Alura > Cursos de Data Science > Cursos de Excel > Conteúdos de Excel > Primeiras aulas do curso Excel VBA 3: criando conexão com o Outlook Application

Excel VBA 3: criando conexão com o Outlook Application

Criando a planilha de reposição - Apresentação

Eu poderia dizer “olá eu sou o Roberto Sabino, esse aqui é o curso de VBA3, mas na verdade eu vou dizer bem-vindo de volta, porque eu tenho certeza de que se você está aqui no VBA3, você já fez o um e o dois.

Se não fez eu recomendo que você faça, mas esse aqui é o nosso curso VBA3 eu sou Roberto Sabino e vai ser um prazer terminar essa trilogia - mais uma trilogia de cursos na Alura e o nosso projeto já começou bacana.

E agora vamos adicionar uma coisa muito interessante que é enviar um e-mail através do Outlook, então além de enviar o e-mail vamos fazer algumas outras coisas bem interessantes, que eu quero mostrar para você agora. Esse (apresenta uma tabela) é como vai ficar o nosso projeto depois que terminarmos o treinamento.

Então continuamos tendo uma lista de produtos, só que agora tem uma reposição de estoque que você clica no botãozinho e ele abre a sua telinha de reposição de estoque, essa telinha observa A2.

Quando você atualiza a telinha o Form automaticamente já atualiza a planilha também e quando você manda filtrar ele faz uma filtragem pelos dados que você escolher.

Eu vou escolher, por exemplo, os pares de sapato que estão com quantidades menores que 10 e vou filtrar - ele vai pegar todos os tênis infantil Nike azul que tiverem com estoque menor que 10 e vai filtrar; nós fizemos isso com filtro avançado automatizado.

E uma outra coisa interessante, você vai gostar muito de aprender a fazer é escolher um fornecedor e clicar em enviar e-mail e automaticamente ele envia o e-mail, você pode depois abrir o seu Outlook na sua máquina.

Isso é importante, estamos usando o Outlook para enviar o e-mail e quando você vem o seu e-mail está prontinho, com os dados que você escreveu e todos os tênis que você precisa fazer a reposição.

Então esse aqui vai ser o nosso projeto no nosso treinamento VBA3 se você não fez um e dois volta lá no E2 que vale muito a pena, se você já fez vem comigo, vamos fazer agora essa inovação de usar outros objetos do Office e você vai aprender algo que depois você pode usar outros objetos.

Como PowerPoint por exemplo, Word você pode manipular os aplicativos também da mesma forma que vamos criar e-mail lá no Outlook, aguardo você no nosso treinamento VBA3 para não programadores.

Criando a planilha de reposição - Criando o filtro automatizado

Finalizar mais uma trilogia do professor Sabino na Alura, eu vou considerar que se você está nesse treinamento, esse é o meu nono treinamento na Alura e é um treinamento de VBA, então é treinamento mais avançado e eu vou considerar que você já conhece a didática.

Já fez outros treinamentos, está supertranquilo, então algumas coisas nós vamos passar um pouquinho mais rápido. É verdade este é o VBA3 dessa série para não programadores.

E então se você não viu os outros dois treinamentos é bem legal que você veja por que embora dê para fazer desde o comecinho. Sem problema nenhum, eu já mostrei para vocês o que vamos fazer na aula de introdução no vídeo de introdução.

Mas é bem interessante ter visto os outros, porque é um complemento, vamos começar desde o comecinho, mas apoiado na planilha que nós fizemos nos outros dois treinamentos.

Inclusive estou com a planilha nós não vamos usar este form que nós fizemos no treinamento VBA2, nós não vamos usar agora, mas vai usar depois, vocês já viram para fazer a reposição de estoque.

Antes de fazer o form tem que fazer a planilha de reposição de estoque, que nada mais é do que a cópia dessa planilha com o filtro automático, filtro avançado automatizado que faremos exatamente agora.

Vou combinar com vocês, eu não vou ficar lembrando qual é o nosso objetivo final, eu deixei já o vídeo de introdução bem rapidinho mostrando para você a planilha como ela vai ficar.

E vou deixar também para você baixar a planilha final, se você quiser mexer na planilha final, aquela que vai ter não final do treinamento, ela está disponível para você baixar logo depois do vídeo da aula 1.

Então você vai lá baixa, você vai ter a possibilidade de olhar, trabalhar, mexer com ela para ir acompanhando o nosso passo-a-passo, mas só para não confundir eu não vou ficar falando da planilha final no meio.

Vamos fazer o passo-a-passo está bom, vamos lá então, primeiro eu vou fazer meio rápido, vou criar uma cópia de produtos infantis, criar uma cópia, essa cópia de produtos infantis vai ser a reposição de estoque.

Então é a planilha que vai usar para reposição de estoque, ela é uma planilha que vai virar um filtro avançado automatizado, ela está protegida e vai ficar protegida mesmo; mas nós vamos desproteger para poder fazer algumas alterações.

Vou inserir o cabeçalho e o cabeçalho nada mais é do que as duas primeiras linhas, para não ficar estranho vou descongelar painéis, está porque acho que não faz muito sentido, vou apagar e vou apagar tudo que tem também.

Está tudo certinho, pronto temos a planilha limpa para fazer o filtro avançado automatizado, eu vou fazer esse filtro automatizado direto também, porque se você já viu a primeira trilogia que fez de treinamento de Excel.

Aliás na segunda tem lá também tem um filtro avançado automatizado. Mas é bem simplesinho então nós vamos fazer um filtro avançado, nós vamos gravar com o gravar macro.

Eu vou lembrar você o seguinte: gravar macro ele é meio traiçoeiro, não pode clicar nada fora senão dá problema, então fica muito de olho, segue os passos direitinho.

Sempre tem alguém que pergunta no fórum “Sabino, mas eu fiz o passo a passo direitinho e deu errado”, vai ver tem algum passo errado, então cuidado fazer o gravar macro é bem delicado, tem que fazer exatamente os passos que eu fizer.

Eu vou dar essa dica de novo, clica fora, na planilha reposição de estoque, você tem que estar na planilha reposição e clica fora é mais fácil - vamos fazer assim que é mais fácil, cliquei gravar macro eu já vou por filtro avançado porque vai ser o nome que vai ficar a macro mesmo depois.

A partir de agora eu não clico nada que eu não esteja fazendo, dados filtro avançado, ele já quer selecionar não é isso que vai fazer é copiar para outro local.

E o intervalo de lista. Vou até apagar. Você percebeu apaguei, vou vir em produtos infantis, planilha produtos infantis e eu vou fazer do mesmo jeito, vou até embaixo e vou até o começo.

Para ir até a linha 500, intervalo de critérios A1 até F2, da planilha reposição de estoque, copiar para - presta muita atenção de A5 até F5 - não pode ser outro.

Filtrou, não faço mais nada, desenvolvedor para gravação, pronto era isso que eu queria estar, então se eu colocar por exemplo menor que 10 o que tem que acontecer?

“Ele não teria que atualizar?”, não, primeiro eu tenho que vir em macros chamar filtro avançado e aí sim ele já está filtrando, se eu quisesse filtrar por exemplo só o tênis - outra coisa que tem que fazer, quando copiou a planilha ele copiou também.

Eu vou vir no editor de Visual Basic planilha três - ele copiou também o before Double Click na planilha 3 e tem na planilha um, são diferentes.

Tenha certeza de que você está selecionado na três, esse você apaga, porque eu não quero esse efeito que aconteceu - eu ia falar que protegeu, mas não deu tempo.

Eu não quero esse efeito de quando seleciona abre o formulário que é o que acontece na produtos infantis. Cliquei duas vezes abre o formulário, isso nós fizemos lá no treinamento anterior, mas nessa reposição de estoque eu não quero isso.

Se não ele vai estragar, mas a reposição de estoque vai estar protegida também, é para ela ficar protegida, proteger planilha 1234, beleza, reinserir 1234.

Lembra que se eu for executar Macro, filtro avançado, erro - erro porque a planilha protegida não dá para atualizar. Então antes de deixar isso funcionando direitinho vai ter que desproteger a planilha, faremos isso no próximo vídeo.

Criando a planilha de reposição - Copiando um form

Vamos lembrar como faz para desproteger uma planilha por macro, para poder rodar esta macro filtro avançado, para não dar esse erro, de novo vamos no editor de Visual Basic e tem uma macro que foi criada.

Provavelmente ela está com nome de módulo 1, filtro avançado - eu vou trocar o nome desse módulo para filtro avançado também, para saber o que é o módulo, módulo e macro nome filtro avançado.

Isso às vezes pode dar uma confusãozinha mas depois mais na frente do treinamento vai ver como resolve isso, está o filtro avançado o que que eu posso fazer?

Antes de mais nada, todo o trecho de código você já sabe identificar, isso é meu trecho de código e acima é só comentário. Eu poderia até apagar que não faz diferença nenhuma os comentários.

Vou colocar um Active sheet porque essa serve para qualquer uma, eu não vou dizer uma específica, mas activesheet.unprotect e eu tenho que dar o password e vai ser igual a 1234.

Então activesheet.unprotect para desproteger. E logo depois activesheet.protect protege, password 1234/senha - isso é um dos problemas de segurança do VBA, a senha fica visível no código, “dá para fazer de outras formas, Sabino?”.

Sim, mais uma dica também assim o VBA não foi feito para fazer sistemas complexos. Ele foi feito para você resolver coisas ali do seu dia a dia, então se você tem um grande problema de segurança talvez não seja o VBA adequado.

Isso é importante VBA não foi feito para fazer grandes sistemas, a partir de agora deveria funcionar, a partir do momento que eu for em filtro avançado e executar ele vai funcionar.

Funcionou? Não sei, está igual, então vamos pegar a célula está protegida, também está protegida, isso não é um problema porque vai usar o form. Vou fazer algo para ter certeza de que ali está tudo funcionando direitinho, eu vou escrever tênis infantil Nike azul, fazer o último teste.

Vou proteger a planilha de novo, proteger planilha tem que ser com 1234 senão não vai funcionar, não posso pôr outra senha, vou rodar, se for funcionar porque está tudo certinho, macro executar, trouxe o azul está tudo certinho.

Qual é o outro objetivo deste vídeo? Copiar o nosso form – vocês repararam que o form de reposição de estoque, que viu lá no primeiro vídeo é parecido ou é quase igual ao form que tem de produtos infantis?

De reposição de estoque vai ser muito parecido, vocês viram, vai simplesmente copiar o form - a melhor forma ou a forma mais fácil de copiar form é exportá-lo e depois importá-lo de novo, é meio estranho, mas assim é o jeito mais fácil.

Então botão direito exportar como arquivo, ele vai exportar para algum lugar na sua máquina, você pode colocar como se você estivesse gravando um arquivo qualquer na sua máquina, “FRM cadastro produtos”, salvei.

Antes de importar de volta, eu vou trocar o nome dele porque se eu não trocar o nome dele vai dar erro na importação, vou trocar o name, vou dizer que ele é o reposição.

“Sabino, mas você vai trocar?”, vou porque depois na hora que vier o outro vai voltar a ter os dois certinho, botão direito importar arquivo - eu vou importar o cadastro produtos e eu tenho dois: o cadastro produtos e reposição de estoque.

Deixa-me mudar o caption para reposição de estoque antes que confunda, lembrando caption é o que aparece escrito em cima no nosso form, não é cadastro de produtos esse é o reposição de estoque.

Já temos o nosso form, como é que faz para chamar esse form? Vamos ver quando criamos este form “cadastro de produtos”, nós o chamamos de um evento que é o before doubleclick, agora eu não quero fazer isso.

Quero chamá-lo através de botões. Esta planilha vai servir só quando form já estiver carregado. Vocês lembram? Vamos colocar um botão e este botão vai baixar chamar o form de reposição de estoque então eu já tenho form reposição de estoque.

Eu quero criar um botão, mas eu não vou criar um só, eu quero mostrar uma coisa para vocês, eu vou destravar, desproteger esta planilha 1234 só para ver o seguinte: na desenvolvedor no inserir nós temos controle de formulário.

Tem botão e tem controles ActiveX, tem botão também, no próximo vídeo nós vamos visualizar a diferença entre os dois, nós vamos chamar o form das duas formas e eu vou falar para você qual é a forma que eu gosto de fazer.

Porque eu acho que tem uma certa vantagem, mas eu vou mostrar para você n o próximo vídeo, já começa desse ponto.

Sobre o curso Excel VBA 3: criando conexão com o Outlook Application

O curso Excel VBA 3: criando conexão com o Outlook Application possui 153 minutos de vídeos, em um total de 43 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Excel em Data Science, ou leia nossos artigos de Data Science.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Excel acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas