Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de Design Gráfico > Conteúdos de Design Gráfico > Primeiras aulas do curso Gamma 3.0: criando apresentações com IA

Gamma 3.0: criando apresentações com IA

Criação com IA - Apresentação

Apresentando o instrutor e o curso

Olá! Meu nome é Filipe Laborioa, sou designer e coordenador de conteúdo na Luro.

Audiodescrição: Filipe é um homem de pele branca, com cabelos castanho-escuros. Ele usa óculos transparentes e veste uma camiseta preta. Está gravando o vídeo de seu escritório, onde há uma parede branca ao fundo, sobre a qual estão projetadas duas luzes, uma azul e outra rosa.

Convidando para o curso de criação de apresentações

Gostaríamos de convidá-los a participar do nosso curso de criação de apresentações com o Gama 3.0, no qual apresentaremos todas as novidades da versão 3.0 do Gama, lançada no final de setembro de 2025. O Gama é um programa que funciona 100% dentro do navegador e permite a criação de apresentações a partir de um texto. Você insere um texto ou um prompt no Gama e, a partir disso, ele gera a apresentação do zero para você.

Explorando as funcionalidades do Gama 3.0

A partir dessa geração, nós podemos, e vamos fazer tudo isso dentro do curso, criar um tema para que a apresentação tenha uma identidade visual específica, já que trabalharemos com uma empresa específica no curso. Também é possível ajustar tudo aquilo que o Gama criou inicialmente. Podemos editar imagens e textos, além de aproveitar a nova funcionalidade que o Gama trouxe na versão 3.0, que é o Agent (agente), um agente criativo que sugere textos e alterações no layout para que a criação possa ser assistida pela inteligência artificial do Gama.

Destacando a acessibilidade e expertise no curso

O Gama é um programa desenvolvido para todo tipo de pessoa usuária que precise construir uma apresentação. Não há necessidade de ter conhecimento prévio de outra ferramenta ou de design. Nós traremos nossa expertise como designers para contribuir no ajuste da apresentação, aplicando boas práticas de comunicação visual, como contraste e hierarquia da informação, para que a apresentação tenha um acabamento profissional.

Encerrando com um convite

Se essa proposta lhe interessou, nos vemos no curso.

Criação com IA - Prompt e geração com IA

Introduzindo o Gama e suas funcionalidades

Vamos abrir o Gama pela primeira vez e entender seu funcionamento. É importante que tenhamos uma conta no Gama, pois ele opera 100% dentro do navegador, sem necessidade de download ou instalação de programas. Durante o curso, utilizaremos a versão Pro do Gama, que, ao contrário da versão gratuita, permite trabalhar com mais cartões em apresentações, ou seja, mais slides. Na versão gratuita, estamos limitados a 9 cartões por apresentação. Além disso, a versão Pro oferece mais créditos para utilizar as ferramentas de Inteligência Artificial, que consomem créditos a cada uso. As funcionalidades de Inteligência Artificial na versão Pro não são limitadas como na versão gratuita. Após este vídeo, um texto explicará mais sobre as diferenças entre os planos.

Ao acessar a conta no Gama, a tela inicial exibe nossos projetos anteriores. A aba "Vistos recentemente" está selecionada, mostrando os projetos já trabalhados. Caso nunca tenhamos aberto o Gama ou criado um projeto, não haverá nada visível. Podemos alternar entre visualização de grade ou lista. Na tela inicial, temos dois objetivos principais: continuar projetos em andamento ou criar novos. Acima dos projetos anteriores, há três botões para criar novos documentos: "Criar Novo", "Novo Gama" e "Importar". Vamos explorar suas funções.

Explorando o painel de ferramentas do Gama

No painel de ferramentas à esquerda, encontramos mais opções do Gama. Temos nossos Gamas, que são os projetos visíveis, e "Compartilhado com você", que são projetos de outras pessoas aos quais temos acesso, pois o Gama é uma ferramenta colaborativa. Há também locais e imagens de IA, criadas pela inteligência artificial do Gama para outras apresentações ou documentos. Podemos criar pastas para organizar o conteúdo, como uma pasta com documentos do curso. Outras opções incluem modelos, temas, fontes personalizadas e lixeira, onde ficam projetos deletados. Exploraremos tudo isso durante o curso.

Voltando aos Gamas, vamos nos concentrar nos três botões acima. O botão "Importar" permite trazer conteúdo pronto para aprimorar, como imagens ou layouts, ou fazer uma importação simples de texto sem alterar o conteúdo. Podemos usar a inteligência do Gama ou não durante esse processo. Os botões "Novo Gama" e "Criar Novo" são semelhantes. Em "Novo Gama", escolhemos diferentes formatos para o documento. Por padrão, o Gama sugere uma apresentação, que pode ser no formato padrão, tradicional ou alto. Se quisermos outro tipo de documento, há a opção "Novo Documento em Branco", com formatos para impressão, como Carta, A4, Social Media (1x1), retrato (4x5), Stories (9x16) ou uma página web em branco. Isso é recomendado para outros formatos além de apresentações.

Criando uma apresentação no Gama

No curso, criaremos uma apresentação, então clicaremos em "Criar Novo", que possui um selo de IA. O Gama nos direcionará para outra tela com opções de criação. Podemos importar um arquivo ou URL, gerar a partir de um prompt ou colar um texto. Recomenda-se colar um texto para criar uma apresentação mais assertiva. Temos um roteiro pronto para a apresentação, com divisão de temas. Esta apresentação é para um banco chamado Lume, que busca investidores. Os 10 tópicos são: Problema, Solução, Proposta de Valor, Mercado e Oportunidade, Concorrência, Diferencial, Modelo de Negócio, Tração, Barros e Resultados, Time, Plano e Projeções, e Pedido, Call to Action (chamada para ação). Orientações precisas, como um roteiro, tornam a criação da inteligência artificial do Gama mais assertiva. Vamos selecionar todo o texto com "CTRL+A" e copiá-lo com "CTRL+C". Voltando ao Gama, clicaremos na opção de colar texto. O Gama perguntará o que gostaríamos de criar. Escolheremos uma apresentação, mas há opções para outros formatos também.

Por enquanto, vamos trabalhar no formato padrão. Na caixa de texto abaixo, colaremos nosso texto utilizando "Ctrl+V". Vamos arrastar a tela para baixo, onde o Gama nos pergunta: o que desejamos fazer com esse conteúdo? Queremos gerar a partir de notas ou de um esboço. Vamos pegar esse conteúdo e solicitar ao Gama que gere uma apresentação a partir dele. Não queremos que ele reproduza o texto exatamente como está, mas que sirva de inspiração. Podemos ainda pedir para resumir o texto ou preservar o documento exatamente como está, caso desejássemos. Como queremos que o Gama seja nosso assistente de apresentação, vamos pedir para gerar a partir de notas ou esboço. Clicaremos em continuar para o editor do nosso prompt e ver o que o Gama nos oferece.

Ajustando parâmetros e gerando a apresentação

Aqui, temos outras opções antes de gerar a apresentação, como ajustar parâmetros. No rodapé da tela, o Gama sugere a quantidade de cartões ou slides: 10 cartões, que coincidem com os tópicos que trouxemos, como problema, solução, propósito e valor. Podemos trabalhar em forma livre ou cartão a cartão, mas recomendamos a forma livre, pois, com cartão a cartão, o Gama nos dará um cartão no total. Gostamos dessa divisão de 10 cartões. Vamos agora olhar para o painel à esquerda. Mais uma vez, queremos que o Gama gere, mas podemos mudar para condensar, ou seja, resumir o texto ou preservá-lo no formato original. Como se trata de uma apresentação visual, que será um suporte para alguém que estará falando, não queremos que o texto seja muito dominante. Desejamos que ele seja mais conciso. Podemos ainda selecionar extenso, se quisermos aumentar o texto, ou mínimo, para que seja o menor possível.

O Gama sugere para quem o material está sendo escrito. Trouxemos autônomos, microempreendedores, trabalhadores de formagens do Brasil, investidores de impacto e parceiros potenciais. O idioma será em Português Brasileiro. O tom deve ser amigável, claro e acessível, com linguagem simples e autoridade empática. O idioma de saída será em Português Brasil. Nos visuais, como estamos assumindo que é a primeira vez que criamos, não haverá nenhum tema selecionado. Podemos escolher a partir da cartela de temas padrão, clicando em ver mais e selecionando. O Gama nos dá um preview de como a apresentação ficará. Podemos trocar para o tema Twilight, que altera tipografia, cores e estilo do material. Vamos selecionar esse novo tema.

Finalizando a apresentação com imagens e tema

Queremos que as imagens que o Gama traga sejam de inteligência artificial. Podemos escolher fotos de estoque ou imagens da web, mas, por enquanto, trabalharemos com inteligência artificial. O modelo de imagem de inteligência artificial TreeFast, da Google, é um bom modelo, mas podemos trabalhar com outros. Estamos utilizando a conta PRO do Gama, e dependendo da conta, pode ser que nem todos os modelos estejam disponíveis. O estilo das imagens será de fotos realistas, mas podemos optar por ilustrações, formato abstrato, 3D ou arte linear. Podemos personalizar, mas optaremos por fotos realistas. Não traremos palavras-chave para a criação das imagens, deixando o Gama trabalhar.

Por último, o formato de apresentação será o padrão. Com todos os parâmetros selecionados, clicaremos em gerar e veremos o que o Gama fará. O processo pode demorar um pouco, e, se necessário, cortaremos ou aceleraremos o vídeo para continuar nossa conversa. O Gama terminou de construir o material, trazendo a apresentação pronta com todos os cartões prometidos. No painel à esquerda, temos pequenos números referentes aos cartões, totalizando 10 cartões com texto sugerido pelo Gama e imagens, além de uma arrumação visual. Esse visual é genérico, criado a partir de um padrão oferecido pelo Gama. Se estivermos em uma empresa com identidade visual, precisaremos personalizar um tema. Na próxima aula, veremos como criar esse padrão visual para nossas apresentações.

Criação com IA - Criando o Tema

Ajustando o tema da apresentação

Continuando de onde paramos no último vídeo, agora vamos ajustar o tema da nossa apresentação. O Bancolume, para quem estamos criando o material, possui uma identidade visual própria, com cores e tipografias específicas que precisamos seguir.

Dentro do Canva, na seção de Tema, localizada no cabeçalho à direita na parte superior da interface, clicamos em Tema. Em seguida, no painel que se abre à direita, clicamos em Novo Tema. Caso quiséssemos selecionar um dos temas padrão oferecidos pelo Canva, poderíamos fazê-lo e trocar o tema da apresentação. Por exemplo, ao clicar no tema Marine, toda a apresentação seria alterada de uma vez, mudando a tipografia e o esquema de cores de forma automatizada e rápida.

Personalizando o tema no Canva

Como queremos um tema personalizado, clicamos em Novo Tema para criar um tema próprio. O Canva pode nos auxiliar nesse processo através da aba Curadoria, mas optamos por personalizar para ter maior liberdade nas ações. A cor de destaque principal será baseada nas cores do Banco Lume. Temos acesso a esse material e escolhemos como cor principal um azul escuro, cujo código hexadecimal é uma combinação de letras e números que define uma cor no modo de cores RGB, utilizado para reprodução de cores em tela.

Copiamos o código hexadecimal com "Ctrl+C", voltamos à apresentação e definimos como cor de destaque principal. Ao clicar na caixinha de seleção de cor, o Canva abre um menu flutuante que permite selecionar manualmente uma cor ou colar o código hexadecimal copiado com "Ctrl+V". Após pressionar "Enter", o azul escuro é aplicado. Optamos por trabalhar com uma cor sólida, mas poderíamos escolher um gradiente.

Definindo cores e tipografia

Para o texto, definimos a cor do título. Considerando que estamos trabalhando sobre um fundo branco, é importante pensar no fundo da apresentação para escolher a tipografia de forma a garantir contraste e melhor visualização. No Background, o Canva indica o branco puro, representado pelo código hexadecimal FFFFFF. Voltamos à identidade visual do Lume e escolhemos um verde secundário, copiando o código hexadecimal, clicando na amostra e colando com "Ctrl+V". Após pressionar "Enter", a identidade começa a se formar.

A cor do título será um azul marinho, então copiamos o código com "Ctrl+C", voltamos ao texto e colamos com "Ctrl+V". Pressionamos "Enter" para confirmar a ação. A cor do corpo, ou texto corrido, também será azul. Após pressionar "Enter", confirmamos a ação. O fundo da página, que são cores ou elementos que ficam atrás, pode ser ajustado. O Canva fornece uma pré-visualização em diferentes modelos de slide.

Escolhendo fontes e estilos

Por enquanto, consideramos que este parâmetro está adequado. Vamos clicar em continuar. Em seguida, o Gamma nos sugere diversas tipografias para as fontes e o estilo do texto da apresentação. Ele combina uma fonte de texto com uma fonte de corpo de texto. Algumas vezes, é a mesma fonte; outras vezes, ele propõe combinações de fontes diferentes, como, por exemplo, a Barlow e a Montserrat. Como estamos trabalhando com uma marca que possui uma identidade visual, vamos clicar em personalizar.

Para a fonte do título, utilizaremos a fonte Exo, que é a fonte da Lumi. Queremos que os títulos estejam em negrito, pois a fonte em negrito, ou bold, possui um peso visual maior. Note como ela se destaca, mesmo estando em um tamanho grande. Se trocarmos de negrito para normal, ela perde importância. Como desejamos que o título seja chamativo, manteremos em negrito. Dependendo da tipografia, podemos trabalhar com gradações. Se quisermos algo mais pesado, podemos optar pelo estilo preto, mas acreditamos que a tipografia perde um pouco e fica exagerada, então deixaremos em negrito.

Finalizando a personalização e aplicando o tema

O corpo de texto está com a fonte Inter, mas, de acordo com a identidade visual da Lumi, a fonte é Montserrat. Vamos alterar para Montserrat, e o material será ajustado automaticamente. Vamos clicar em continuar. Já ajustamos as cores. Note que, junto ao botão de continuar, no rodapé, no canto esquerdo, há a progressão do que estamos editando. Trabalhamos com a tipografia, então vamos clicar em continuar.

Para os cartões, podemos escolher entre curadoria ou personalizar. Optaremos pelo formato cápsula, pois ele é mais arredondado e tem um acabamento menos formal, o que combina com nosso estilo de texto mais informal e convidativo. Visualmente, queremos transmitir essa sensação. Ao escolher cápsula, o estilo do slide muda. O padrão anterior era reto, tanto no formato externo do cartão quanto nos elementos internos. Com cápsula, tudo fica mais arredondado, inclusive a forma como as imagens entram, que agora é ondulada. Podemos personalizar ainda mais, mas, por enquanto, manteremos a sugestão do Gamma.

Concluindo o tema e encerrando o vídeo

Vamos clicar em continuar. Temos um logotipo, então vamos selecioná-lo: Banco Lume Principal. Esses materiais estarão à disposição. Vamos clicar em continuar e nomear o tema como "Apresentação Lume". Ao clicar em concluir, o tema será aplicado a toda a apresentação, que mudará de uma vez.

Neste vídeo, vimos como incorporar uma identidade visual já existente em um resultado do Gamma. O Gamma pode criar 100% do zero, inclusive sugerir o visual, mas, se tivermos um estilo visual a seguir, podemos fazer isso dentro do Gamma também. Vamos encerrar este vídeo por aqui. Na próxima aula, vamos nos concentrar no conteúdo gerado pelo Gamma e ver como realizar ajustes necessários na apresentação.

Sobre o curso Gamma 3.0: criando apresentações com IA

O curso Gamma 3.0: criando apresentações com IA possui 93 minutos de vídeos, em um total de 38 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Design Gráfico em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Design Gráfico acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas