Primeiras aulas do curso Fundamentos Quality Assurance: TestPlan e boas práticas

Fundamentos Quality Assurance: TestPlan e boas práticas

Testes e Cenários - Introdução

Meu nome é Marina e neste curso vamos aprender sobre qualidade de software. Vamos fazer isso através do Testplan, um documento que construímos para saber como testar o sistema. Nele, tem vários coisas. Tem sobre a arquitetura do sistema, as funcionalidades do sistema, as verificações, os testes que precisamos fazer. Falamos sobre a estratégia de testes. Que tipo de testes temos que fazer, quais testes vão estar nesse sistema, quais não vão. Um pouco sobre as ferramentas que usamos para testar. Um pouco sobre os erros e como classificar, saber se são críticos ou não.

Também vamos aprender sobre o que consideramos uma funcionalidade pronta e como acontece todo o processo de construir esse sistema e testar. Vamos fazer tudo isso através do AluraPic, um sistema de upload de fotos onde vamos nos concentrar mais na parte de login e cadastro, para aprender esses conceitos. Vamos começar?

Testes e Cenários - O que é Teste

Nesse curso, vamos fazer um plano de teste, que é basicamente um guia de como você vai testar um sistema. Antes disso, é melhor conhecer um pouco do sistema que vamos trabalhar, chamado AluraPic. A primeira coisa que vemos é que tem uma tela de login, você pode fazer um cadastro, com e-mail, name completo, nome de usuário, senha.

Nada acontece quando clico em registrar. Como vou saber que esse comportamento é o ideal, o que era para acontecer? É onde vamos correr para o Testplan, que é o documento guia e testes que temos.

Ele diz que ao digitar e-mail, nome completo, usuário e senha, irá efetuar um cadastro na plataforma. O usuário deverá ser redirecionado a uma tela de login. Deve indicar o campo obrigatório a ser corrigido pelo usuário.

Voltando ao sistema, vemos que não aconteceu isso. Primeiro, ele não voltou para a tela de login. Já sabemos que tem coisas a serem melhoradas. Como vamos saber além disso o que mais precisamos testar? Como vamos pensar em novos casos de teste para isso?

Testes e Cenários - Fluxo de Teste

Nós fizemos o primeiro teste na nossa aplicação na funcionalidade cadastro. Preenchemos nome, usuário, senha e vimos que já tinha alguns problemas. Mas como vamos saber tudo que temos que testar? É legal pensar em fluxos, caminhos que aquele sistema pode seguir. Para isso, vamos usar a funcionalidade login como exemplo.

Primeiro, o fluxo pode ser feito em qualquer lugar. É só um jeito de organizar o pensamento. Eu vou usar o Google slides, mas você pode usar papel, caneta, o que quiser.

Nesse fluxo, vamos primeiro pensar no caminho feliz. É o que vai acontecer se tudo for bem. Na funcionalidade de login, por exemplo, eu deveria logar. Também pode me dar uma mensagem dizendo que o login não existe. São os vários caminhos que podemos seguir. Vamos começar mapeando tudo e nosso caminho feliz.

Vou usar as formas do Google slides. Vou começar com um retângulo, com o primeiro passo, que é digitar nome. Depois, vou puxar uma seta para o segundo passo, que é digitar a senha. Agora, temos que clicar em confirmar no terceiro passo. São os três passos que precisamos para fazer o login.

Depois disso, temos o que chamamos de resultado esperado. Precisamos primeiro consultar o nosso Testplan, que é nosso guia, para ver se ele tem alguma dica do que vai acontecer. Eu presumo que vamos precisar logar no sistema.

Ao ditar usuário e senha corretamente, o usuário deverá logar na plataforma e cair na página inicial. Ele adiciona duas novas regras. Ao falhar três vezes consecutivas, o usuário deverá esperar quinze minutos para logar novamente. O sistema deve aceitar usuários que já estão logados em outro device a se logar novamente. São essas regras que vamos ter que englobar no fluxo.

Como o resultado esperado vai finalizar a ação, vou sinalizar com um círculo, porque vai ser a saída do sistema. Temos nosso primeiro caminho, o caminho feliz. Se eu digitar nome, senha e confirmar, vou logar no sistema.

Agora temos que pensar nas outras coisas que podem acontecer. Por exemplo, vimos que nosso sistema tem campos obrigatórios. Vou digitar usuário, senha, e se eu não fizer isso aparece a mensagem de que o campo é obrigatório. É outro caminho que vai ter no sistema.

Vamos precisar puxar do sistema outro fluxo paralelo, que vai ser “não digitar o campo obrigatório”. Se eu não digitar, algo vai acontecer. Mas na senha também posso não digitar nada. Esse passo serve para ambas as coisas.

Se eu não digitar, ele vai exibir a mensagem de erro, que é outra saída do sistema. Também vou representar com um círculo.

Um dos casos que vimos foi o que eu digitei meu nome, senha e eles não existiam. Ele também não pode logar no sistema. É um passo a mais. Quando eu confirmar, vou ver se esse usuário e senha existem. Ele também vai exibir uma mensagem de erro.

Poderíamos fazer uma variação se quiséssemos. Eu coloquei mensagem de erro genérica, mas eu poderia ter várias saídas com várias mensagens diferentes. Depende do quão profundamente você quer adentrar no ciclo.

Às vezes o usuário existe, mas a senha está errada. É outra coisa que pode acontecer quando eu confirmar. Vimos outras duas regras no sistema. A primeira é que se o usuário falhar em se conectar três vezes consecutivas, ele terá que esperar quinze minutos para tentar logar novamente. É uma das regras que vamos ter que colocar aqui. Essa regra varia de você ter uma senha incorreta três vezes. Não vamos precisar usar nenhum outro passo aqui, só que você vai ter que fazer isso três vezes. Nesse caso, na terceira vez ele vai te bloquear. Vamos ter que adicionar outra saída no sistema, que é o bloqueio temporário.

A última regra do sistema é que ele deve aceitar usuários já logados em outros devices a se logarem novamente. Precisamos só adicionar mais uma caixinha para falar que se o usuário já for logado, após confirmar, ele vai se logar no sistema normalmente.

Nosso fluxo ficou pronto. Como eu falei, você pode fazer de várias formas. Isso te ajuda a pensar em todos os cenários que você precisa testar. Em funcionalidades mais complexas, isso vai ser bem grande e pode ter subfluxos para ficar mais fácil de ler e pensar. Criamos esse fluxo justamente para organizar nossos pensamentos.

Dando outro exemplo, cada passo tem outros passos. Os fluxos geralmente são gerados por essas regras do sistema. É disso que vamos tirar nossos casos de teste. Como vamos escrever isso e como vamos colocar para todas as pessoas entenderem? Porque até então foi um procedimento para como vamos pensar nos casos, mas mostrar um fluxo para cada pessoa não vai ser prático o suficiente. Precisamos de uma forma melhor e mais estruturada.

Sobre o curso Fundamentos Quality Assurance: TestPlan e boas práticas

O curso Fundamentos Quality Assurance: TestPlan e boas práticas possui 79 minutos de vídeos, em um total de 34 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Gestão Corporativa em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

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