Primeiras aulas do curso Photoshop: tratamento de cores

Photoshop: tratamento de cores

Pesquisando Soluções - Introdução

Olá, bem-vindo. Nesse curso a gente vai trabalhar um tratamento de cores para uma identidade visual de uma marca. Essa marca é a Gatito, um petshop. A gente foi chamado no curso anterior a esse, pré-requisito para esse aqui, que é o curso de escolha de cores. A gente escolheu duas cores justamente para essa marca aqui.

Escolhemos esse roxo, Black shadows, e esse amarelo USC gold. A gente fez todo um trabalho para entender a marca e chegar nessas duas cores.

A cliente ligou para a gente novamente e quer que a gente extrapole esse trabalho. Ou seja, ela quer que a gente pegue essas duas cores e crie tratamentos para campanhas da marca dela. Ela está expandindo e quer trabalhar com petshop no e-commerce e com petshop com a clientela dela. Ela quer trabalhar a clientela dela dentro de novos serviços que ela oferece.

A gente resolveu utilizar a ideia dela, que era transformar os pets da loja dela, que frequentam a loja dela, em astros de campanha. A gente passou a estudar as possibilidades. Vimos várias referências e com essas referências começamos a cruzar ideias com os recursos da marca e as necessidades dela.

Chegamos a algumas referências interessantes que deram em algumas ideias que pudemos mostrar a ela. Uma das ideias que ela gostou foi essa aqui, de um poster. A gente pega um pet da loja dela, que é cliente da loja dela, e transforma em um astro de cinema.

Ela gostou e vai botar nas paredes dela como cartazes. Ela também gostou dessa ideia aqui, que é uma ideia que a gente vai usar no e-commerce, e que a gente vai tratar os pets da loja dela como se fossem celebridades do Instagram, como vários pets por aí que vendem um estilo de vida, canino ou gatinho.

Enfim, a gente vai trabalhar dessa forma, aproveitando que ela tem uma fotografa excelente que tira ótimas fotos. A gente vai trabalhar essas fotos, entender como ler imagens e como reproduzir as imagens que a gente gosta dentro desse trabalho que apresentamos para ela. Mãos à obra.

Pesquisando Soluções - Pedido da Cliente

Vamos começar nosso trabalho primeiro analisando o pedido da nossa cliente. Ela se apresentou mandando um trabalho que a gente já fez com ela e falou “bom, eu sou a dona da Gatito, você deve lembrar de mim, e eu queria contratar um serviço seu, que gostei do último que a gente fez juntos e em cima disso queria trabalhar algumas coisas”. O trabalho que a gente fez junto com ela está no curso anterior a esse aqui, que é o curso de coach para designers.

A gente pegou essa marca Gatito e teve que escolher uma nova paleta de cores para ela, porque as cores que ela tinha antigamente eram essas e ela não gostava, não funcionava para ela.

A gente fez uma pequena pesquisa com ela, chegou à conclusão de que ela tinha alguns atributos da marca dela que a gente queria contemplar, que são esses aqui. Uma marca companheira, dedicada e familiar. Mas que ela tinha alguns objetivos. Quero crescer e diversificar.

A gente com base nisso fez uma escolha de cores, fez todo um estudo. Escolhemos o lilás e o amarelo, justamente por causa dos atributos de cada cor e pelo que a gente viu que poderia funcionar em conjunto nessa paleta.

A gente botou essa paleta em ação, tem algumas peças que poderiam funcionar para divulgar o trabalho dela. Então, a gente trouxe essa apresentação que ela mandou de novo para a gente lembrar o que tínhamos feito com ela.

Agora ela falou que ela quer que a gente pegue as cores que a gente botou para ela, leve em consideração essas cores que a gente escolheu e que a gente pense em tratamentos fotográficos para a foto que ela vai produzir para a gente fazer campanhas publicitárias para ela.

A gente não tocou nesse assunto desses exemplos, porque afinal de contas esse é um exemplo muito cru. Ela quer desenvolver um trabalho com a gente. Vamos escolher um tratamento fotográfico, ou de repente um tratamento gráfico para mostrar para ela como a partir dessas cores que a gente escolheu desenvolver uma identidade de tratamento para que ela faça essa campanha com o Gatito.

Eu lembro que o histórico que ela apresentou para a gente, para chegar nisso aqui é que a marca dela é uma marca pequena ainda, que ela atendia localmente as pessoas que davam uma volta no quarteirão com seus pets, ou que tinha gato e morava perto, e que ela era muito dedicada em familiar, que ela conhecia pelo nome os pets e tinha uma proximidade muito grande com seus clientes. Que ela queria manter isso, queria manter esses atributos para ela crescer e diversificar.

Ela queria diversificar para um lado que era crescer mesmo, atender mais gente no bairro, crescer fisicamente para poder comportar inclusive um negócio de veterinária, e ela queria também fazer comércio online.

Aqui a gente vê que as nossas escolhas refletiram isso na época e a gente vai precisar fazer um tratamento fotográfico que reflita isso também. No caso, provavelmente deu certo o negócio de vendas onlines ou a expansão dela. Não sei. Na verdade, a gente precisa saber algumas coisas para poder perguntar para ela e continuar a fazer o trabalho a partir de um briefing.

A gente não fechou o briefing ainda, não sei exatamente o que ela quer. Eu sei que ela tinha uma intenção, e foi daí mais ou menos que a gente tirou esse tratamento gráfico aqui, de usar os pets da loja dela, que são clientes da loja dela, como garotos propaganda para as campanhas dela. Obviamente com anuência dos seus donos.

Ela falou que tinha uma fotografa muito boa que fazia fotos muito sensíveis dos pets e que essas fotos eram interessantes de usar nessas campanhas. Então, será que ela está querendo botar em ação esse plano? Vamos ver, vamos ter que nos comunicar com ela e tirar essas dúvidas. Como a gente vai fazer isso?

Pesquisando Soluções - Atualização

Aqui eu resolvi fazer algumas perguntas para a nossa cliente, para poder atualizar o que a gente já viu no curso anterior, afinal ela já teve a aplicação daquilo ali, ela já utilizou o material que a gente mandou, então vamos dar uma olhada aqui.

A Gatito alcançou suas metas? Como está a empresa agora? Essa linha de perguntas é para dizer como ela está atualmente depois do que a gente falou com ela. É só uma atualização.

O que o petshop Gatito pretende atingir? Onde ele quer chegar? A gente vai descobrir aqui se o objetivo dela continua o mesmo ou se ela já está almejando algo maior.

Quais mídias e aplicações mais comuns que a loja vai utilizar? Isso aqui a gente vai pensar de um jeito mais prático. O que a gente vai produzir nesse projeto agora com ela? Será que a gente vai ter que fazer peças de Facebook? Será que a gente vai ter que fazer um outdoor? Será que a gente vai fazer anúncio para jornal impresso? Não sei, a gente vai ter que descobrir o que ela quer, onde ela quer chegar, e que mídias e aplicações ela quer. Isso é uma pergunta pertinente.

E depois, quais são os principais concorrentes à frente do petshop Gatito. São três perguntas que eu fiz para ela e ficam mais claras para a gente o que a gente vai precisar trabalhar.

E ela respondeu aqui. Felizmente conseguimos nossos objetivos nos últimos meses e agora temos uma loja maior que também conta com veterinária, e atendemos o bairro todo. Além disso, nossas campanhas que utilizam os pets dos nossos clientes deram super certo e temos até fila de espera. Nossa principal concorrência hoje é a Cobasi e a Petz. Vamos começar também um e-commerce e vamos fazer muito material de divulgação.

Aqui a gente já tem uma ideia que ela realmente quer trabalhar essas fotos que ela faz com os pets dos clientes dela. Ela aumentou o negócio dela, agora conta com veterinária, e ela está querendo expandir para um e-commerce. Então vamos pesquisar, de repente aqui ela não respondeu quais peças ela quer exatamente. Ela de repente não entendeu muito bem, mas tomando o histórico que a gente já mostrou peças para ela de aplicação, ela já sabe mais ou menos o que é.

Então, provavelmente ela não sabe ainda. A gente pode fazer uma pequena pesquisa a respeito de que peças que os e-commerces costumam utilizar e o que a gente sabe que ela utilizava antes, então assim a gente consegue de repente estudar um pouquinho como se comunicar.

Isso aqui já deu uma boa base para a gente analisar o que a gente vai fazer para ela. Uma outra coisa que eu fiz foi pedir as fotos, a partir dessa resposta dela, que ela tem usado, já que ela quer usar isso aí como campanha, ela quer botar para frente essa ideia que ela teve.

Essas fotos que a gente vai ter que tratar e pensar de repente em como conjugar com as cores do petshop Gatito. São coisas legais da gente poder trabalhar. Vou pedir para ela mandar também as fotos para a gente poder fazer essa análise.

Vou esperar ela mandar para a gente e a gente continua fazendo uma análise das fotos que ela mandar. Até lá.

Sobre o curso Photoshop: tratamento de cores

O curso Photoshop: tratamento de cores possui 112 minutos de vídeos, em um total de 40 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Design Gráfico em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

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