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Meta Ads: estratégias otimizadas e campanhas eficazes

Fundamentos e Estratégia no Meta Ads - Apresentação

Apresentando o instrutor e o curso

Olá! Meu nome é Renan Capistrano e estamos iniciando mais um curso de Marketing Digital da Alura. Desta vez, abordaremos o tema de Meta Ads do zero. Vamos explorar a plataforma, aprender a subir campanhas, criar anúncios, definir públicos e desenvolver as melhores estratégias possíveis para nossos clientes ou para as empresas que nos contratarão.

Audiodescrição: Renan é um homem branco, com cabelo curto castanho e barba. Ele veste uma camisa azul e está em um ambiente de escritório, com uma parede clara ao fundo e uma estante com livros e plantas.

Compartilhando a experiência profissional

Primeiramente, farei uma breve apresentação sobre mim. Sou Renan Capistrano, resido em Fortaleza, Ceará, e trabalho com Marketing Digital desde 2018. Comecei a me especializar em mídia paga, que são os anúncios online ou tráfego pago, entre 2019 e 2020. Atualmente, é essa a minha área de atuação. Tenho uma agência no Brasil chamada A42, onde já administramos mais de 10 milhões para mais de 200 clientes de diversos nichos.

Além disso, trabalho para uma empresa dos Estados Unidos, uma plataforma de streaming educacional chamada Masterclass. Lá, administro uma quantidade significativa de investimento mensal em mídia paga e anúncios online.

Estruturando o curso e suas aulas

Agora que me apresentei, vamos discutir como o curso funcionará e o que abordaremos nele. Teremos cinco aulas principais ao longo deste curso.

Na primeira aula, faremos uma introdução à plataforma Metaeds. Discutiremos alguns fundamentos do Metaeds, como seu funcionamento e a importância de utilizá-lo dentro de uma estratégia de Growth Marketing. Também abordaremos a estrutura de campanhas e de contas, para que possamos nos familiarizar com o funcionamento dessa plataforma.

Explorando públicos e segmentações

Na Aula 2, entraremos efetivamente na plataforma, abordando públicos e segmentações estratégicas. Mostraremos os tipos de públicos, como selecionar os melhores e como o Metaeds está trabalhando atualmente, considerando algumas mudanças recentes. Discutiremos os públicos que utilizam Inteligência Artificial, que costumam ser mais eficazes do que os públicos mais antigos. Isso será melhor compreendido durante a aula.

Desenvolvendo criativos e copywriting

Na Aula 3, falaremos sobre a parte gráfica dos anúncios, incluindo criativos, imagens, carrosséis e vídeos. Também abordaremos Copywriting para que possamos aprender a escrever os melhores anúncios possíveis dentro da estratégia da nossa empresa ou do nosso cliente.

Configurando o Pixel e aplicando o conhecimento

Na Aula 4, discutiremos o Pixel e as tags da plataforma Metaeds, que são fundamentais para estarem configuradas em nosso site. Esta será nossa aula prática, onde aplicaremos todo o conhecimento adquirido nas aulas anteriores. Aprenderemos a criar campanhas, anúncios, visualizar métricas e nos orientar dentro da plataforma.

Concluindo com considerações finais

Na última aula, que será a Aula 5, faremos algumas considerações finais. Falaremos sobre relatórios, análise de resultados, otimizações e outros aspectos que possam ter ficado pendentes.

Esperamos que consigamos aproveitar o curso, entender os conceitos apresentados e nos encontraremos nas próximas aulas.

Fundamentos e Estratégia no Meta Ads - Meta Ads e Estratégia de Growth

Introduzindo o curso de Metaedits

Começando oficialmente o nosso curso de Metaedits, vamos discutir sobre a plataforma, suas mudanças nos últimos anos e seu papel dentro de uma estratégia de Growth Marketing (crescimento de marketing). No final, veremos alguns exemplos de anúncios que encontramos diariamente, para que possamos entender com o que estaremos lidando.

Metaedits, anteriormente conhecido como Facebook Ads, mudou de nome após o Facebook se tornar Meta, por volta de 2023 para 2024. Apesar da mudança de nome, a plataforma continua a mesma, embora tenha evoluído bastante nos últimos anos. No marketing digital, é comum que essas plataformas de anúncios mudem frequentemente, com atualizações semanais, mudanças de botões, objetivos e tipos de público.

Explorando a importância do Metaedits para o Meta

Assim como o Google Ads é a principal fonte de receita do Google, o Metaedits é a principal fonte de receita do Meta, especialmente para Mark Zuckerberg. A plataforma abrange várias redes sociais, como Facebook, Messenger, Instagram, WhatsApp e Threads. Recentemente, o Threads foi lançado e já permite a criação de anúncios, algo que exploraremos mais adiante.

O Metaedits é essencial para o Meta, pois utilizamos as redes sociais gratuitamente, mas somos impactados por anúncios pagos por outras empresas. A frequência desses anúncios tem aumentado, aparecendo com mais frequência no Feed, Stories, Reels e Threads. Isso ocorre porque muitas empresas desejam mostrar suas marcas e produtos nessas plataformas, onde a maior parte da população ativa está presente.

Destacando o potencial de receita e alcance do Metaedits

O Metaedits gera uma receita de aproximadamente 7 bilhões por trimestre, embora esse número possa ser ainda maior atualmente. Isso demonstra a quantidade de empresas e o investimento total que fazem na plataforma. Muitas pessoas passam mais tempo no Instagram, Facebook e WhatsApp do que no Google, tornando o Metaedits um ponto de partida ideal para anunciantes.

Para quem deseja começar a trabalhar com anúncios online, especialmente com negócios online ou físicos que estão começando, o Metaedits é uma excelente opção. Diferente do Google, não é necessário ter um site para ativar anúncios. Podemos direcionar anúncios para o WhatsApp, Messenger ou Direct do Instagram, oferecendo mais possibilidades sem a necessidade de um site.

Comparando Metaedits e Google Ads

A plataforma Metaedits abrange Facebook, Instagram, Threads, sites e aplicativos parceiros. Com o Audience Network (rede de audiência), é possível exibir anúncios fora das plataformas Meta, em sites e aplicativos pela internet.

Uma diferença significativa entre Metaedits e Google Ads é a abordagem dos anúncios. No Google, trabalhamos com intenção, onde as pessoas pesquisam por algo específico. No Meta, trabalhamos com atenção, buscando capturar a atenção das pessoas enquanto navegam no feed ou nos stories. Isso torna o trabalho mais delicado, pois competimos com muitas empresas pela atenção dos usuários.

Criando campanhas eficazes no Metaedits

Para ter sucesso no Metaedits, é crucial criar anúncios e campanhas que se comuniquem efetivamente com o público-alvo, capturando sua atenção e entregando conteúdo relevante. Embora o trabalho seja mais complexo, os resultados podem ser muito recompensadores quando bem executados.

Para encerrarmos esta primeira aula, vamos discutir por que anunciar no Metaeds. É importante entender a justificativa para utilizar essa plataforma, especialmente se desejamos trabalhar em uma agência, criar nossa própria agência com outras pessoas ou buscar um emprego na área, como analista de mídia paga ou analista de tráfego pago. Saber explicar a importância dessa plataforma dentro de uma estratégia de marketing digital e de growth marketing é essencial.

Explorando as vantagens do Metaedits

O primeiro ponto a considerar ao anunciar no Metaeds é o tráfego qualificado. Embora nem sempre consigamos um tráfego qualificado, pois se trata de uma mídia de interrupção que precisa capturar a atenção do usuário, é possível alcançar esse objetivo. Quando criamos segmentações bem estruturadas, anúncios que se comunicam com o público-alvo e escolhemos os objetivos corretos, temos grandes chances de obter um tráfego qualificado para nosso perfil, direct, WhatsApp, site ou página do Facebook. A plataforma pode, sim, atrair pessoas qualificadas que provavelmente estarão interessadas em nossos serviços ou produtos.

O segundo ponto é a segmentação de público. Existem inúmeras possibilidades de segmentação, desde idade, gênero e localização até interesses, cargos, comportamentos e eventos pelos quais a pessoa passou. Embora hoje em dia a configuração de segmentações de público não seja tão importante quanto o conteúdo visual do anúncio, ainda é fundamental entender que a plataforma permite realizar diversos tipos de segmentação para atingir diferentes usuários conforme nossa estratégia.

Destacando a eficiência e resultados do Metaedits

O terceiro ponto é a rapidez. Em pouco tempo, após configurar nossa conta, podemos criar uma campanha e um anúncio. Em cerca de cinco minutos, conseguimos ativar uma campanha de mensagens no direct ou no WhatsApp. Após a aprovação dos anúncios, eles começam a ser exibidos rapidamente.

Além disso, a plataforma oferece uma riqueza de dados e informações. Há muitas métricas disponíveis, desde cliques, número de visualizações dos anúncios, até conversões, sejam elas compras, leads, downloads ou inscrições. Podemos ver quanto estamos pagando por cada conversão, clique ou para alcançar mil pessoas (CPM). Essas informações nos fornecem dados suficientes para tomar decisões e otimizar nossos processos, melhorando os resultados dos anúncios.

Exemplificando o impacto dos anúncios no Metaedits

Outro ponto positivo é a obtenção de resultados no curto prazo. É comum obtermos resultados logo na primeira semana ou nos primeiros dias, especialmente se nunca fizemos anúncios antes. Podemos citar exemplos de pequenos negócios, como uma clínica de estética, que começou investindo pouco em anúncios de mensagens no direct e WhatsApp no Metaeds. Mesmo sem site ou página, a clínica conseguiu crescer significativamente em poucos meses, lotando a agenda e recebendo muitas mensagens.

A maior parte da população ativa online no Brasil e no mundo tem perfil no Instagram e/ou Facebook. No Brasil, muitos também têm WhatsApp, embora ainda não seja possível fazer anúncios lá. No entanto, apenas no Instagram e Facebook já há um grande público. O Instagram, com seus Reels, atrai um público mais jovem e atualizado, enquanto o Facebook é mais utilizado por pessoas que preferem conteúdos mais concretos.

Explorando formatos e posicionamentos de anúncios

Por fim, a plataforma oferece uma diversidade de formatos e posicionamentos de anúncios. Podemos criar anúncios quadrados, de paisagem, específicos para Reels, Stories, Threads e Message. Há várias opções, e discutiremos mais sobre isso posteriormente.

Para concluir, vamos mostrar alguns exemplos de anúncios que apareceram ao longo do tempo. Temos anúncios no Facebook, Reels no Instagram, anúncios de vídeo e carrosséis com várias imagens. O Call to Action (CTA) pode ser, por exemplo, visitar o perfil do Instagram. Isso demonstra que não precisamos necessariamente de um site ou landing page para criar anúncios no Facebook Ads.

Também existem anúncios mais exóticos, como os do Audience Network, que aparecem em sites e aplicativos. Esses anúncios podem ser banners pequenos ou maiores, geralmente exibidos em aplicativos ou entre notícias e artigos em sites. Além disso, há anúncios na coluna direita do Facebook, um formato menos conhecido, mas que aparece quando acessamos o Facebook pelo computador.

Concluindo a introdução ao Metaedits

Esperamos que agora estejam mais familiarizados com a plataforma Metaeds e como podemos atingir o público com diferentes tipos de anúncios. Nas próximas aulas, começaremos as práticas e exploraremos mais a fundo a plataforma.

Fundamentos e Estratégia no Meta Ads - Gerenciador e BM

Demonstrando a criação de um gerenciador de negócios

Estamos na plataforma para demonstrar como criar um gerenciador de negócios e adicionar a conta de anúncios da página e do perfil no Instagram. Ao acessar o link e fazer login no Facebook, caso ainda não tenhamos uma conta configurada no Metaedits, veremos uma tela semelhante ao clicar em criar uma conta. A aparência pode variar, pois já temos várias contas configuradas, mas o pop-up central será igual. Devemos inserir o nome do portfólio empresarial, que é o gerenciador de negócios, além do nome, sobrenome e e-mail comercial. Ao clicar em criar, o sistema solicitará algumas informações adicionais. O processo é simples e acreditamos que todos conseguirão realizá-lo sem dificuldades.

Configurando o acesso de usuários

Agora, vamos para as configurações para adicionar os outros elementos mencionados. Estamos nas configurações do negócio. Caso não encontremos essa opção, podemos procurar pelo símbolo de engrenagem no lado esquerdo ou em algum lugar na tela após finalizar a configuração inicial. Nesta tela, acessamos a seção de pessoas, usuários e pessoas. Se trabalharmos como agência, urgência ou freelancer, o cliente nos concederá acesso por aqui. Ele entrará no perfil dele no gerenciador, nas configurações, acessará a seção de pessoas, clicará em convidar pessoas e adicionará nosso e-mail configurado na conta do Facebook para conceder acesso.

Adicionando páginas ao gerenciador

O foco agora é a parte de contas. Após criar o gerenciador, precisamos configurar nossas páginas. Inicialmente, a seção estará vazia, mas podemos adicionar uma página clicando em adicionar. Existem várias opções. Se a empresa ainda não tiver uma página, podemos criar uma nova página do Facebook diretamente por aqui. É importante incluir biografia, descrição, foto de perfil e capa desde o início e fazer algum post. Caso já tenhamos uma página criada e sejamos administradores, o método mais fácil é clicar em adicionar uma página do Facebook existente. Ao pesquisar pelo link ou nome da página, ela aparecerá. Por exemplo, ao pesquisar por "42", as duas páginas da nossa agência aparecem. Basta clicar em adicionar, liberar as pessoas desejadas e a página será integrada corretamente.

Criando e configurando contas de anúncios

Após as páginas, temos a seção de conta de anúncios.

Para criar uma conta de anúncios, precisamos vincular o método de pagamento e criar os anúncios e campanhas, conforme mostrado nos slides da aula. Para criar o Ano Zero, basta adicionar e criar uma nova conta de anúncios, definindo o nome, fuso horário, moeda, quem vai usar e o nível de administração. Ao aceitar, a conta será criada, permitindo a criação de campanhas públicas e anúncios. Sem uma conta de anúncios, não é possível utilizar o Metaedits.

Integrando a conta do Instagram e configurando o WhatsApp

Em seguida, devemos adicionar a conta do Instagram. Para isso, basta clicar em adicionar, concordar com os termos, reivindicar a conta do Instagram e fazer o login. Caso os anúncios direcionem para o WhatsApp, é importante configurar uma conta do WhatsApp Business. O número precisa ser do WhatsApp e é necessário ter acesso a ele, pois será solicitado um código após a adição. Configure o país, número, clique em continuar e um código será enviado para confirmar a adição do número, permitindo seu uso como destino dos anúncios.

Configurando métodos de pagamento

A configuração básica inicial também inclui a parte de cobrança. Após criar a conta de anúncios, clique em cobrança e pagamentos, selecione a conta de anúncios criada e adicione a forma de pagamento. As opções podem incluir cartão de crédito ou débito, PayPal, PIX, boleto, mercado pago ou crédito para anúncio. Nem todas as contas terão todas as opções disponíveis, mas a maioria deve ter acesso a elas após a configuração inicial. É essencial realizar essa etapa antes de começar a rodar os anúncios.

Concluindo a configuração e suporte

Esperamos que consigam configurar a conta de anúncios, o gerenciador de negócios, adicionar a página, Instagram, WhatsApp e definir o método de pagamento para os anúncios. Em caso de dúvidas, enviem perguntas na área de perguntas das aulas, onde provavelmente alguém responderá. Nos vemos nas próximas aulas. Até mais!

Sobre o curso Meta Ads: estratégias otimizadas e campanhas eficazes

O curso Meta Ads: estratégias otimizadas e campanhas eficazes possui 300 minutos de vídeos, em um total de 48 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Marketing Digital em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

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