Primeiras aulas do curso Rebranding: mude, transforme e recrie marcas para o século 21

Rebranding: mude, transforme e recrie marcas para o século 21

Entendendo contexto da marca - Introdução

Olá, tudo bem com você? Meu nome é Felipe Lazarini. Eu sou profissional de publicidade, e aqui nós vamos aprender sobre técnicas de rebranding.

E o que nós vamos ver aqui? Nós vamos ver como reposicionar marcas dentro das pólices das mídias digitais, ou seja, como vamos colocar marcas que estão meio antigas dentro dos métodos que as mídias digitais pedem.

E também, nós vamos ver um pouco do reposicionamento de marcas dentro da comunicação digital. Mas antes de tudo, o que é o rebranding? Rebranding, nada mais é do que a criação de uma nova identidade de marca. Só que isso acontece a partir de toda a revisitação da sua comunicação.

Ou seja, nós vamos entender como o cliente se comunica hoje e entender os problemas que essa comunicação tem, para trazer soluções novas dentro das mídias digitais do nosso cliente.

E tudo isso, nós vamos fazer por meio de uma análise profunda do seu comportamento atual, tanto nas mídias digitais, quanto também, na análise dos dados que o cliente vai nos passar.

E como será o nosso curso? O nosso curso vai acontecer por meio de um cliente fictício que trabalha no ramo de massagens e tem uma necessidade latente de entrar de verdade nas mídias sociais. Ou seja, é uma marca que está vendo que existe um problema ali nas mídias sociais dela e não entende o porquê.

Ela quer entrar de uma vez por todas na comunicação digital - uma coisa que, por ser uma marca já tradicional de anos de mercado, ela não consegue fazer e não está conseguindo lidar com isso. Tendo em vista também que a nossa marca fictícia já é uma marca consolidada no mercado, ela já tem os seus trinta e poucos anos de estrada. Então, ela não entende porque está perdendo clientes.

E o nosso curso vai mostrar como mostrar isso para ela, como fazer com que a marca entenda porque ela está perdendo esses clientes. Aqui nesse curso, nós vamos aprender como transformar um cliente e como transformar uma marca. Por exemplo, a Nihon Massaji. Nós vamos tirar ela disso para colocá-la nisso. Esse é o novo logo da nossa marca.

E essa aqui é a estrutura de comunicação que nós vamos apresentar para ela. Por exemplo, os posts. Nós vemos que os posts da Nihon são um pouco antigos e até um pouco antiquados. Nós vamos tirar os posts da Nihon, disso e chegar nisso. Uma marca nova dentro das pólices do século 21, vamos assim dizer; das pólices das mídias digitais.

Nesse curso de rebranding, nós vamos aprender a transformar, reposicionar, renovar e dar nova vida para uma marca. Vamos começar?

Entendendo contexto da marca - Apresentação da marca

Olá! Tudo bem com você? Então, vamos lá! Vamos iniciar o nosso curso de rebranding. Primeiramente, o que nós vamos ver aqui? Esse é um curso que pretende abordar mais sobre os drives do século 21 para marcas. Mas antes de tudo, o que são drives?

Os drives são todas as saídas de comunicação que a marca possui. Por exemplo: o Facebook, o Instagram e o próprio Google, o site da marca. Tudo isso são drives que envolvem toda a comunicação que a marca possui. Por que encaixá-las no século 21?

Você pode ver que existem muitas marcas antigas por aí que não estão adaptadas às novas comunicações. Por exemplo, como vamos ver aqui no nosso curso, existem algumas marcas que são um pouco velhas, que são antigas e não estão adaptadas ao mundo digital.

O que nós vamos fazer aqui? Vamos trazê-las para o mundo digital. Então, esses são os drives. E o que é o rebranding? O rebranding é quando nós já temos uma marca consolidada. Nós pegamos e transformamos essa marca, trazendo uma nova identidade de marca para ela.

Que é aquilo que eu falei: nós pegamos a marca que é antiga, que era feia e que está desatualizada, e a transformamos em uma marca atualizada e em uma marca mais “2020”. Vamos assim dizer.

E como nós fazemos isso? Nós fazemos isso revisitando toda a sua comunicação. Nós vamos no site, vamos no Facebook, no Instagram e no Twitter. Vemos o que essa marca anda fazendo para entender mais como ela se comporta nos meios atuais, mesmo com a cara do século passado.

Nós vamos fazer uma análise profunda do seu comportamento atual. O que é essa análise profunda? Nós vamos entender como ela fala. Entender como o próprio dono dessa marca conversa com o seu público, quem é ele, quem é a marca, qual a relação dele com a marca e trazer uma mudança, também dentro disso.

Esse é o comportamento de total de marca, é como a marca se mostra para o seu público. Por isso é um curso de rebranding. Nós já temos uma marca consolidada e já a temos solta no mercado, porém ela está passando por alguns problemas, e muitos desses problemas podem ser resolvidos relançando essa marca.

E por que uma marca precisa de rebranding? Uma marca precisa de rebranding para se aproximar cada vez mais do seu público. Nós podemos ver que hoje, pessoas de 20 anos que já são consumidoras, que nasceram nos anos 2000 e pessoas de 30 anos que nasceram em 1990, são pessoas que tem um comportamento de consumo bem diferente das pessoas que nasceram na década de 80, 70 ou até 60.

Nós podemos ver, por exemplo, que as tecnologias vão evoluindo, e com isso, a comunicação também tem que ir evoluindo. E algumas marcas pararam no tempo. É isso que nós vamos ver aqui dentro do nosso curso, e trazer o rebranding para o cliente que nós vamos propor aqui.

E qual o problema que nós vamos resolver? Nós vamos trazer um cliente em que nós vamos tirá-lo do século passado em comunicação - vamos assim dizer - e colocá-lo no século XXI com um novo jeito de se comunicar com o seu consumidor, tanto verbalmente, quando visualmente.

E o que o nosso cliente precisa? Ele precisa atingir novos “KPIs”, que são as “Key Performance Indicator” ou Indicadores de Chaves de Performance. Isso são objetivos que o cliente traça - ou nós também podemos traçar com o cliente - para que ele consiga chegar no seu objetivo final, que é se comunicar de uma maneira diferente.

Entendendo contexto da marca - Apresentação da marca 2

Agora, eu vou explicar para vocês um pouco sobre quem é o nosso cliente. O nosso cliente é a Nihon Massaji, que significa massagem japonesa ou massagem do Japão. Lembrando que esse é um cliente fictício e tudo o que eu for mostrar para vocês aqui é uma ficção.

O anterior da comunicação do cliente, não existe, tal qual como o posterior. Só que é uma forma muito comum de você achar comunicações de clientes que já estão por aí. Comunicações que pararam no tempo. Então, eu me aproximei ao máximo do que é a realidade.

O nosso cliente fictício tem um tempo de atuação de 30 anos e ele fica em uma região nobre. Então, nós podemos ver que o ticket médio dele é um pouco mais alto. E o mais interessante é que esses clientes de regiões nobres normalmente têm muito apreço à marca porque, às vezes, eles fizeram muito sucesso na década de 90 ou mesmo na década de 80.

O tempo foi passando e esses clientes acabam continuando com os mesmos clientes de sempre, não conquistando novos, perdendo um pouco de espaço no mercado e mantendo o seu ticket elevado. Então, eles acabam perdendo dinheiro e não sabem onde está o erro deles. Eles tentam fazer diversas coisas, mas não conseguem.

Então, eles começam a encarar esse tipo de problema. Um desses problemas é que eles não vendem como antes. Por quê? Porque a marca está desatualizada. Os posts deles não estão condizentes com a comunicação voltada para as redes. Eles estão com o mesmo tipo de público de sempre, mas não estão conquistando novos públicos.

E isso é um problema porque eles começam a perder dinheiro, e além disso, eles são especialistas em massagem de coluna, que é algo que as pessoas vêm procurando demais. Especialmente porque as pessoas estão sempre trabalhando sentadas e etc. Então é um tipo de massagem muito procurada.

Qual é essa dualidade, já que eles tem 30 anos de mercado, são conhecidos, são especialistas em massagem de coluna e estão perdendo clientes? É esse tipo de pesquisa que nós vamos começar a investigar para o nosso cliente.

Esse aqui, por exemplo, é o logo deles. Você pode ver que é um logo antigo, um logo que além de não passar modernidade, não passa confiança para o público de hoje. O público de hoje encara confiança de uma maneira um pouco diferente. Ele encara a confiança muito por meio da estética.

Quando você não entrega uma estética boa, como você vai entregar um serviço bom? É essa dualidade, também, que acontece muito no mercado.

Então, concluindo: o que nós podemos ver? O que esse logo mostra? Mostra uma marca desatualizada e mostra um design fraco. O sinal da coluna é muito pequeno, chega a ser imperceptível. Então, esse sinal não remete realmente o que é a Nihon Massaji. Falta responsividade na internet.

Quando nós entramos no site da Nihon, nós vemos que o logo fica grande, mas quando está no Instagram fica muito pequeno. Então, é um logo que não consegue se adaptar às diferentes mídias. Antigamente, na época em que a Nihon nasceu, por exemplo, você tinha só um logo do lado, no anúncio, ou o logo na porta de entrada da clínica.

Hoje, você tem que ter uma mobilidade de logotipia muito grande. Então você tem a necessidade de mostrar que esse logo funciona no macro e também no micro. Funciona até nos favicons, que são aqueles ícones que ficam do lado da aba do seu browser de internet. Resumindo: a marca parou no tempo. Ela realmente ficou ali na década de 90, onde nasceu.

Sobre o curso Rebranding: mude, transforme e recrie marcas para o século 21

O curso Rebranding: mude, transforme e recrie marcas para o século 21 possui 176 minutos de vídeos, em um total de 67 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Marketing em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

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