Primeiras aulas do curso Fotografia: filtros e recursos de fotos no celular.

Fotografia: filtros e recursos de fotos no celular.

Medição de luz - Fotometria - Introdução

Fotografia. Do grego foto, luz e grafia, desenho. Ou seja, desenhar com a luz. Quando vamos desenhar nós partimos, primeiro, sempre de uma ideia, que vamos transformar depois essa ideia numa imagem. No caso, na fotografia nós vamos transformar uma ideia do nosso mundo aqui tridimensional, com cheiro, calor, temperatura, vento, um monte de informação que não vai caber na imagem.

Para isso nós usamos técnicas de composição que é disponibilizar os elementos da imagem de uma forma que ela crie significados, nós podemos usar várias técnicas, como regra dos três terços, ponto de fuga, simetria e várias outras técnicas de composição.

Depois tem um momento que nós vamos clicar, momento que vamos apertar o botão da máquina, que é o momento da captação. E nós temos que pensar melhor como a luz vai influenciar na nossa captura. Nós vamos ter que medir a luz, com a fotometria, medir a luz teria corretamente pra ela não ficar muito clara ou muito escura. E nós também temos que pensar no foco que queremos deixar mais nítido na imagem, se queremos deixar alguma parte mais embaçada, para não chamar tanta atenção. Então, tem várias técnicas também no momento da captação.

E, por fim, a edição da imagem, onde nós vamos deixar a imagem do jeito que nós queríamos na hora que vimos, o momento que imaginamos, da forma que imaginamos, nem sempre na hora da captação nós conseguimos fazer isso.

O processo normal da imagem, tem gente que pensa que é só para quem errou a foto, não. É um processo normal da imagem a edição. E nós usamos programas como o Photoshop, Lightroom ou aplicativos, o Instagram é um deles que já está embutido dentro do celular. E tudo isso é que usamos para chegar na imagem perfeita, aquela imagem utópica que nós tentamos alcançar, mas não é fácil.

E nesse curso nós não vamos falar de composição, vamos falar da captação. E nessa intersecção aqui entre captação e edição, que são recursos automatizados pelo celular, como a função HDR, para situações de luz muito extremas. Fotos panorâmicas, que é novo formato de imagem e vamos ter também boas práticas para fotos mais nítidas.

Geolocalização, que é tirar foto e já temos marcado na própria foto o local exato de onde nós tiramos, sem ter que ficar escrevendo nada. Zoom digital, e alguns problemas que ele pode gerar, nós podemos usar ele, mas tem que entender como é que ele funciona. Falaremos também sobre resolução, o tão falado megapixel. E por fim, a câmera de selfie, não dá pra falar mais de falar de celular sem falar da câmera de selfie. Então, está aí o nosso primeiro curso sobre fotografia para celular.

Medição de luz - Fotometria - Fotometria

Quem nunca foi criar uma foto e na hora que foi fotografar não era aquilo que estava imaginando? Prever o que vai acontecer com fotografia é a base da fotografia. Nós prevemos algo, e tentamos chegar a um objetivo. Nesse caso, estou mostrando aqui um exemplo, que era exatamente o que eu tinha previsto, e na hora de eu fotografar aparecia ou isso aqui, tudo muito escuro, com o céu até que bonito, ou aqui embaixo um pouco mais claro. Dá para ver melhor o cavalinho aqui, só que com o céu muito claro.

Outra coisa é tirar foto de uma vela. Essa era minha ideia, e na hora que eu fui clicar apareceu isso daqui. Parece mais um rojão do que uma vela aqui. E por fim, mais um exemplo aqui, a foto com uma janela no fundo. Essa era a foto ideal, que eu queria, que eu tinha visualizado, e na hora de clicar foi isso aqui que surgiu. Por que será que isso acontece?

Vamos ver caso a caso. Aqui no primeiro caso, essa era minha foto ideal, o céu, o cavalinho, o gramado e a cerca, tudo aparecendo direitinho, era essa opção que a câmera me dava. O céu está muito bem definido aqui, o azul está bem bonito, e aqui embaixo está muito escuro. Isso acontece porque a câmera vê diferente do nosso olho. O olho humano consegue enxergar uma variação muito grande de luz, e a câmera não vê assim. Ela vê de um formato um pouco diferente, e para ela é um problema uma luz muito forte junto com uma luz muito fraca.

No caso, eu chamo aqui de luz fraca porque quem está iluminando a parte aqui de baixo é o próprio céu e o sol que deve estar por aqui. Então, essa é a fonte de luz que está iluminando essa parte aqui de baixo. E daqui pra frente nós vamos começar a pensar um pouco mais na luz. No primeiro curso, quando falamos bastante em composição, só composição também não é nada assim se nós não pensarmos na luz. Fotografia significa desenhar com luz, e se nós a não pensarmos de onde vem a luz e para onde vai, nós vamos começar a ter muito problema.

Então, eu apontei a câmera aqui um pouquinho mais para baixo e aí o celular me mostrou isso aqui, um gramado com as cores ok, o cavalo é escuro também, é difícil de aparecer, mas aqui tem muito mais informação do cavalo, porque aqui ele é só uma mancha preta, só que nós perdemos aquele céu. E por isso nós temos que medir a luz e falar pro celular qual é a intensidade de luz que nós vamos querer.

Existe em quase todo aparelho celular e quase toda câmera a opção, só os muito antigos não tem essa opção, mas tem a opção de exposição, quanto nós vamos querer de intensidade de luz na nossa fotografia, para chegarmos nesse resultado aqui, o valor intermediário que o céu não fique tão claro e nem o gramado tão escuro. Isso tem que ser feito na hora de fotografar. Deve ser feito depois também, em uma pós produção, com um programa, só que nem sempre é fica tão bom e podemos, inclusive, perder informação que não conseguimos recuperar depois.

Não se assustem. Esse programa que estou usando aqui para mostrar as fotos para você é o Adobe Photoshop Lightroom, programa da Adobe que é feito para organizar, revelar, editar, as imagens, mas não é requisito saber usar esse programa, estou usando ele só para mostrar as imagens mesmo.

Agora nós vamos aqui para vela, esse era meu objetivo, mostrar a vela ali, com o fundo preto mesmo. Eu queria realmente criar essa situação e na hora de apontar a câmera é isso aqui que o celular me mostrou. Como eu disse, isso aqui seria o perder informação que estou falando, não mostra mais nada de informação da vela, aqui é só um monte de branco. Se eu não mostrasse a foto anterior talvez você nem saberia que isso aqui é uma vela.

Então, além fotografarmos, nós temos que compensar esse excesso de luz aqui para deixar a foto como um todo um pouco mais escura para alcançar o resultado que eu escolhi. Esse ou, esse, que eu baixei bastante a exposição e consegui chegar no resultado aqui muito mais definido e a vela ali perdida no meio do escuro.

E a vela ela é uma situação muito mais complexa, porque ela é um emissor de luz, ela está emitindo luz e o cenário aqui no caso estava totalmente escuro, então, era a única fonte de luz realmente do ambiente. E esse é um dos casos mais complexos, quando temos uma fonte muito forte em um ambiente muito escuro.

E agora o caso lá da janela. É a mesma coisa, essa era a foto que eu queria e essa é a foto que a câmera queria tirar no automático. O automático ele é muito bom, mas muita vezes tem que dar uma melhoradinha, porque a câmera pensa de uma forma totalmente matemática, e se não falarmos para ela o que nós realmente queremos ela não vai chegar nessa resultado.

Agora vamos ver na prática como eu cheguei nesse resultado aqui e como fazer essa compensação de luz para conseguirmos alcançar alguns objetivos, saindo do automático da câmera.

Medição de luz - Fotometria - Fotometria com IOS e com Android

Vamos começar esse curso aqui com uma foto de um lugar que eu gosto bastante, que é aqui o cantinho de descanso, minha rede, minha janela, minhas plantas e o meu sofá. Então, lembrando lá do primeiro o curso, nós vamos pensar aqui na composição, como eu quero compor essa imagem.

Eu vou descer aqui um pouquinho, vou deixar o regador aqui do lado esquerdo. A janela completando ali em cima na direita, e a rede cruzando a minha foto. Vou pensar, inclusive, aqui nessa linha do centro, onde está passando o aparador ali.

Agora, eu quero pensar na luz, de onde está vindo, para onde está indo e como ela está iluminando a minha cena. A janela ela está iluminando todo o nosso enquadramento, por isso ela é o ponto mais claro na foto. Depois vem essa parede aqui da esquerda, que está batendo a luz que está vindo da janela e, por último, as partes de sombra aqui atrás da rede e no sofá.

Se eu clicar na imagem, o celular vai medir a luz do ponto que eu quero. E essa ação, de medição de luz, nós podemos chamar de fotometria, que vem do grego, foto, luz, e metria é medição.

No caso, a rede está ficando muito escura aqui, como a variação de luz aqui é muito pontual, eu posso clicar nessa parte escura aqui da rede e o celular vai medir essa luz, vai começar a mostrar mais informação ali que não estavam sendo mostradas. Além de clicar, eu posso puxar esse solzinho aqui pra cima, para deixar tudo mais claro, ou para baixo pra deixar tudo mais escuro.

Como o intuito é mostrar a rede, eu quero que fique um pouquinho mais claro do que o celular está escolhendo pra mim. Então, eu vou puxar um pouquinho para cima aqui. E fazer a foto.

Se eu quiser a foto original, eu vou manter aqui, eles sempre gera ali o foco é a medição de luz no meio, se eu mexer um pouquinho a tela. Então, se eu puxar aqui pra baixa, olha, ele já foca e fotometra minha média luz ali do meio. Se eu jogar pra janela ele vai fazer a mesma coisa, vai deixar tudo o que está em volta mais escuro. Se eu jogar lá pro céu, ele vai fazer a mesma coisa. Vai medir a luz do céu e vai deixar tudo o que está dentro de casa mais escuro. Conseguindo mostrar os detalhes das nuvens ali.

Então, esse é o primeiro desafio do fotógrafo, é saber de onde vem, depois de pensar na composição. Nós temos que pensar junto com a composição de onde vem a luz e para onde ela está indo.

Nesse caso aqui nós vamos perder. Podemos clicar aqui direto ali no céu. Se quisermos a luz do céu, nós não vamos conseguir ver nada que está aqui dentro. Se quisermos a luz da parede nós já começamos a ver um pouquinho mais de informação. Se quiser a luz do regador, já está quase tudo aqui aparecendo. Se quiser a luz desse ponto mais escuro da foto, todo o resto da foto vai ter que ficar um pouquinho mais claro. O celular ele pensa um pouquinho diferente do que o nosso olho, ele é mais limitado nessa variação de luz.

Eu vou clicar primeiro aqui no regador porque eu quero o foco no regador, depois vou compensar um pouquinho pra cima, pra mostrar um pouquinho mais de detalhe da rede. Eu não vou me importar, vou tirar o cantinho da janela ali, vou mudar um pouquinho para cá, vou apertar aqu] e clarear um pouco a minha imagem.

Esse estourado que está aqui do lado esquerdo eu acho que fica até bonito. Vou tirar a foto. Vou tirar uma foto com essa medição automática que ele fez. Vou tirar uma foto escolhendo ali a luz do céu, a luz lá em cima, e uma com a luz aqui da parede. E nós vamos comparar depois na tela do computador.

Está aí, esse é um dos primeiros desafios, nós pensarmos na luz. Fotografia é desenhar com a luz. Então, nós temos que sempre pensar de onde vem, para onde vem e como ela vai influenciar a nosso imagem.

Daqui pra frente nós vamos dar prioridade para o fotômetro manual, sempre que o fotômetro automático não tiver chegando a um resultado legal pra nós. É muito simples o solzinho ali. E para sistemas operacionais que não tem esse solzinho terá uma aula extra pra mostrar como é que funciona. No Samsung tem uma opção de aplicativo, de câmera, que já tem de cara ali um botãozinho para compensarmos a luz.

No próximo vídeo nós vamos analisar essas fotos e entender mais ou menos por baixo dos panos como é que a nossa máquina fotográfica pensa, pra nós não nos limitarmos pela máquina e conseguir tirar o máximo do nosso aparelho celular.

Sobre o curso Fotografia: filtros e recursos de fotos no celular.

O curso Fotografia: filtros e recursos de fotos no celular. possui 141 minutos de vídeos, em um total de 42 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Fotografia em Design & UX, ou leia nossos artigos de Design & UX.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Fotografia acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

  • 998 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

Premium

  • 998 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$75
à vista R$900
Matricule-se

Premium Plus

  • 998 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$100
à vista R$1.200
Matricule-se

Max

  • 998 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Procurando planos para empresas?
Acesso por 1 ano
Estude 24h/dia onde e quando quiser
Novos cursos toda semana