemos no curso anterior foi baseado em um plano gratuito do Streamlabs, que é o mesmo que usaremos neste curso. Mas quando você assina o recurso premium vai ter acesso a uma série de recursos que você não tem acesso sendo um usuário gratuito. Por exemplo, ter páginas personalizadas, poder fazer uma transmissão multiplataforma, alguns overlays também são do plano premium.

Minha recomendação é: comece o seu canal com o plano gratuito e à medida que a coisa for crescendo você parte para um plano pago, para ter acesso a novos recursos, mas não precisa investir nisso agora se o seu canal ainda não é grande.

Logo abaixo, temos a ferramenta Logo Maker que serve para produzirmos logos. tem alguns logos prontos que podemos personalizar. Vou deixar um "Para saber mais" explicando como você pode personalizar seu logo com o Logo Maker.

Temos também o Intro Maker, que é um criador de vinhetas. Podemos personalizar com o logo que criamos aqui no Streamlabs ou com qualquer outro logo. É tudo personalizável, então é possível chegar a vinhetas bem interessantes mesmo sem ter um alto conhecimento sobre motion design ou edição. Isso ajuda tanto na gravação quanto na transmissão.

Outra ferramenta interessante aqui é o editor de clipe, YouTube Clip Editor. Então, se eu tenho uma live já gravada no YouTube ou na Twitch eu consigo editá-la online para transformar em um conteúdo mais curto para Instagram ou Facebook, por exemplo.

Também temos a parte de Produto, que é uma loja com produtos do canal que podemos criar, dentro do Streamlabs. Podemos personalizar os nossos produtos e vendê-los sem ter que fabricar. Já tem fabricantes que são parceiros do Streamlabs, e o Streamlabs vai cuidar desde a produção até a entrega e você recebe o valor que você determinar como lucro em cima desse merchandising. Mais adiante falaremos sobre como configurar essa loja.

Outra ferramenta interessante que temos no dashboard é essa parte de Social Reminders, que disponibiliza uma variedade de lower thirds que podemos usar na nossa manutenção de engajamento. No curso anterior, nós montamos um lower third que era uma pasta de fontes com textos e alguns ícones que baixamos em bancos de imagem.

Montamos aquilo tudo para conhecer as ferramentas disponíveis no Streamlabs. Mas agora temos aqui uma ferramenta mais interessante, que vai colocar o lower third de forma animada e muito mais profissional. Podemos personalizá-los e usar na nossa live. Na aula de cenas veremos como tudo isso funciona.

Então, essa foi a parte sobre a interface. Para relembrar o fluxo de trabalho no Streamlabs, e na próxima aula veremos o nosso setup de configuração para transmissão.

Sobre o curso Streamlabs: produzindo uma LiveStream profissional

O curso Streamlabs: produzindo uma LiveStream profissional possui 193 minutos de vídeos, em um total de 51 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Stream em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Stream acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas