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Data Storytelling: transformando dados em histórias impactantes

O Poder da Narrativa Data-Driven - Apresentação

Apresentando os instrutores

Olá! Meu nome é Alan. Tenho mais de 20 anos de experiência no mercado de seguros e trabalho em uma grande seguradora no Brasil. Durante esse tempo, também adquiri experiência em análise de dados, tendo atuado como gerente de BI. Atualmente, sou gerente de governança de dados nessa seguradora, o que me proporciona uma visão estratégica sobre como utilizar os dados na empresa.

Neste curso, vamos abordar o storytelling (narrativa), discutindo sua importância e os benefícios de integrar uma história ao conjunto de dados. Isso é fundamental para humanizar e contextualizar as informações para quem nos assiste. Espero que todos apreciem e compreendam a importância dessa abordagem.

Olá! Meu nome é [Nome do Instrutor], sou formado em economia e possuo mestrado na área. Além disso, trabalho na FIAP como professor da POSTEC e também colaboro com alguns cursos da Alura.

Audiodescrição: [Nome do Instrutor] é uma pessoa branca, com cabelos e barba pretos. Está vestindo uma blusa preta e, ao fundo, está o estúdio da Alura, onde está gravando este conteúdo.

Introduzindo o conteúdo do curso

Nos próximos vídeos, vamos desenvolver este assunto, que considero muito interessante. Até lá!

O Poder da Narrativa Data-Driven - Storytelling com dados e comunicvação para alta gestão

Introduzindo o tema de storytelling com dados

Olá, vamos iniciar nosso conteúdo sobre Storytelling com dados para comunicação com a alta gestão. Qual é a nossa agenda para o dia? Vamos discutir o poder da narrativa orientada por dados. Em seguida, abordaremos os elementos-chave de uma história impactante e, por fim, como transformar dados em narrativas persuasivas.

Para começar e aquecer a discussão, apresentamos um gráfico que nos mostra que, quando apresentados em diferentes formatos, os executivos preferem um visual com narrativa, em vez de um texto solto, um número ou uma planilha. Isso nos leva a refletir sobre a importância de compor uma história visual para ser apresentada aos gestores. No entanto, é importante ajustar o visual, pois ele também é um elemento crucial do storytelling. Após ajustes, conseguimos causar um impacto inicial mais forte.

Explorando a importância do visual no storytelling

O storytelling é composto também pelo visual, e falaremos mais sobre isso adiante. Um estudo revela que 95% dos executivos retêm a mensagem quando apresentada com vídeo, imagem ou contexto visual, em vez de texto puro. Mas por que storytelling? Histórias envolvem mais o cérebro do que números soltos. É essencial amarrar o número que desejamos apresentar em uma história, para que a mensagem seja fixada na mente dos executivos e levada para suas equipes e áreas, marcando a reunião na memória das pessoas.

Dados narrativos prendem a atenção do público. Devemos sempre ter em mente a composição de dado e narrativa. Para ilustrar isso, vamos identificar os principais elementos para um storytelling com dados: primeiro, os dados. Precisamos de dados para contar uma história. Em seguida, a narrativa, que coloca os dados em contexto, explicando sua origem, objetivo e estrutura. Por fim, o visual, que é crucial para um storytelling bem montado.

Destacando a importância do contexto nos dados

No início, fizemos uma provocação sobre a importância do visual, que é um ponto essencial. Vamos avançar discutindo números soltos. Por exemplo, 15%. O que isso significa? É a taxa Selic? Precisamos dar contexto a um número para criar uma história coerente. Em 2022, apenas 60% dos nossos clientes renovavam seus contratos. Após um projeto de melhoria, esse índice subiu para 75%, ou seja, houve um aumento de 15 pontos percentuais.

Representa um grande avanço quando comparamos um dado muito estabelecido. Imaginemos que esse dado historicamente orbitou em torno de 60% e, após um projeto, passou para 75%. Isso pode representar a sobrevivência de uma empresa, sendo muito relevante quando colocado dentro de um contexto.

Benefícios de uma narrativa bem construída

Quais são os benefícios de uma narrativa, de um storytelling bem montado? Ela precisa oferecer comunicação clara, ajudando a traduzir dados técnicos para públicos diferentes. Com uma comunicação clara, facilitamos a compreensão de quem está nos assistindo. Decisões informadas são possíveis quando temos histórias com contexto, que revelam implicações em números. Assim, temos contexto dentro desse dado, não apenas o dado solto. Além disso, histórias geram maior engajamento, prendendo a atenção e sendo mais memoráveis do que tabelas. Foi a brincadeira que fizemos ao criar o visual, gerando impacto e provocando engajamento e atenção com o conteúdo, para que ele fique mais memorizado.

Comparando dados brutos e narrativas contextuais

Vamos novamente fazer uma comparação entre dados brutos e história. Temos uma informação: vendas no terceiro trimestre foram de 120 mil unidades. O que isso significa? É bom ou ruim? A interpretação depende do contexto. Se for uma empresa pequena, 120 mil unidades é um valor relevante. No entanto, se for uma empresa multinacional que costuma vender cerca de 200 mil, vender 120 mil unidades é negativo. Ao adicionar contexto, como "as vendas cresceram 20% no terceiro trimestre, chegando a 120 mil unidades, recuperando a queda do segundo trimestre graças à nova campanha", damos sentido ao número. Essa informação, que antes não era clara, agora mostra que é um dado positivo, digno de comemoração pela equipe, pois o avanço para 120 mil unidades foi alcançado graças à nova campanha implementada. Imagine isso sendo apresentado ao time responsável por desenvolver essa campanha; é fantástico.

Enfatizando a importância do storytelling na alta gestão

Storytelling na alta gestão é importante porque os executivos têm pouco tempo. Eles não dispõem da mesma atenção ou tempo para assistir a uma apresentação de 40 ou 50 slides. Por isso, é essencial fazer amarrações que impactem o executivo, comentando impactos positivos sobre os números, como fizemos com as 120 mil unidades. É importante ter isso em mente ao construir uma história impactante, que seja memorável e transmita a mensagem desejada.

Para começar a aquecer os motores, é isso que temos. No próximo vídeo, discutiremos o que é uma história impactante com mais profundidade. Espero vocês lá no próximo vídeo. Muito obrigado.

O Poder da Narrativa Data-Driven - O que é uma historia impactante

Discutindo o conceito de história impactante

Olá, vamos dar continuidade ao nosso estudo discutindo o que é uma história impactante. Quando falamos de história impactante, o primeiro ponto a considerar é conhecer nosso público. Esse aspecto é fundamental. No vídeo anterior, mencionamos o executivo que, às vezes, só tem o tempo de uma viagem de elevador, mas não é apenas esse público que devemos considerar. Precisamos também nos preocupar com áreas técnicas, áreas voltadas para o negócio e áreas voltadas para o cliente. Portanto, é necessário adaptar a informação de acordo com o público-alvo.

Anotamos que gestores de alto nível desejam uma visão ampliada e implicações estratégicas. O que isso significa? O executivo de alto nível, o C-level da empresa, não está interessado nos métodos ou hiperparâmetros utilizados para alcançar um resultado. Ele quer saber o impacto em termos de receita e como isso resolve problemas financeiros observados nos últimos meses, por exemplo. Devemos moldar nossa história para atender às expectativas do público, focando nos impactos estratégicos e nas metas corporativas da empresa.

Adaptando a mensagem para diferentes públicos

Por outro lado, equipes mais técnicas podem querer detalhes operacionais que omitimos ou não enfatizamos para os executivos. Quando dizemos "omitimos", não significa esconder informações, mas apresentá-las como um slide de apoio, um parágrafo ou uma figura que represente a construção do modelo ou estudo realizado. Para a equipe operacional e técnica, podemos elaborar um ou dois slides, detalhando o fluxo, a entrada dos dados e como foram ajustados até chegar ao impacto no negócio.

A mensagem principal deve ser clara, independentemente do público. Nos últimos anos, ao atuar em cursos de pós-graduação, temos um exercício simples: passamos um desafio para os alunos desenvolverem uma análise, relacionarem dados e buscarem insights para resolver um problema apresentado no CASE. No final, eles apresentam os resultados e a história que desejam contar. Aproximadamente 80% das apresentações falham em deixar clara a mensagem principal ou o objetivo da análise. É essencial ter em mente a moral da história nos dados. Qual é o objetivo da apresentação? O que queremos construir com isso?

Estruturando a narrativa com início, meio e fim

A partir daí, começamos a pensar na estrutura. Como mencionado, há um desafio e um CASE a ser desenvolvido para atender aos requisitos da disciplina na pós-graduação. A dúvida de muitos alunos não está na parte técnica, que conseguem montar ou programar no Power BI, Python, etc., mas em como construir a história a ser entregue no final. Assim, começamos com a estrutura de início, meio e fim.

No início, precisamos contextualizar. Por exemplo, o que causou a queda nas vendas? Devemos fornecer um contexto: a empresa de e-commerce notou uma queda de 10% nas vendas no último trimestre, e essa é a oportunidade que temos para explorar.

Desenvolvendo e concluindo a análise

Por que isso é importante? No primeiro trecho do nosso estudo, apresentação ou documento, precisamos dar um contexto, situando todos até o momento atual. Este é o cenário atual, e a partir daí, passamos para o desenvolvimento, que é o meio. No meio do trabalho, apresentação ou história, realizamos o desenvolvimento do que planejamos. Estabelecemos bem o contexto, deixamos todos cientes do que está acontecendo e, agora sim, no meio, fazemos um estudo, uma proposta, desenvolvemos o que viemos apresentar.

Por exemplo, ao analisar o tráfego no site, começamos a fazer o diagnóstico: houve uma redução de 15% no número de visitantes, o que causou a queda na taxa de conversão de 3 para 2,5. Temos o feedback dos clientes, que aumentaram as reclamações nesse período, indicando que a lentidão do site estava prejudicando a experiência do cliente, possivelmente causando a queda na taxa de conversão.

Recapitulando e humanizando a história

Vamos recapitular. No início, demos o contexto, mostramos que as vendas caíram e levamos até a pergunta norteadora do projeto ou apresentação: por que caíram? No meio, fazemos o desenvolvimento, explicamos por que caiu e realizamos a análise. No final, fazemos a conclusão, apresentando o desfecho do projeto, o encerramento da história. A equipe realizou uma otimização de velocidade no carregamento do site, lançou campanhas de marketing direcionadas para recuperar clientes perdidos e implementou ferramentas de monitoramento contínuo. Aprendemos a importância de manter o desempenho do site otimizado para todos os dispositivos e a necessidade de responder ao feedback dos clientes.

Encerramos a história levantando um problema no início, desenvolvendo-o, aprofundando a análise, encontrando oportunidades e insights no meio do trabalho, e concluindo com o impacto e resultado do projeto. Qual é a recomendação para a equipe de negócios? Um item importante é tornar a história memorável, humanizando-a e tangibilizando-a para quem nos assiste. Por exemplo, a cada 1% de melhora na métrica, temos 100 clientes a mais satisfeitos. Isso humaniza, mostrando que não é apenas um número, mas um número impactando clientes.

Conectando dados ao valor do público

Um ponto crucial é conectar o dado ao que o público valoriza. Se a apresentação é para a área de negócios, é importante mostrar o impacto nos clientes. Se for para um executivo ou C-level, além do impacto nos clientes, é essencial mostrar o impacto na receita. A cada 100 novos clientes, há um incremento de X milhões ou mil reais na receita, contribuindo para o market share desejado, que é o objetivo principal da empresa.

Nesta segunda discussão, avançamos mais, mostrando a estrutura de um bom pitch e storytelling com início, meio e fim. No próximo vídeo, vamos conversar sobre como transformar dados em narrativas persuasivas. Vamos avançar mais um pouco para formar essa consciência de storytelling, entendendo quais são os elementos mais importantes para transmitir a mensagem da forma desejada. Nos vemos no próximo vídeo. Até lá!

Sobre o curso Data Storytelling: transformando dados em histórias impactantes

O curso Data Storytelling: transformando dados em histórias impactantes possui 110 minutos de vídeos, em um total de 23 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Business Intelligence em Data Science, ou leia nossos artigos de Data Science.

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