Alura > Cursos de Inovação & Gestão > Cursos de Gestão de Produtos > Conteúdos de Gestão de Produtos > Primeiras aulas do curso Miro: explorando fundamentos e sua aplicação no ciclo de vida do produto

Miro: explorando fundamentos e sua aplicação no ciclo de vida do produto

Primeiros passos na Miro - Apresentação

Olá! Meu nome é Bruno Machado, sou engenheiro de soluções na Miro há cerca de três anos, e acompanharei você neste primeiro curso introdutório de Miro.

Audiodescrição: Bruno é um homem moreno, veste uma camiseta preta com o logo da Miro e está em um ambiente com iluminação azul e uma estante com alguns enfeites ao fundo.

Comecei na Miro no escritório de Londres, quando ainda não havia operação no Brasil, e depois retornei para ajudar no desenvolvimento da América Latina. Espero contribuir com meu conhecimento sobre a plataforma!

Este curso, apesar de básico e introdutório, traz muitas dicas novas e recursos que foram lançados recentemente na plataforma. Além disso, apresentamos algumas boas práticas que talvez até mesmo usuários mais avançados ainda não conheçam. Estou muito satisfeito em gravar este conteúdo e espero encontrá-lo nos próximos vídeos.

Até mais!

Primeiros passos na Miro - Inovando com a Miro

Falando sobre a evolução da plataforma Miro

Falando sobre a plataforma Miro, muitas pessoas a veem como um quadro branco digital, que foi o que lançamos em 2011. No entanto, atualmente, somos um espaço para inovação. A ideia é ajudar equipes de produto a trabalharem de forma conjunta, seja no modelo híbrido ou presencial, de maneira mais ágil. Nosso objetivo é acelerar os ciclos de desenvolvimento e inovação, permitindo que cada equipe inove à sua maneira, utilizando modelos customizados e widgets personalizados para cada empresa.

Demonstrando funcionalidades da plataforma

Atualmente, estamos na plataforma e vamos demonstrar algumas funcionalidades. Neste momento, estamos no modo de apresentação. Ao sair desse modo, podemos observar que estamos em um ambiente infinito, um quadro sem limites, onde podemos criar a quantidade de conteúdo necessária. Estou aqui com a Lívia no quadro também, o que significa que conseguimos ver o que os outros colaboradores estão visualizando e fazendo. Se ela adicionar qualquer conteúdo, poderei ver em tempo real.

Criando e organizando boards

Para chegarmos a esta fase e criar o board inicial, vamos mostrar o dashboard inicial. Este é o espaço onde temos nossos boards e também áreas para organizar o conteúdo. Em uma aula futura, focaremos exclusivamente na organização do conteúdo. Para criar um novo board, basta clicar em "criar novo board".

Utilizando templates e exemplos práticos

Neste board, discutiremos também sobre os templates. Logo de início, os templates são apresentados, e há uma variedade disponível, inclusive em português e espanhol, permitindo que nunca comecemos do zero. Sempre partimos de um template e começamos a adicionar o conteúdo ao board.

Apresentando o exemplo da empresa fictícia FlexFund

No contexto deste curso, utilizaremos o exemplo de uma empresa fictícia chamada FlexFund, que está desenvolvendo o produto FlexWave. O que estamos visualizando é um conteúdo que representa, aproximadamente, o final do projeto, apresentando os resultados para os stakeholders. Trata-se de uma apresentação de slides com elementos que criaremos ao longo do curso, como um relatório com todo o briefing do produto, o problema definido, o que as pessoas realmente desejam resolver com o projeto, alguns desafios, interfaces de usuário de como poderia ser, integração com outras ferramentas e, possivelmente, até um roadmap visual para acompanhar o desenvolvimento.

Concluindo a introdução do curso

Isso é, em linhas gerais, o que construiremos ao longo deste curso. Nos vemos no próximo vídeo.

Primeiros passos na Miro - Miro: missão e visão

Entendendo a missão e evolução da Miro

Antes de colocarmos realmente a mão na massa, vamos entender mais sobre a empresa e seu propósito. A missão da Miro é ajudar pessoas e empresas a criarem a próxima grande ideia. Trata-se de um canvas infinito que permite a colaboração entre pessoas, independentemente de onde estejam ou até mesmo em momentos diferentes, trabalhando de forma assíncrona. Foi criado para este novo momento do trabalho, seja ele distribuído, híbrido, remoto ou presencial. De qualquer maneira, é possível colaborar dentro da Miro.

A ideia é que as equipes consigam lançar seus produtos de maneira mais rápida e estejam mais sincronizadas e alinhadas com o que está acontecendo, quebrando os silos de comunicação que observamos frequentemente hoje em dia. Como mencionado no curso anterior, no vídeo anterior, lançamos em 2011 essa lousa digital, que era simplesmente a digitalização de um quadro branco. Em 2018, já tínhamos um espaço para colaboração visual, com algumas funcionalidades de workshops, entre outras. Foi nesse momento que as pessoas começaram a conhecer a plataforma. Em 2024 e 2025, revolucionamos ao adicionar inteligência artificial, incluindo agentes de IA em 2025. Vamos abordar um pouco disso neste curso inicial e ao longo dos próximos cursos com mais detalhes.

Destacando o crescimento e a base de usuários

Atualmente, temos 90 milhões de usuários ao redor do mundo. No Brasil, possuímos a maior quantidade de usuários da Miro. Com a pandemia, houve um crescimento exponencial. É comum que as pessoas já conheçam a plataforma, mas não tenham noção de quantos clientes e pessoas a utilizam. Por isso, achei relevante compartilhar essa informação hoje. Temos alguns dos nossos maiores clientes do mundo, de diversos segmentos e com diferentes propósitos.

No slide apresentado, não vamos focar muito nos detalhes. Vocês podem pausar e ler com calma, se desejarem. A ideia é que habilitamos diversos casos de uso, com alguns exemplos principalmente focados no desenvolvimento de produtos digitais.

Explorando casos de uso e funcionalidades

Entre eles, temos os roadmaps e o planejamento desses roadmaps. A síntese de insights, onde coletamos informações dos clientes, pode utilizar a inteligência artificial para entender melhor e de maneira mais rápida o que as pessoas realmente desejam. O mapa das jornadas do cliente também é um caso de uso muito forte, tanto no Brasil quanto no mundo.

A criação de protótipos é algo relativamente novo, especialmente com inteligência artificial, e vamos abordar isso brevemente neste curso. Workshops e a facilitação de workshops e rituais ágeis também são focos importantes. Recentemente, concentramos esforços nos diagramas técnicos. Nossa proposta é eliminar outras ferramentas de diagramação e realizar tudo em um único lugar.

Facilitando o design e a gestão organizacional

O design de infraestrutura com integrações com AWS facilita, por exemplo, no cálculo de custos. Além disso, o planejamento de estrutura organizacional permite criar organogramas para facilitar esse processo de maneira colaborativa. Toda a parte de gestão de metas e OKRs pode ser criada como se fosse um workshop, permitindo gerar, gerenciar e acompanhar essas metas ao longo do caminho.

Tudo isso é realizado em nosso Canvas Inteligente, impulsionado por Inteligência Artificial, que permite colaboração tanto ao vivo quanto assíncrona, e que também será abordado neste curso. Vamos explorar os formatos disponíveis, como diagramas, apresentações e tabelas. Atualmente, estamos utilizando o formato de apresentações, e tudo que está sendo apresentado é dentro da Miro. Vocês verão mais detalhes ao longo dos próximos vídeos.

Sobre o curso Miro: explorando fundamentos e sua aplicação no ciclo de vida do produto

O curso Miro: explorando fundamentos e sua aplicação no ciclo de vida do produto possui 64 minutos de vídeos, em um total de 38 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Gestão de Produtos em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Gestão de Produtos acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas