Primeiras aulas do curso Fundamentos de SEO: Primeiros passos para ranquear seu site na Busca Orgânica

Fundamentos de SEO: Primeiros passos para ranquear seu site na Busca Orgânica

Entendendo o Google - Apresentação

Olá, pessoal! Sejam todos bem-vindos ao curso de Fundamentos de SEO! Eu sou Gustavo Loureiro e estarei ministrando esse curso para vocês.

O que nós vamos aprender nesse curso? Como funciona o Google - essa é a coisa mais importante que você vai aprender nesse curso. Ele, por ser um curso de fundamentos de SEO, a primeira coisa importante que nós precisamos entender é como o Google funciona, já que o Google é o principal buscador. E é claro, esse curso vai dar uma ênfase total no buscador do Google.

Fazer diagnósticos no nosso site. Então vamos entender também como é que podemos avaliar o nosso site, entender quais os problemas que o nosso site tem e como é que nós podemos implementar as melhorias.

Nós também vamos aprender a fazer uma análise competitiva, ou seja, vamos aprender a ter um olhar de diagnóstico do site dos nossos concorrentes para entendermos como é que podemos desenvolver estratégias para ficarmos melhores ou para tentarmos ser mais competitivos e disputarmos pelas dez posições da primeira página do Google.

Vamos também entender quais são os fatores primordiais de otimização dentro do nosso site. Quem já conhece um pouquinho de SEO sabe que SEO é dividido em onpage, dentro do site, e offpage, fora do nosso site.

Então, o que é importante que conheçamos em um curso de fundamentos de SEO, para otimizarmos dentro do nosso site? Vamos ter essa parte aqui. E quais são os fatores externos, ou seja, quais são as partes offpage fundamentais, que não podemos deixar de fazer na hora que estamos fazendo uma implementação básica de SEO no nosso site?

Por último, mas não menos importante, quais são os indicadores e relatórios fundamentais do Google Analytics para nós podermos fazer a gestão de resultado e entendermos o quão bem nós estamos otimizando o nosso site.

Para isso, temos um projeto, o projeto que nós vamos trabalhar aqui no curso é o site de uma empresa de marketing digital que oferece treinamento e consultoria nessa área. A empresa acabou de lançar o site, mas existem vários problemas de SEO e, além de o site ser novo, os concorrentes são antigos e já fazem SEO há muito tempo.

Então aqui eu vou mostrar para vocês o site da Digital Marketing Cube. Ela é uma empresa focada em marketing digital para educação, ela é mais focada na área de educação e trabalha com consultoria, treinamentos e mentorias.

Esse aqui é um exemplo de uma ferramenta que nós vamos aprender no curso e que nos mostra justamente que o tempo de carregamento, a velocidade de carregamento do site da Digital Marketing Cube- que não está bom, principalmente para mobile.

Quando vamos aqui para desktop, ele não está tão ruim, ele está mediano; mas quando falamos de mobile, de celular, o tempo está ruim. Então é muito importante entendermos como é que podemos usar essas ferramentas para avaliarmos o nosso site e como é que podemos, inclusive, implementarmos melhorias.

Então essa ferramenta aqui, por exemplo, ela mostra diversas melhorias que podemos implementar no nosso site. Então esses são alguns dos exemplos que serão mostrados durante o trabalho com o nosso projeto.

Qual é o pré-requisito mínimo? Saber navegar na internet. É muito importante que você saiba navegar com facilidade na internet, que você consiga utilizar, saiba instalar plugins e tenha facilidade com instalação, configuração, criação de conta e coisas simples, coisas básicas; mas é importante que esteja dentro desse universo de navegação na internet.

Também é muito importante que você tenha vontade de aprender. Não só assistir às videoaulas que estão disponíveis nesse curso mas é muito importante também que você desenvolva as práticas.

Então, em vários momentos, eu vou dizer para vocês que poderão fazer exercícios e que poderão praticar exatamente como vocês viram na videoaula. Então é muito importante que vocês tenham vontade de ir lá e praticarem, porque é nessa hora que vocês vão consolidar o aprendizado de vocês.

Necessidade de fazer otimizações básicas em algum site. Então é muito comum que as pessoas busquem aprender mais de SEO porque elas têm um site com problema. Elas falam: “não, eu consigo eu mesmo otimizar, mas eu queria aprender mais do assunto”.

Então esses são os pré-requisitos para quem quer trabalhar ou quem quer aprender mais sobre SEO. Para quem é o curso? É para profissionais de marketing digital, que conheçam muito pouco ou nada sobre SEO; empreendedores digitais que busquem otimizar os seus próprios sites; e desenvolvedores que queiram entender mais de SEO, para aplicarem nos seus projetos de desenvolvimento.

Então você pode ser um desenvolvedor Front-end - você já faz sites, você já desenvolve lojas virtuais e você quer saber como é que você pode incluir o serviço de desenvolver a loja e já entregar ela otimizada. Esse curso é para você!

Empreendedores digitais - às vezes você mesmo construiu o seu site, você está desenvolvendo o infoproduto, mas você quer também entregar o seu infoproduto otimizado para ter um melhor ranqueamento no Google. Esse curso também é para você!

E se você é um profissional digital, mas de repente trabalha em uma outra área do marketing digital e você quer entender mais de SEO para poder agregar isso e poder oferecer esse serviço para seus clientes; esse curso também é para você! Para quem não é o curso? Para quem já é especialista no assunto ou para quem já sabe muito de SEO.

Nós dividimos o SEO, dentro do site da Alura, em dois cursos. Esse curso é o curso básico, ele é o curso onde você vai aprender os fundamentos de SEO. Nós teremos um curso mais avançado. Então o curso avançado provavelmente vai atender melhor às suas expectativas. Esse curso provavelmente não vai atender às suas expectativas.

Gestores que buscam gerenciar melhor os seus projetos - existe uma série de questões importantes relacionadas ao planejamento, aos custos de SEO, se você contrata uma agência ou se você contrata um colaborador, como contratar um colaborador e como contratar uma agência - essas questões gerenciais vamos ver no curso avançado, não vemos no curso de fundamentos de SEO.

E, por último, desenvolvedores com conhecimento técnico e que também já tenham os conhecimentos básicos de SEO, que desejam aplicar esses recursos avançados nos seus projetos. Aqui nós não vamos falar de recursos avançados de SEO, nós temos um curso avançado de SEO, que também será oferecido, e provavelmente suas expectativas serão atendidas no curso avançado de SEO.

Vamos começar?

Entendendo o Google - Como funciona o Google?

Pessoal, uma coisa muito importante quando nós queremos entender o Google é entendermos como funciona o robô do Google, como funciona o buscador Google, de uma forma geral.

Uma coisa interessante e muito importante, quando fazemos o trabalho de Search Engine Optimization ou SEO, é entendermos relações e questões relacionadas à encontrabilidade dos buscadores. Então pensar na encontrabilidade dos buscadores é fundamental quando você pensa SEO.

E de cara, eu já quero mostrar isso aqui para vocês: reparem, esse é o número de buscas feitas hoje no Google. Nesse momento, eu acabei de entrar em uma página que me dá estatísticas de volume de pesquisas pelo Google. Olhe que interessante, ele está mostrando esse volume hoje. Quando nós vamos olhar a média diária é de 3.5 bilhões e quando vamos olhar a média anual é de 1.2 trilhões de buscas.

Isso, na verdade, não é para nos assustar, isso é só para nos mostrar o seguinte: olhe a quantidade de pessoas, de usuários, fazendo buscas o tempo inteiro no Google, diariamente, semanalmente, mensalmente e até mesmo anualmente. Então nós temos 3.5 bilhões de buscas por dia, 1.2 trilhões de buscas no ano. O que precisamos nos perguntar é: a nossa empresa, o nosso site, estão sendo encontrado nessas buscas?

Por isso eu falei para vocês que a encontrabilidade dos buscadores era fundamental. Então não adianta nada nós termos esse número bonitão aqui, esse volume gigantesco de pesquisas diárias e anuais, e o nosso site não ser encontrado.

Uma coisa importante que temos que levar em consideração é a seguinte: se o nosso site não está sendo encontrado e existe esse volume todo buscas, provavelmente o problema é relacionado a nós.

Então vamos entender um problema de um empreendedor, que não é muito diferente do problema de todos os empresários, gestores de marketing ou diretores de marketing, que querem resolver problemas de SEO em seus sites. O Teo, como eu disse, é um empreendedor, ele é o dono dessa empresa de consultoria em marketing digital - que é a DMC, a Digital Marketing Cube.

E o que acontece é que o Teo, navegando pelo site e estudando o assunto, descobriu que o site da DMC está mal posicionado nas buscas orgânicas. Uma coisa interessante é que o Teo não só identificou que o site está mal posicionado nas buscas orgânicas, como ele pensou o seguinte: “eu preciso fazer uma reunião com a minha equipe para justamente explicar o que está acontecendo de errado e como podemos tentar melhorar”.

Então está aqui o site da DMC, vou navegar na parte superior do site. É um site muito arrumadinho, muito bonitinho, mas visualmente ele é muito agradável. Só que do ponto de vista de busca orgânica, pensando no usuário que pode entrar no Google e pesquisar um serviço de consultoria em marketing digital, o site da DMC não é um site tão bem resolvido assim.

Então temos aqui os principais serviços da empresa, temos aqui alguns números relacionados a entregas, a resultados da empresa e alguns projetos que a empresa também já fez.

Mas independentemente disso, o que acontece é que na verdade o Theo descobriu que o site da DMC não está nada bem do ponto de vista de SEO, do ponto de vista de bons resultados na busca orgânica. Ele percebeu que ele precisava dizer para equipe: “olhem, nós precisamos melhorar isso! ”

Então, como é que ele vai tratar a questão de solucionar o problema? O problema na verdade será apresentado à equipe que trabalha na DMC e isso vai acontecer em uma reunião.

Então, normalmente, quando você tem um problema de SEO para você solucionar, você precisa marcar uma reunião com as pessoas envolvidas, para você dizer a elas: “olhe, isso aqui não está bom e isso aqui não está bom. Estamos pesquisando determinados termos, estamos vendo os nossos concorrentes, mas não estamos vendo o nosso site...”

E além de apresentar os problemas é preciso também treinar a equipe. Então uma coisa interessante que o Teo percebeu é que se hoje o site da empresa, embora tenha sido recém-lançado, não esteja bem posicionado, talvez a equipe não conheça todos os recursos e todas as funcionalidades que possam ser implementadas no site para melhorá-lo.

Então o Teo falou: “além de fazer uma reunião com eles para apresentar problemas, apresentar um briefing onde eu vou explicar o que exatamente eu quero, eu vou marcar com eles também um treinamento para que eles não só implementem no meu site mas para que eles também fiquem capacitados, para depois implementarem nos sites dos nossos clientes”.

Então, feito isso, uma coisa importante que nós temos que levar em consideração é que o Google tem um robô, que é o Googlebot. Ele rastreia os diversos sites na internet, varre a internet o tempo todo, diariamente, semanalmente e mensalmente.

Uma coisa que você tem que levar em consideração é a seguinte: quantas vezes, ou por dia, ou por semana, ou por mês; o Googlebot na verdade acessa o meu site para fazer uma varredura nele?

Se você não faz manutenção com frequência no seu site, se você não faz atualização com frequência no seu site, o Google pode entender que o robô pode passar uma vez por mês, a cada dois meses, já que tem outros sites que fazem atualização com mais frequência e que necessitam que o robô passe lá com mais frequência.

Uma outra coisa interessante também nesse primeiro momento, que precisamos entender é que toda vez que vamos no Google e fazemos uma pesquisa, aquela página que nos aparece de resultados é considerada uma SERP (Search Engine Results Page), ou seja, uma página de resultados de busca, uma página de respostas de buscas feitas pelo usuário.

Então o usuário pesquisa “consultoria em marketing digital” r o Google mostra uma página de resposta para aquela pesquisa que foi feita. Você deve estar se perguntando assim: “Gustavo, mas como é que o Google decide que um site vai ficar na primeira posição dos resultados orgânicos e que o outro site vai ficar na décima posição? ”

Na verdade, o Google trabalha com algo em torno de 100 a 200 fatores e nós vamos conhecer um pouco mais para frente quais são os fatores que o Google utiliza para considerar e classificar um site melhor posicionado que o outro.

Então, por esse primeiro momento, é isso que eu queria apresentar para vocês. Espero que vocês tenham gostado e, na sequência, nós vamos aprender um pouco mais de marketing de busca. Venha comigo!

Entendendo o Google - Evolução e mudanças no algoritmo do Google

Pessoal, uma coisa também que precisamos ficar atentos quando trabalhamos com SEO é em relação à evolução e às mudanças do algoritmo do Google, e as suas mudanças de acordo com o tempo. Então eu já tinha comentado com vocês anteriormente que o Google trabalha com algo em torno de 100 e 200 critérios.

Só que esses fatores, diversos fatores que vamos conhecer ao longo do curso, na verdade estão subclassificados em fatores macros, que são: os fatores de domínio; fatores do nível de página; fatores em nível de site; fatores de backlink, que nada mais são do que os fatores relacionados aos sites externos que apontam link para o nosso site; interação com o usuário; regras especiais no algoritmo do Google; sinais de marca, que é quão boa reputação na internet a sua marca tem. Isso é cada vez mais forte.

No final do nosso curso, nós vamos falar de tendências e vamos entender o quanto é forte termos uma boa reputação para a nossa marca. Fatores de spam no site e fatores de spam fora do site. E pessoal, uma coisa importante que eu quero mostrar para vocês é a seguinte: se eu entro no Google e digito “consultoria em marketing digital”, esses aqui são os meus resultados.

Então reparem que eu tenho aqui - isso aqui é uma Search Engine Results Page, isso aqui é uma página de resposta. Então eu tenho aqui diversos anúncios pagos, que nós aprendemos a fazer eles no curso de link patrocinado.

Aqui eu começo a ter os meus resultados orgânicos. Você vai falar assim: “Gustavo, mas por que o Resultados Digitais está melhor posicionado do que o organicadigital.com e do que a empresa surfdigital.io? ”

Porque, na verdade, de todos aqueles fatores que eu apresentei para vocês aqui, o Resultado Digital foi o que cumpriu melhor esses critérios todos. Ou, na verdade, pode também acontecer de o Resultado Digital não cumprir todos esses critérios, mas na verdade, o surfdigital.io cumprir menos ainda do que o Resultado Digital.

É baseado nesse mix de diversas avaliações relacionadas aos fatores de classificação de Google, é que o Google decide quem fica melhor posicionado e quem fica pior posicionado.

Vamos fazer agora um exercício de navegação no site da Digital Marketing Cube, justamente para entendermos que se formos olhar o site da empresa - embora ele esteja bem apresentado, como eu já comentei antes com vocês - ele tem problema com relação ao conteúdo, alguns daqueles diversos critérios de domínio, de reputação e vários daqueles fatores não estão sendo bem resolvidos.

O Teo já fez esse trabalho e mais para frente, na etapa de diagnóstico e comparação com os nossos concorrentes, nós poderemos entender melhor vários dos problemas que o site da Digital Marketing Cube tem. Então, pessoal, o que acontece? Diante desse cenário, o Teo resolveu fazer um briefing com a equipe dele.

No briefing, que vocês também vão ter disponível para verem como vocês podem montar um briefing de SEO para empresa que vocês vierem a trabalhar, o Teo na verdade colocou algumas questões que ele entendia que inicialmente eram fundamentais. Quais eram essas informações? A empresa já possui um website? Qual é o endereço desse website?

No nosso exemplo aqui, nós vemos que a resposta é sim, a empresa tem um site e o endereço é o “www.digitalmarketingcube.com.br”. Outras questões importantes que precisamos normalmente responder em um briefing estão disponíveis nesse documento para vocês. Então isso aqui vai ficar disponível para que vocês possam acessar.

Vocês vão ter uma ideia de como é importante no momento de planejamento, de diagnóstico e de avaliação de um site, você conversar com o dono da empresa, entender quem é a pessoa que tem expectativas com relação ao trabalho de SEO e tentar, justamente por meio de um briefing, entregar essas expectativas. E pessoal, por que isso tudo é feito justamente nesse momento?

Porque existem os algoritmos, como eu havia comentado com vocês, e os algoritmos mudam. Reparem aqui, estamos vendo uma timeline que vai até 2014, mas em 2015, 2016, 2017 e assim por diante ocorreram mudanças nos algoritmos. Por que eu printo, eu gosto de printar essa imagem e de mostrar ela nas minhas aulas? Porque em 2011 e 2012 ocorreram mudanças muito drásticas no algoritmo do Google.

Uma delas é conhecida como algoritmo Panda, as mudanças que vieram com o Panda e a outra são as mudanças que vieram com Penguin. Na verdade, quem antes de 2011 e 2012 não se preocupava com algoritmo, passou a se preocupar justamente a partir de 2012, porque as mudanças foram tão drásticas que as empresas perderam muito posicionamento.

Atualmente, em uma das duas últimas mudanças importantes que o Google fez nós conhecemos como Google Bert, que foi uma mudança no algoritmo muito relacionada a dar mais ênfase à produção de conteúdo, ao trabalho com conteúdo. E mais recentemente, o Core Update.

Então se você quiser, eu também vou disponibilizar para você um artigo aqui. Vai estar disponível para você como um link extra: “BERT: Novo algoritmo é capaz de oferecer o melhor resultado de pesquisa para os usuários”.

Basicamente, resumindo para vocês, esse texto fala justamente de como você deve ficar preocupado com relação à produção de conteúdo do seu site e criar uma melhor experiência com o usuário. Aqui tem também um artigo justificando a mudança recente do Core Update, de maio de 2020 pelo Neil Patel.

Na verdade, o que é interessante de vocês lerem nesses dois artigos? Vocês vão ver que toda mudança que é feita no algoritmo do Google hoje em dia está muito preocupada em fazer com que o usuário pesquise no Google e que encontre como resultado algo muito relacionado com aquilo que ele pesquisou.

Então, hoje em dia, quanto melhor for a tua experiência para o usuário, mais positivo vai ser o teu posicionamento e melhor posicionado vai ficar o seu site na busca orgânica. Então é muito interessante que vocês fiquem atentos a isso.

Na sequência, nós vamos entender um pouco mais de Google. Vamos nessa!

Sobre o curso Fundamentos de SEO: Primeiros passos para ranquear seu site na Busca Orgânica

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