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Google Ads: campanha de Shopping

Entendendo o Google Shopping - Apresentação

Boas-vindas ao curso de Google Ads voltado para as Campanhas de Shopping!

Meu nome é Felipe, eu sou gestor de tráfego e instrutor aqui na Alura.

Felipe é um homem branco, de cabelos pretos bastante curtos e uma barba volumosa, também preta. Usa óculos de grau quadrados com armação preta, e uma camiseta preta. Ao fundo, há uma parede branca decorada com três pequenos quadros e uma porta de madeira.

Esse curso é para você que já tem uma loja online e procura uma forma de anunciar seus produtos na internet, alcançar mais clientes e, assim, aumentar suas vendas.

As aulas também atendem aqueles que já trabalham com o Google Ads e têm interesse em conhecer esse tipo específico de campanha.

Aqui, vamos aprender:

Se você tem interesse em melhorar as vendas do seu site e saber mais sobre tudo isso que citamos acima, vamos adiante!

Entendendo o Google Shopping - O que é Google Shopping

Olá! Boas-vindas ao nosso curso de Google Ads voltado para as Campanhas de Shopping.

Nesse curso, entenderemos o que é o Google Shopping, como criar anúncios nele e como eles irão aparecer para potenciais clientes, além de aprender o que é necessário para elaborar esses anúncios.

O que é o Google Shopping?

Ele é uma vitrine virtual de produtos das lojas cadastradas no Merchant Center (ou "Centro do Comerciante", em português).

O Merchant Center é uma ferramenta paralela do Google, e é necessário ter uma loja online (ou "e-commerce") para nos cadastrar nela e vincular o nosso site e produtos. Mais adiante exploraremos melhor essa ferramenta.

As Campanhas de Shopping do Google Ads

As Campanhas de Shopping são mais um tipo de campanha do Google Ads, com outro formato de anúncio, dentre outros tipos como a Rede de Display, a Rede de Pesquisa, os anúncios em vídeos no YouTube ou Campanhas de Aplicativo.

Nelas, nós podemos anunciar a venda direta de produtos físicos e, quando a pessoa usuária clica nesse anúncio, ela é direcionada ao nosso e-commerce

Esses anúncios são veiculados na rede de pesquisa do Google ou em sites parceiros. Eles aparecem para as pessoas em formato de imagem do produto, suas descrições, junto do valor em reais e abaixo ou ao lado da barra de pesquisa, ou em posições estratégicas das páginas associadas.

captura de tela da busca por "boneco darth vader" na barra de pesquisa do Google. os anúncios aparecem conforme descrito no texto, mostrando 4 diferentes modelos de bonecos do darth vader, anunciados por diferentes lojas virtuais como Amazon e Americanas, com preços variando entre R$84,99 a R$149,90.

Veremos adiante nas aulas a melhor forma de segmentar esses anúncios entre a rede de pesquisa e outros sites.

O que vamos criar?

Para o projeto desse curso, iremos anunciar na rede de Shopping do Google um E-Commerce de artigos e produtos do mundo nerd, como bonecos temáticos, consoles de videogame, roupas, etc.

Agora que já sabemos como esse tipo de anúncio funciona, veremos na prática como queremos que a experiência do nosso ou nossa cliente em potencial seja ao buscar por artigos geek no Google.

Para isso, podemos abrir o Google no navegador de nossa preferência e fazer uma busca simples qualquer.

Por exemplo, vamos digitar "tênis jordan" na barra de pesquisa do Google.

captura de tela da busca por "tênis jordan" na barra de pesquisa do Google. os anúncios aparecem conforme descrito no texto, mostrando 5 diferentes modelos do tênis, anunciados por diferentes lojas virtuais como Centauro e Nike, com preços variando de R$729,99 a R$1499,99.

Vemos, então, que uma infinidade de anúncios do Shopping aparece em primeiro lugar, da maneira que descrevemos acima.

Se clicarmos em qualquer um deles, a página é redirecionada para o e-commerce do anunciante.

É assim que queremos que os anúncios da nossa loja virtual nerd apareçam.

Entendendo o Google Shopping - Vantagens do Google Shopping

Continuando a nossa exploração pelas Campanhas de Shopping do Google Ads, vamos agora pensar sobre as vantagens desse formato de anúncio.

As principais são:

1. Leads mais qualificados

Uma vez que colocamos em nossos anúncios a foto do nosso produto, descrições como cor e estado de uso, além do preço; o usuário ou usuária consegue visualizar exatamente o que quer. Assim, a pessoa busca pelo produto na barra de pesquisa e verifica o que realmente a interessa.

Isso significa que há maiores chances de que, quando ela clicar no produto e for redirecionada para a loja virtual, ela de fato conclua a compra. Ou seja: temos leads mais qualificados.

2. Fácil gerenciamento das campanhas

A partir do momento em que criamos a campanha e a colocamos no ar, o seu gerenciamento é feito de forma simplificada.

Isso porque não utilizaremos palavras-chave dentro desses anúncios, mas os próprios dados dos produtos cadastrados no feed.

3. Maior presença na internet

Nosso negócio pode aparecer com mais de um anúncio para a mesma busca, aumentando a nossa presença entre os concorrentes.

4. Relatórios eficientes e dados competitivos

Nesse modelo de anúncio, temos relatórios detalhados de cada produto que anunciamos.

Isso facilita o processo de fazer os ajustes necessários na campanha, ao avaliar o que está ou não se mostrando eficiente na campanha.

Essas são algumas vantagens de anunciar dentro do Google Shopping.

Em seguida, vamos ver um pouco mais sobre o nosso produto.

Sobre o curso Google Ads: campanha de Shopping

O curso Google Ads: campanha de Shopping possui 91 minutos de vídeos, em um total de 35 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Tráfego Pago em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

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